Seguidores

23 de julho de 2020

O tamanho do Brasil e do seu desperdício!

Nos governos corruptos, em que há pelo menos
suspeita geral de muita despesa desnecessária e
grande malversação da renda pública, a quantidade
e quantia de impostos são enormes. Adam Smith

Milhares de vez já ouvimos a frase: “O Brasil é uma país com um território imenso, cheio de riquezas, porém, pobre”. A pobreza está ligada diretamente a estirpe de nossa classe política aliada a falta de acesso a educação e informação do nosso povo.
A nossa participação política é pequena, se restringe quando muito ao período eleitoral. Sabemos que a participação política é fundamental, é o exercício da liberdade individual para a construção do bem comum. Além de ser um direito fundamental consagrado no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, artº 25 e parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, artº 2.
Isso muitas vezes explica a escolha de governantes que ao invés de ajudarem no desenvolvimento do país, acabam envolvidos em corrupção, atraso e destruição dos sonhos da nação.
 O Brasil é tão grande que dentro do seu vasto território cabem vários países do mundo como Equador, Hungria, Senegal, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Espanha, Finlândia, Trinidad e Tobago, Venezuela, França, Israel, Nova Zelândia, Guiné, Laos, Nepal, Mongólia, Guiana, Tajiquistão, Angola, Itália, Grécia, Bósnia, Croácia, Portugal, Haiti. Ou seja, vinte e sete países de vários continentes cabem dentro do nosso Brasil.
Sua grandeza, porém, termina neste aspecto, deixando a desejar quando pensamos na construção de uma sociedade com Índice de Desenvolvimento Humano compatível com seu tamanho e importância. O desperdício de riquezas minerais, água, alimentos, terras improdutivas, fauna, flora e petróleo demonstram de forma cabal que não nascemos para liderar e sermos ricos.
Somos dependentes das grandes potências que acima de qualquer coisa desenvolveram seu sistema educacional em primeiro lugar. São produtores de aço e tantos outros produtos que o Brasil, embora tenha matéria prima, é totalmente dependente de exportações.
Entretanto nossa maior fraqueza, nossa maior mazela está na classe política, desde o mais simples vereador numa pequena cidade do extremo norte até o presidente da república. Gente hipócrita, corrupta, avessa a honestidade, a ética e ao que afeta ao seu próprio povo. Com isso, produzimos um sistema político que está falido moralmente, onera os cofres com milhares de servidores desnecessários (assessores e demais cargos em comissão), caros e improdutivos na maioria dos casos.
Esta mesma classe política que legisla e executa o orçamento das cidades, Estados e da Nação desviando finalidades, investindo pouco em Saúde, Educação, Habitação, Segurança e Saneamento, porém, destinando bilhões ao que não nos interessa.
O desperdício de tempo, recursos financeiros e de ciência e tecnologia no país é algo imensurável. Talvez jamais possamos recuperar tempo e os valores perdidos por falta de capacidade de gestão pública, do desperdício em opções desvantajosas para a nação e pela corrupção que está entranhada no nosso cotidiano.   

Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: