Seguidores

10 de julho de 2019

O amanhã das profissões!

Algumas das melhores lições
são aprendidas dos erros do passado.
O erro do passado é a sabedoria do futuro.
Dale Turner

Num tempo que está mais próximo do que imaginamos, nós deixaremos de recorrer a alguns profissionais. Não iremos recorrer a um corretor de imóveis para comprar uma casa, enviar algo pelo correio ou até pegar um livro numa biblioteca. Ao invés disso, iremos lidar com robôs encarregados destas funções.
 É o que prevê o pesquisador Carl Frey, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ao lado de outro estudioso do tema, Michael Osborne, ele elaborou uma metodologia para estimar as chances de um emprego ser automatizado. Ele argumenta que estamos entrando em uma nova fase do avanço da tecnologia sobre os postos de trabalho.
Essas mudanças estão acontecendo há algum tempo, começaram de forma lenta e gradual, sem que muitas vezes tenhamos percebido no cotidiano. As linhas de montagem na indústria automobilística foi um começo da automação na indústria.
Com o avanço da inteligência artificial e da robótica esse espaço estará cada dia mais ocupado por robôs. "Nenhuma indústria ou ocupação é imune à automação. No passado, isso estava restrito a atividades repetitivas. Agora, há um imenso volume de dados sendo gerados. A tecnologia de computação se sofisticou. Equipamentos eletrônicos usados na robótica estão melhores e mais baratos", afirmou o especialista à BBC Brasil.
As dez profissões mais ameaçadas de extinção são:
   1.   Agente de crédito;
   2.   Analista de crédito;
   3.   Corretor de imóveis;
   4.   Gerente de remuneração e benefícios;
   5.   Atendentes de agências do correio
   6.   Operadores de usinas nucleares;
   7.   Analista de Orçamento;
   8.   Contador e Auditor;
   9.   Técnico de Geologia e Petróleo; 
  10.  Operadores de estações de exploração de gás.
Estima-se que 35% dos postos de trabalho no Reino Unido corram risco de desaparecer nos próximos 20 anos, com a criação de robôs capazes de realizar essas mesmas funções. Esse índice é ainda maior nos Estados Unidos, aonde chega a 47% - e ultrapassa 50% em países em desenvolvimento.
As dez profissões menos ameaçadas pelos robôs são:
   1.   Supervisor de trabalhos mecânicos, instaladores e reparadores;
   2.   Diretores de gerenciamento de emergências;
   3.   Audiologista;
   4.   Terapeuta ocupacional;
   5.   Ortodontistas e especialistas em próteses;
   6.   Cirurgiões buco-maxilo-facial;
   7.   Supervisores de bombeiros;
   8.   Nutricionistas;
   9.   Engenheiros de vendas;
  10.  Médicos e cirurgiões.
Esses dados afetam muito mais o chamado primeiro mundo com seus países muito mais desenvolvidos que o Brasil, onde a indústria está muito atrasada na informatização de seu parque industrial. Claro que, alguns segmentos da nossa sociedade irão conviver com essa modernização em tempo menor. O ideal é que os jovens direcionem seus estudos para carreiras eu possam ser mais duradouras e com menos riscos de serem extintas.
Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: