Seguidores

2 de março de 2020

Envelhecer!

A corrupção não é uma invenção brasileira,
mas a impunidade é uma coisa muito nossa.
Jô Soares

A vantagem de envelhecer é sentir que ainda estamos vivos, compartilhando nossas experiências pessoais e profissionais, aproveitando nosso tempo nessa passagem efêmera que o criador nos proporciona.
A desvantagem, se é que podemos a ela atribuir, é o fato de que conseguimos fazer comparações. Sim, e das mais diversas na vida. Sem perceber comparamos as músicas, os filmes, a arte em geral, as roupas e os hábitos, as pessoas e os políticos.
E de uma forma geral, até inconsciente tendemos a valorizar muito mais aquilo que vivenciamos na época da nossa juventude. Natural que o façamos, afinal de contas, vivíamos intensamente naquela fase das nossas vidas.
Embora, na mesma medida não dávamos a atenção devida as coisas mais sérias, como a política, por exemplo, não perdíamos tempo com as notícias do estrangeiro, líamos menos as coisas importantes do país em detrimento a tudo que era atinente a nossa juventude.
Com o passar dos anos fomos percebendo, e a isso chamamos de experiência, o quão importante são as coisas que estão ao nosso redor e que dizem respeito a vida em sociedade.
Havia menos corrupção nas décadas de ’60 e ’70 em relação aos primeiros anos do século XXI ou nós é que não líamos e nem nos interessávamos por isso naquela época? Os políticos eram melhores do que os atuais? Os governos eram melhores?
Para termos certeza, a solução é sempre recorrermos aos historiadores que analisam os fatos sem paixão, mas com muita atenção nos dados históricos. A leitura é fundamental para mantermos nossa mente ativa, lucida e sempre em busca de novos conhecimentos.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: