Seguidores

1 de julho de 2019

O flautista de Hamelin nos dias atuais!

Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar.
Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo.
Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos.
Provérbio Ute!

A história nos conta que em 1282, a cidade de Hamelin, na Alemanha vivia uma grande infestação de ratos. Um dia chega à cidade um homem que se diz um grande “caçador de ratos” e proclama a todos que tinha a solução para o grave problema. Prometeram-lhe uma boa recompensa em troca dos ratos – uma moeda para cada rato.  O homem aceitou o acordo, pegou uma flauta e hipnotizou os ratos, afogando-os no Rio Weser.
Apesar de obter sucesso, os poderosos da cidade deram uma de malandros. Voltaram atrás na promessa feita e recusaram-se a pagar o “caçador de ratos”, afirmando que ele não havia apresentado as cabeças.
Enfurecido, o homem deixou a cidade, mas retornou várias semanas depois e, enquanto os habitantes estavam na igreja, tocou novamente sua flauta, atraindo desta vez as crianças de Hamelin. Cento e trinta meninos e meninas seguiram-no para fora da cidade, onde foram enfeitiçados e trancados em uma caverna. Na cidade, só ficaram opulentos habitantes e repletos celeiros e despensas bem cheias, protegidas por sólidas muralhas e um imenso manto de silêncio e tristeza.
Na versão original, que surgiu provavelmente na Idade Média, nos territórios que formariam a Alemanha, o final é diferente: após levar o calote, o flautista atrai as crianças para um rio, no qual elas morrem afogadas. Apenas três crianças sobrevivem: uma cega, que não consegue seguir o flautista e se perde no caminho; uma surda, que não consegue ouvir a flauta, e uma deficiente, que usa muletas e cai no caminho.
Há várias teorias sobre o que o flautista de Hamelin simbolizaria nas narrativas orais antes de virar uma história para crianças. Para alguns, ele seria a representação de um serial killer, para outros uma metáfora para as epidemias que dizimavam populações, como a peste, e para muitos remetia ao processo de migração para colonizar outras regiões da Europa.
A verdade é que no Brasil não são apenas os devotos das seitas extremistas, à esquerda e à direita, que limitam sua visão de mundo às mentiras, distorções e meias-verdades cínicas que leem nas redes sociais. A histeria irresponsável parece ter capturado também aqueles dos quais se esperam equilíbrio e sobriedade na formação de opinião pública.
Quase todos aparentemente estão se deixando pautar pela gritaria que tão bem notabiliza essa forma de comunicação instantânea, que na prática dispensa a reflexão. Nas redes, mesmo bem preparados, formadores de opinião vêm tomando como expressão da verdade tudo aquilo que para eles faz sentido, sem se perguntarem se, afinal, aquilo que se informa é um fato ou uma rematada mentira.
Por isso vemos com tanta frequência milhares de pessoas seguindo flautistas nas ruas, formando grandes multidões que em sua maioria não sabem o verdadeiro motivo de estarem naquele local. Foram chamadas pelos novos flautistas das redes sociais, seguem o som da turba e se deixam levar pelas ruas brasileiras. O perigo é que podem um dia cair nos rios e se afogarem sem saber o porquê e como isso aconteceu.
A julgar pela forma como defendem seu presidente de estimação, postando mensagens para desqualificar quem ousa criticar o “Mito”. Chamando os críticos do presidente de esquerdalhas, numa lista enorme que já tem Globo, Estadão, Folha de SP, Le Monde, Financial Times, New York Times, Intercept e muitos outros órgãos da mídia, como se de repente fossem todos de “esquerda”... O final parece trágico...

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: