Seguidores

6 de março de 2019

A farsa do Guru!

“A preocupação com a administração da vida
parece distanciar o ser humano da reflexão moral”.
Zygmunt Bauman

Antes e durante as eleições um nome ganhou fama entre os adeptos do candidato Bolsonaro, o filósofo autodidata Olavo Luiz Pimentel de Carvalho representante da extrema direita e do conservadorismo no país, reconhecido por seu discurso de ódio.
Na juventude esse mesmo conservador foi militante comunista, tendo sido filiado ao Partido Comunista Brasileiro - PCB entre 1966 a 1968. Hoje é anticomunista e articulador do novo governo, tendo indicado dois ministros ao presidente Bolsonaro – Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e o Ministro da Educação – o colombiano Ricardo Velez.
Olavo defende os princípios metafísicos das antigas civilizações e combate a perda do sentido simbólico do universo. Sua visão da cultura articula-se com a teoria da história. Ele não avalia o mundo contemporâneo como uma realização do progresso, mas como um ocaso, expressão de uma crise da civilização que, segundo sua linha de pensamento, seria o adentrar na barbárie. Isso seria o resultado de um processo de fortalecimento da consciência coletiva, iniciado no Renascimento que atinge seu ápice na Revolução Francesa com a prevalência da “opinião pública”.  
A tônica de sua obra é a "defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia "científica". Segundo Olavo, "somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer".
Agora, estranho mesmo é o fato de que sessenta dias após a posse do novo governo brasileiro, surge na mídia e nas redes sociais um pedido de “vaquinha” ou ajuda financeira para cobrir despesas médicas do Guru Olavo de Carvalho nos EUA.
O pedido se parece muito com o que foi usado na campanha eleitoral denominado de Fake News, ou seja, mentira. Tudo que envolve o pedido está confuso, cercado de nuances que nos levam a pensar até em fraude.
O pedido de ajuda é o seguinte: “Acossados por uma rede internacional de caluniadores e difamadores, recebemos ainda uma cobrança monstruosa de despesas médicas e impostos, e vamos precisas DESESPERADAMENTE da ajuda dos nossos amigos. Aqui estão os canais bancários pelos quais vocês podem contribuir. Nada poderemos oferecer em retribuição exceto exemplares autografados dos meus livros e a nossa profunda gratidão. Deus abençoe a todos. Conta no Brasil – Banco Itaú – Agência: 4080 – C/c: 02968-1 – CPF: 043.909.388/00 – Conta nos EUA: Roxane de Carvalho – SunTrust Bank – Swfit Code SNTRUS3A – Routing number 051000020 – Account number: 1000209729358 ou ainda Paypal > odecarvalho@gmail.com
Tudo que cerca este pedido de SOS está muito estranho e controverso, começando pelo fato da citação “Acossados por uma rede internacional de caluniadores e difamadores, recebemos ainda uma cobrança monstruosa de despesas médicas e impostos”. Quem são esses caluniadores e difamadores? O que eles tem a ver com despesas médicas? Qual o motivo da internação e quais os procedimentos realizados?
Sem contar que recentemente o motorista do filho do presidente Senador Flávio Bolsonaro se internou no Hospital Albert Einstein, reconhecidamente um dos mais caros do país. Se um motorista teve condições, como o Guru do presidente não conseguiu?
Outro fato citado são os tais impostos atrasados que deveriam ter sido pagos, de forma que não seriam cobrados pelo governo americano. Se o autor sonegou impostos tem de pagar ou será pego pelas leis rigorosas dos EUA.
O pedido não esclarece a doença, o hospital, o motivo da cobrança dos impostos, nem os valores devidos ao hospital e ao governo americano. Como pode o homem que criticou Einstein, Giordano Bruno, Stephen Hawking, jornais brasileiros e a tanta gente, não saber que era preciso ter recursos antes de se internar num hospital americano. Se vive nos EUA como não possuí Green Card? E por último, como não saber que vivendo nos EUA tem de recolher impostos?
Ele vive nos EUA há muitos anos, mesmo assim não tem uma conta bancária em seu próprio nome naquele país? Motivo pelo qual apresentou a conta da sua esposa no pedido de ajuda.
Sinceramente, torço para que o pedido de ajuda chegue aos ouvidos do Assessor do Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, e este, possa ajudar o guru da extrema direita neste momento constrangedor pelo qual está passando. Se é que isso é mesmo verdade e não fake news...

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: