Seguidores

8 de fevereiro de 2023

Atraso civilizatório!

 Ao ouvir as palavras do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, numa entrevista concedida recentemente, chamou minha atenção e de minha esposa a sua citação ao momento em que o país atravessou nestes últimos anos. Ele chamou de “atraso civilizatório”.

Não existe melhor definição para entender bem o que passamos no Brasil desde 2018, com a eleição de Jair Messias, até o dia 08 de janeiro de 2023, quando houve a invasão da barbárie e da tentativa frustrada de golpe na nossa democracia.  

 

Os atos terroristas e criminosos culminaram com a destruição das salas dos Três Poderes, causando um prejuízo financeiro de mais de 25 milhões de reais aos cofres da União. Sem contar os prejuízos morais, diretos e indiretos que a turba provocou.

 

Embora este tenha sido o ápice da violência, do ódio e do golpismo da extrema direita bolsonarista, ao longo dos quatro anos da gestão pífia de Bolsonaro, tivemos outros momentos de muita tristeza, angústia e violência.

 

Por atraso na compra de vacinas contra a Covid-19, perdemos mais de 690 mil pessoas no Brasil. Sem contar o desmonte provocado pelo negacionismo bolsonarista que atrasou e interrompeu o ciclo vacinal de diversas doenças, algumas delas que estavam erradicadas em solo brasileiro.

 

A destruição criminosa através de queimadas e invasões de milhões de hectares de terras indígenas ou de proteção ambiental, como a Floresta Amazônica, Pantanal, Mata Atlântica e o Cerrado. Tudo para que garimpo e extração de madeiras ilegais tomassem conta do cenário da natureza. Mercúrio contaminando águas da Amazônia, matando peixes, índios e brasileiros nativos é apenas um dos crimes que o governo anterior permitiu, incentivou e não coibiu.

 

Não à toa, a população Ianomâmi quase foi exterminada mesmo estando em terras demarcadas pela Constituição Federal do país. Crianças, mulheres e idosos morrendo de fome por culpa de Jair Messias, o presidente perverso, que mentiu os quatro anos tentando enganar a todos com suas bravatas e fake news.

         O Brasil sofreu com isso um atraso sem igual na economia, na saúde pública, na educação e principalmente na sua civilidade, comprometida pelo ódio disseminado noite e dia por Bolsonaro e seus filhos e aliados.

          Nunca em tempo algum nosso país sofreu tanto em tão pouco tempo, um processo de desmonte com a nossa Cultura, Educação e nossas políticas sociais, onde só faltou queimarem livros em praça pública. Será muito difícil recuperar o tempo perdido, visto que as vidas ceifadas não voltam nunca mais.

Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

2 comentários:

Maria Angélica disse...

Muito verdadeiro seu texto. Se levarmos em conta somente o desmonte da Educação, o prejuízo já seria imenso. Com todos os cortes feitos nas verbas de vários Ministérios, podemos ter certeza de um grande prejuízo para a população, principalmente a mais pobre. Voltar "aos trilhos" não é tarefa fácil e rápida.

Unknown disse...

O Brasil foi salvo da barbaridade pela decisão de lula voltar e se candidatar! Agora a difícil fase da reconstrução ... barbaridade nunca mais!