Seguidores

14 de setembro de 2020

Como pode pessoas instruídas acreditarem em mentiras?


Alguns homens não sabem e não
sabem que não sabem. São idiotas... Evite-os
Alguns homens não sabem e sabem
que não sabem. São os simples... Ensine-os
Alguns homens sabem e não sabem que sabem.
Estão adormecidos... Desperte-os
Mas alguns homens sabem e sabem que sabem.
Estes são os sábios... Siga-os
Provérbios Russos



Durante os últimos trinta anos o brasileiro vem demonstrando crescente descrédito pela nossa classe política. De repente, elege um político que ficou o mesmo período militando na Câmara sem nunca ter se destacado como um bom deputado federal. Pois é esse homem rude, tosco e sem nenhum trabalho prestado à nação que induz milhares de pessoas a aceitar aquilo que ele prega em sua rede social, lives e aparições no palácio do planalto.
Ele demoniza os adversários, os partidos de esquerda, a mídia que tece críticas a ele ou ao seu governo, e todo e qualquer segmento que não compartilhe de suas ideias. Com isso joga seus seguidores contra STF, Congresso Nacional, organizações mundiais como a ONU, OMS, etc., sempre utilizando de mensagens disparadas via WhatsApp e Facebook.
E a maior parte destes brasileiros, não percebem que a eleição acabou há dois anos, e, que estão sendo enganados, manipulados e vilipendiados por um tipo de político que eles diziam odiar até outro dia. Um homem que conviveu com os políticos e partidos mais corruptos do país e nunca ergueu sua voz contra seus crimes. 
Ao ter um político de estimação, o cidadão corre o risco de cometer vários erros, em especial aceitar tudo que é emanado por ele e sua trupe. Aqui no Brasil, seguindo o que é feito em vários países com governos extremistas sejam de direita (Hungria, Turquia, EUA, Itália) ou de esquerda (Venezuela, Nicarágua) os governantes pregam a desmoralização da mídia (no nosso caso Rede Globo, Folha de S. Paulo, Estadão), perseguição e até prisão de jornalistas. Em alguns países como na Hungria, o governo conseguiu inviabilizar a mídia e a substituir por uma imprensa subserviente que não publica nada contra o governo, algo característico de regimes ditatoriais que cerceiam a grande mídia que é fundamental para permitir  que governantes abusem da corrupção e de atitudes contrárias aos interesses da sociedade.
Quem tem medo da transparência é porque está praticando ou quer praticar atos ilícitos, quer esconder gastos, atos e decisões. Durante os governos passados aqui no país, nenhum presidente agiu tentando calar a mídia. E essa mesma mídia tão odiada por essa gente hoje, também noticiou tudo contra Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer.
Talvez os escândalos praticados nos gabinetes do presidente e de seus três filhos parlamentares o incomodem quando a mídia publica a verdade. Afinal, sua esposa recebeu de Queiroz R$ 89 mil reais sem que haja uma explicação plausível, por isso, do ódio da família contra a imprensa. Seu filho Flávio está enrolado no caso das rachadinhas em parceria com Queiroz e não consegue explicar tanto dinheiro e posses.
Um cidadão que não acredita ou finge não acreditar nas notícias da grande mídia que podem ser checadas a qualquer minuto com auxílio da internet, é um alienado. O governo se utiliza de uma rede de Sites, Blogs e Jornais que pertencem a seus aliados e que recebem verbas publicitárias para falarem bem do presidente e seu sua equipe. Porém, publicam Fake News para poder agradar ao governo ou perseguir seus adversários distorcendo a verdade.
Já existe leitura sobre o assunto à disposição como, por exemplo, os livros: Os engenheiros do Caos – Giuliano Da Empoli – A máquina do ódio – Patrícia Campos Mello – Guerra das curtidas – Armamentização das mídias sociais – P.W. Singer. 

Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: