Seguidores

10 de julho de 2019

Nada que está ruim, que não possa piorar - Deepfakes!

Os problemas significativos que enfrentamos
não podem ser resolvidos no mesmo nível de
pensamento em que estávamos quando os criamos.
Albert Einstein

Quando pensávamos que conviver com as chamadas Fake News (Notícias falsas) era coisa do passado, algo que já podíamos administrar com tranquilidade em nosso cotidiano chega à novidade para nos provar que o que era ruim, pode ficar muito pior. Surgem as Deepfakes, ou falsificações profundas.
Teremos que lidar nas redes sociais com esta ameaça que se utiliza de Softwares capazes de redigir textos de maneira autônoma, indistinguíveis daqueles escritos por pessoas.
A utilização da inteligência artificial acopla as fakenews para produzir textos e vídeos (Fakeviews) que poderão provocar sérios problemas. E por quê? Áudios poderão ser fraudados, o sistema poderá transformar a fala em dados e, por meio de algoritmos, clonar a voz humana.
Isso pode levar você a falar com a sua voz, algo que você nunca pronunciou. A situação é comparável ao Photoshop, que altera e modifica fotos, falsificando-as. A expressão “ver para crer” perderá força.
Recentemente, circulou um vídeo onde, com todo o movimento da boca, Barack Obama dizia coisas como, por exemplo, “Trump é um imbecil”. Imaginem o constrangimento pessoal que isso poderá provocar e até as complicações políticas advindas de situações inexistentes difíceis de serem desmascaradas.
Estamos convivendo com algumas situações sem, no entanto percebermos a sua dimensão. No Twitter, histórias falsas têm 70% mais chances de serem reproduzidas que as verdadeiras. Segundos pesquisas recentes havia de 29 milhões a 49 milhões de contas robôs no Twitter e 60 milhões do Facebook.
Segundo Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista de Adolf Hitler, uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Imagine então uma mentira numa campanha política repetida 50.000 mil vezes pelos robôs que multiplicam as postagens?
No Brasil, onde leis não são obedecidas, muitas vezes burladas, nas eleições de 2018 tivemos uma avalanche de utilização de robôs nas redes sociais postando milhares de fake news diariamente. Tudo isso, impunemente até o presente momento. É para ter medo do que vai acontecer quando as Deepfakes forem usadas.
Afinal como disse o Consultor Evandro Milet: “Nem todo mundo na internet é doido. Mas todo doido está na internet com suas teorias conspiratórias, delírios paranoicos e ódios ideológicos descontrolados, agora turbinados com novas e poderosas ferramentas”.

Fonte: Evandro Milet – Consultor e palestrante em inovação e estratégia.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: