Seguidores

14 de abril de 2020

Reflexões que se fazem necessárias diante de tantas Fake News!

“O desafio da nossa geração não é escolher entre o capitalismo e o comunismo, entre o final da história ou o retorno da história, mas sim, entre a política de coesão social baseada em propósitos coletivos e a erosão da sociedade mediante a política do medo”. Tony Judt

Uma parte da população brasileira é bombardeada diariamente com mensagens de cunho Fake News, ou seja, com difamações, mentiras e desinformação a respeito de diversos assuntos importantes do nosso cotidiano. 
Aquilo que começou com a finalidade de vencer uma eleição denegrindo os adversários, passou a ser uma “profissão” para cidadãos desqualificados no mundo cibernético.
O ex-presidente Lula está fora do poder há 11 anos no país, neste período não ocupou nenhum cargo público. Ao contrário, esteve preso por quase um ano. Entretanto, diariamente temos postagens ligando-o a uma série de coisas que são boatos infundados, mentiras.
Isso obviamente não acontece com políticos como Aécio Neves, Michel Temer, Maluf, Sergio Cabral, Eduardo Cunha, Geraldo Alckmin, José Serra, e tantos outros políticos no Brasil. É um sinal de que talvez a “fábrica” de Fake News esteja geograficamente instalada num segmento de direita nacional simpático ao atual presidente.
Mas as mentiras não param no envolvimento de políticos, ela abrange muitos segmentos da nossa sociedade. Envolve escritores, jornalistas e demais personalidades como Mario Sergio Cortella, Alexandre Garcia, Arnaldo Jabor que entre outros, vivem tendo textos atribuídos a eles sem que nunca tenham escrito os mesmos.
Com a pandemia do novo Coronavírus não foi diferente, milhares de noticias falsas atribuindo cura ou denegrindo países foram espalhadas nas redes sociais. O medicamento Cloroquina foi o campeão de inserções no WhatsApp e nas redes sociais, levando desinformação a sociedade num momento dramático onde a transparência é fundamental na luta pela vida.
Nota-se que boa parte das mentiras nascem logo em seguida a quaisquer divergências do presidente Bolsonaro com pessoas ou empresas, seja da mídia ou de outros segmentos. João Dória, Ministro Mandetta, Ronaldo Caiado, Witzel, Rede Globo, Folha de SP, China, presidente da França, até o ator Leonardo de Caprio viraram personalidades não gratas do bolsonarismo, por isso, se tornaram Fake News.
A mentira espalhada por essa gente criminosa, que não estão sendo responsabilizadas civil e criminalmente pela Justiça, acaba passando uma sensação de impunidade plena a quem queira utilizar desse método para denegrir, desinformar e deturpar a vida dos brasileiros. Até quando? 

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/04/09/videos-entrada-hospitais-desacreditar-pandemia-covid/

 

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: