Seguidores

21 de maio de 2019

Cuidado com os gestos, podem representar outra coisa!


É MENTIRA!
Cruzar os dedos nas costas significa na Alemanha, Suécia, Suíça e Espanha, como no Brasil, que se está mentindo deliberadamente. Mas no Brasil e no Canadá os dedos cruzados também indicam desejo de sorte. Já na China, significa "dez".
DOIS!
Este é o sinal de "dois" na Alemanha. Já na Inglaterra e mesmo no Brasil, o garçom entenderia "uma cerveja", enquanto na China é a representação para "oito"!

"POSSO FALAR?"
No Brasil, além de significar "um", é usado na escola quando se quer responder a uma pergunta do professor. Na Alemanha, no entanto, levantar a mão ou o dedo é praxe para solicitar a palavra, seja na universidade ou em reuniões de trabalho. Na Tailândia, quando usado para apontar para alguém, é uma grave ofensa. E na África do Sul é interpretado como agressão.

MÃO CHIFRADA
Muito comum na cena musical, principalmente metaleira, a "mano cornuta", na Espanha, significa que o homem está sendo traído pela companheira. Além disso, é muito parecido com o Karana, um gesto ritual do hinduísmo e do budismo. Ele teria o poder de expulsar demônios e remover obstáculos como doenças e pensamentos negativos.
UM!
O que no Brasil é um gesto de aprovação, para o alemão, normalmente, é "um". Acontece que na Alemanha, Áustria e Suíça, se começa a contar com o polegar. Enquanto no Reino Unido, Coreia do Sul e África do Sul, o gesto também é entendido como "Tudo certo", em países como o Irã e o Iraque é uma ofensa - vale o mesmo que, para nós, mostrar o dedo do meio.
ESTOU COM RAIVA!
Bater na palma da mão com o punho cerrado é uma forma de exprimir aborrecimento, na Europa e na América. Mas no Oriente Médio pode ser entendido como convite para fazer sexo. Já na África Ocidental, é interpretado como "concordo!".
MUITO BEM!
O que em lugares da Europa significa "muito bem!", na América Latina, Grécia, Rússia ou Espanha é um gesto obsceno. Na Tunísia, é xingar alguém de "nulidade". Já para executivos no Japão, significa "vamos falar de negócios".
ME DÁ UMA CARONA?
O polegar para cima e a mão em movimento são típicos, na Alemanha e em outros países, de quem pede carona. Mas, se feito para cima e para baixo, o movimento vira gesto obsceno e ofensivo em países do Mediterrâneo, na Rússia, Oriente Médio, e partes da África e Austrália. Na Turquia, é entendido como convite a práticas homossexuais.
BOA SORTE!
A expressão "eu aperto os polegares por você" na Alemanha significa "desejo boa sorte!". Já para um brasileiro, significa "mão de vaca" ou avareza, enquanto na Turquia é um grave insulto de conotação sexual.


TUDO CERTO!
O gesto conhecido como "sinal da vitória" na Alemanha e em muitos outros países, no Brasil indica "dois". Dependendo das circunstâncias, é usado como sinal de "paz". E se for feito com a palma da mão virada para o corpo, no Reino Unido, em Malta e na Austrália, por exemplo, é um insulto. Em fotografias, quando feito por trás da cabeça, tem a conotação bem-humorada de "orelhas de coelho".
Autoria: Roselaine Wandscheer -  Publicado no DW Brasil

Nenhum comentário: