Seguidores

5 de maio de 2023

O golpe do Impeachment trouxe à tona um cenário farsesco!

Nós estávamos vivendo numa democracia desde a redemocratização em 1986, com alternância de poder, respeito aos adversários, implantação da Lei da Transparência, Políticas Públicas para garantir inclusão dos mais necessitados, índios, quilombolas, etc. Entretanto, os poderosos perceberam que a esquerda iria avançar e isso, na visão míope deles, era inconcebível. Tramaram no esgoto do DF o golpe para derrubar uma mulher que era honesta, correta e tinha princípios. 

Com isso, tramaram o Impeachment de Dilma e a ascensão de Michel Temer, Cunha, Aécio, mercado financeiro, extrema direita e Bolsonaro com seu discurso raso possibilitando que o Centrão desse as cartas e as células neonazistas se multiplicassem no Sul do país.

Essa escória conta com a ignorância política de milhões que nunca se interessaram em aprender, ler e debater política. Isso favoreceu o que estamos assistindo no Brasil. Disseminação de ódio, ataques em escolas, racismo, misoginia, etarismo, xenofobia, entre outras coisas mais complicadas.

Isso acaba tendo um efeito desanimador sobre a outra parcela da sociedade. A direita fora do poder, por não ter legado e nem argumentação, precisa criar discursos ultrapassados que só atrasam o país. E para isso se utilizam das Fake News, que continuam sendo disparadas em redes sociais e nos aplicativos de comunicação como o WhatsApp e Telegram.

Eles permanecem cometendo o crime da desinformação através de mentiras contadas exaustivamente em forma de fake news. São apoiadores de Bolsonaro, são vereadores, deputados, senadores e até governadores espalhando mentiras.

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, espalhou que a Ucrânia iria investir U$ 50 bilhões no Brasil na instalação de uma fábrica de aviões Antonov. A Secretaria do Estado de Negócios Internacionais do Estado de SP divulgou um comunicado à CNN, dizendo que representantes da estatal se reuniram com a administração paulista com interesse em investir US$ 50 bilhões no Estado. Ainda segundo a pasta, a empresa, porém, teria recuado da parceria em razão das declarações recentes de Lula sobre a guerra na Ucrânia.

Tudo mentira, uma farsa grotesca de Tarcísio e seus secretários. No entanto, em nota divulgada nas redes sociais no dia 26 de abril, a estatal ucraniana negou a autoria da informação e disse não ter representantes no Brasil. Ministros do governo Lula reagiram, acusando o governo paulista de disseminar fake news.

Um Secretario de Estado, um Governador e uma emissora com concessão pública envolvidos em mentiras, farsas usadas para tentar enganar o público, enganar o cidadão. Claro que estes crimes são espalhados em redes sociais e aplicativos fazendo as pessoas acreditarem que Lula impediu investimento de U$ 50 bilhões no país.

É por essas e muitas outras que Fake News precisa ser tipificada como crime e essas pessoas tem de ser punidas severamente.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

2 comentários:

Maria Angélica disse...

Realmente a farsa mantém viva uma parcela bem grande de brasileiros que se acostumaram com as benesses do poder. Um trabalho exaustivo para combatê-la e que, certamente, será longo e talvez nunca termine, pelo simples fato de que o ignorante quer continuar na ignorância, nadando no lodo que lhe possibilita devida conveniência.

OCIMAR CASTILHO disse...

Concordo plenamente que é necessário sejam as fakenews freadas e punidas por uma lei específica e severa. Parabéns por mais um excelente texto!