Seguidores

22 de julho de 2019

Vocação para ser grande!

Uma nação que tenta prosperar a base de impostos
 é como um homem com os pés num balde tentando
levantar-se puxando a alça. Winston Churchill 

Apesar de sua enorme extensão territorial, sua população acima de 200 milhões de pessoas, sendo assim o maior país da América do Sul, o Brasil não tem vocação para ser grande.
A culpa em boa parte é dos políticos, sim, com toda certeza estes em todas as três esferas de poder legislam em causa própria ou em busca de interesses menores para a sociedade e maiores para suas contas bancárias em paraísos fiscais ou quem sabe buscando visibilidade para poder se reeleger.
Porém, não podemos deixar de dividir um pouco esta culpa com a sociedade civil. Começo pelo povo que não leva a sério o ato da democracia, na maioria das vezes imaginando que votar a cada dois anos possa ser considerado como pleno exercício de cidadania, com isso, não fiscaliza, não cobra, não acompanha sequer os trabalhos dos vereadores e prefeito de suas cidades. Vota sem pesquisar seus candidatos e ultimamente prefere votar em branco, nulo ou se abster das votações. Dá aos políticos um cheque em branco para que estes em quatro anos façam o que bem entenderem.
Na última eleição, apenas e tão somente 38% (Trinta e oito por cento) dos eleitores votaram no candidato que venceu a eleição para presidente da república. Com isso, 62% dos eleitores brasileiros, mesmo sendo maioria, não participaram de forma efetiva do processo eleitoral. Preferiram anular, votar em branco ou simplesmente se abster de votar. É legal, mas preocupante estes números que vem crescendo a cada nova eleição.
Precisamos avaliar o comportamento do nosso alto empresariado, que embora reclame muito de alguns governos, disponibiliza recursos para financiar campanhas eleitorais, com a finalidade de cobrar estes políticos para ajuda-los em questões que normalmente prejudicam os próprios trabalhadores.
Sem contar os carteis e a pressão para redução ou perdão de dividas de impostos devidos ao próprio governo. Busca de subsídios para em alguns casos fazer frente a própria incapacidade de crescimento e modernização de seus negócios.
Empresários que mantém salários baixos, procuram cortar benefícios sempre que podem, sonegam impostos e mesmo assim, vivem viajando, comprando Iates, constituindo verdadeiras fortunas.
Por último, ressalto a nosso ineficiente sistema judiciário, que colabora com a corrupção doentia no país. Sua omissão e demora para efetuar os julgamentos dos envolvidos nestes crimes, possibilita que centenas de casos prescrevam sem que os réus sejam condenados.
O país para ser grande, além de corrigir estas coisas citadas acima, precisa investir e apoiar a Educação, como base para qualquer mudança que possa ajudar na formação de uma geração vencedora.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: