Apesar de não haver nenhuma evidência técnica ou científica de que os EUA seja o melhor país do mundo, alguns ainda insistem nesta tese. Baseados em coisas que não são factíveis ou lendas, eles fingem desconhecer fatos concretos sobre a sociedade americana e o seu país.
Afinal, os EUA ocupam algo em torno do 7º lugar no mundo em alfabetização. Estão em 27º quando o assunto é aprendizado na matéria Matemática e 22º em Ciências. Quando falamos de expectativa de vida, ocupam o 49º lugar. Se o assunto é mortalidade infantil a situação é ainda mais preocupante com os EUA ocupando o 178º lugar.
Na economia estão em 3º lugar no quesito renda familiar bruta. Ocupando o 4º lugar em força de trabalho e em exportações. Lideram o mundo em apenas três categorias que são:
A) Número de presos per capita,
B) número de adultos que acreditam que anjos são reais;
C) Gastos com defesa, onde gastam mais do que 26 países juntos. Portanto, não há motivos para tanta soberba e arrogância do povo americano em relação aos demais países do planeta.
O chamado maior país do mundo sobrevive graças ao seu poderio bélico, as guerras que em parte fomenta para poder vender armamentos que ajudam a sua economia a se manter. Por este motivo não se posiciona contrário à guerra da Rússia contra Ucrânia. Na medida que vende mísseis e outras armas aos ucranianos. Assim como supre o exército israelense no genocídio palestino vendendo armamentos para os judeus.
Seu povo não estuda geografia, história e fingem desde a adolescência que os EUA são o centro do mundo civilizado. Não por mera coincidência chamam o vencedor da NFL de campeão mundial, quando o torneio de futebol americano é disputado apenas por times americanos dentro do próprio país. Assim o fazem na Liga Americana de Beisebol ou Basquetebol.
Essa soberba os ilude e engana há muitos anos, porém, não resistirá a modernidade tecnológica que está avançando rapidamente, transformando a China, Japão, Singapura e outros países destacadamente na educação, saúde, comunicação, tecnologia de ponta com parques industriais ultra modernos.
É indiscutível o fato de que os EUA não figuram há muito tempo entre as nações com melhores índices de educação no mundo em que vivemos. Segundo pesquisa do jornal americano Washington Post os dez países com melhor nível educacional são:
Singapura – 560 pontos (líder em matemática, leitura e ciências)
China – 535
Taiwan – 533
Japão – 533
Coreia do Sul – 523
Hong Kong (China) – 520
Estônia – 516
Canadá – 506
Irlanda – 504
Suíça – 498
Entre os dez melhores, seis são da Ásia, três da Europa e um da América do Norte (Canadá). Isso explica em parte o ódio de Trump pelos imigrantes.
Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário