Seguidores

2 de março de 2020

Os leitores dos dias atuais!

“Não se podem censurar os jovens preguiçosos,
quando a responsável por eles serem
assim é a educação dos seus pais.”
Esopo

É inquestionável a importância da leitura para os seres humanos, em especial, os jovens que estão em fase de estudo e precisam mais do que ninguém de conteúdo sobre o presente, passado e até sobre as possibilidades do futuro.
A leitura é mágica, pois nos possibilita sim saírmos do lugar a procura de um horizonte repleto de informações, conhecimentos e novas perspectivas para que o leitor possa buscar seu próprio caminho com liberdade e a certeza da aquisição de combustível para enfrentar as dificuldades impostas para se obter sucesso.
É fundamental que os jovens adquiram desde cedo o hábito pela leitura, isso deve acontecer com o incentivo dos pais, possibilitando a abertura de portas para um novo mundo repleto de inúmeras possibilidades.
Entretanto, apesar de toda a importância da leitura, percebemos que a juventude não lê como antigamente. A leitura de jornais, revistas e até mesmo textos na internet em Blogs e Sites vem caindo vertiginosamente nos últimos tempos.
Informam os analistas, os consultores especialistas no assunto que os jovens em geral, não querem mais ler textos longos, querem ler apenas textos curtos, com linguagem fácil, que não contenha palavras ou informações difíceis de serem compreendidas.
Com isso vem caindo o acesso a estes segmentos de informação na internet. Os jornais perdem leitores de forma muito intensa e caminham a passos largos para o fechamento de suas edições em papel.
Isso é fato, mas como lidar com a redução de leitura também na internet? Como entender a redução de leitura de livros didáticos e de literatura em geral? Qual será o destino dessa mesma juventude que se abstém de ler, de buscar conhecimento e muitas vezes bebe da fonte errada do saber?

Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: