Seguidores

1 de outubro de 2022

Mentira!

               Segundo o Dicionário Aurélio mentira significa:  Substantivo: 1. Ato de mentir; impostura, fraude, lorota, peta, potoca. 2.Engano dos sentidos ou do espírito; erro, ilusão.

 Entretanto, depois de quatro anos observando o comportamento do Presidente da República, podemos afirmar sem medo de errar que o Aurélio pode alterar que Mentira passa a significar “Bolsonaro”.

Nunca em tempo algum alguém ocupando cargo público de tamanha importância mentiu tanto ao povo brasileiro. Mentiu nas entrevistas, nas lives, no cercadinho do Planalto, nos debates e na função de presidente.

Mentiras em relação ao cargo, às suas falas, ao seu passado nebuloso como deputado federal, mas principalmente em relação aos seus adversários na política. Usa não apenas da sua fala, mas é auxiliado por disparos de mensagens mentirosas via redes sociais e WhatsApp.

Na pandemia mentiu ao Brasil dizendo que o STF o impediu de agir, quando na verdade o órgão apenas deu garantias aos governadores e prefeitos de atuarem naquilo que fosse preciso diante da situação gravíssima que enfrentávamos.

Mentiu afirmando que a Cloroquina era um medicamento eficaz para tratamento precoce à Covid-19, algo que médicos, cientistas, Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmavam ser charlatanismo.

Mentiu ao afirmar que os preços dos combustíveis estavam com preços obscenos por culpa do ICMS dos governos estaduais, quando na verdade, a dolarização dos custos imposta por Temer e mantida por ele era a verdadeira causa.

Mentiu ao dizer que pegou o país arrasado, quando na verdade pegou o país das mãos de Michel Temer, que nunca reclamou de terras arrasada e sabia que o governo Dilma e Lula deixaram nos cofres do país mais de R$ 350 bilhões de dólares, algo em torno de R$ 1.750.000.000 (Um trilhão, setecentos e cinquenta bilhões de reais). Quem pode mentir tanto e dizer que pegou país quebrado com este dinheiro em caixa?

Numa forma resumida, todas as acusações de Bolsonaro e seus filhos que são políticos carreiristas contra a esquerda, na verdade ao serem investigados possibilitaram que o povo veja que eles é que na verdade cometeram os crimes que ora imputam aos adversários. E são muitos: rachadinha, funcionários fantasmas, sonegação, lavagem de dinheiro, prevaricação, Bolsolão do MEC, Laranjal do PSL, Propina da Secom, Codevasf, Patrimônio inexplicável, Orçamento Secreto, Wal do Açaí, etc...

Para quem se diz honesto após 30 anos na vida pública me parece pouco provável que resista a dez minutos na frente de um juiz. Em tempo: as mentiras de Bolsonaro não cabem num artigo, mesmo que este tivesse cem páginas. 


Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: