Seguidores

5 de dezembro de 2025

O Nióbio que a direita reclamava sempre esteve nas mãos da direita.

  

Extração de Nióbio em Araxá em 2018. Foto de Germano Lüders Exame.

O Brasil detém a maior parte das reservas mundiais de Nióbio (cerca de 98%), sendo também o maior produtor, responsável por aproximadamente 96% da produção global.

Principais Estados Produtores:

Minas Gerais (MG): É o principal estado produtor, concentrando a maior jazida em exploração no mundo, em Araxá. A produção em Minas Gerais corresponde a mais de 90% da produção nacional.

Goiás (GO): É o segundo maior produtor, com reservas e produção em Catalão e Ouvidor.

Outras Reservas: Existem reservas lavráveis catalogadas em outros estados, como Amazonas (em especial nas áreas de Pitinga e Seis Lagos), Rondônia e Paraíba, mas a maior parte da exploração ativa e concentrada se dá em MG e GO.

Principais Empresas e Mineração:

Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM): Localizada em Araxá (MG), é a maior produtora e fornecedora mundial de produtos de Nióbio, respondendo por cerca de 80% da produção global. A mina de Araxá possui reservas para centenas de anos no nível atual de consumo.

Mineração Catalão de Goiás: Localizada em Catalão (GO), e controlada pela britânica Anglo American (na época das informações encontradas), é a outra grande produtora nacional. Em resumo, a situação do Nióbio no Brasil é de dominância global, com a produção altamente concentrada em Minas Gerais e Goiás, e liderada pela CBMM.

O que poucos no país sabem, principalmente os disseminadores de Fake News, é que a família do governador de Minas Gerais é dona da maior mina de nióbio dormindo em Araxá.  A mina é explorada pela CBMM, uma empresa controlada pelo Itaú Unibanco.

Para quem eventualmente não sabe, o nióbio é um mineral estratégico usado no mundo para produzir metais resistentes. Sendo assim, uma mina de nióbio é ouro. A mina da família do governador Zema é a maior do mundo e poderá ser explorada por mais 200 anos.

A concessão desta Mina de Nióbio foi dada a família de Zema pelo amigo pessoal e financiador de suas campanhas eleitorais, Walter Moreira Sales, na época dono do Banco Moreira Sales que após comprar vários bancos pequenos se transformou no Unibanco. Este depois se uniu ao Itaú. 

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: