Seguidores

4 de maio de 2020

Bolsonaro ameaçou fechar o Congresso e o STF!

Enfrentamos hoje no Brasil três crises perturbadoras ao mesmo tempo: a crise sanitária provocada pela pandemia do Coronavírus, a crise econômica que já jogou na rua perto de 20 mil pessoas desempregadas e ameaça milhares de empresas que podem fechar as portas antes do fim deste ano e uma crise política provocada pelo estranho modo de governar do atual presidente da República que, pelas redes sociais, apoia manifestações que desqualificam os outros dois poderes da República: o Legislativo e o Judiciário.
O esquema de poder instalado no Palácio do Planalto estimula atos populares contra as instituições que compõem os Poderes da República com a presença do Presidente. No domingo passado, num desses atos, o chefe do Governo, da rampa do Palácio do Planalto, ao se dirigir a um grupo de pressão política contra o Poder Judiciário, disse: “Chegamos ao limite”. Se o comandante em chefe chegou ao limite está perto de transbordar.
E se transbordar deve acontecer alguma coisa: Se Sua Excelência não puder impor sua vontade pela força, poderá deixar o Palácio e seguir novo rumo.
Segundo o jornal “O Estado de São Paulo”, edição de hoje, “incitado por um ato que reuniu manifestantes, ontem, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro fez uso das redes sociais para renovar o esgarçamento das relações do Executivo com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF)”. Segundo o jornal paulista o presidente declarou que as Forças Armadas estão ao lado do seu governo. Bolsonaro pediu a Deus “que não tenhamos problema nesta semana”.
De que problemas falou o presidente? Como supremo comandante das Forças Armadas será que o capitão-mito Bolsonaro comandará, nesta semana, um movimento armado para fechar a Câmara Federal, o Senado e o Supremo Tribunal Federal e instalar no Brasil uma ditadura familiar para governar o País com os filhos e os amigos? Alguém acredita que as Forças Armadas, comprometidas com a democracia, apoiarão um golpe insano pretendido por um político que está no poder sem projeto de governo e sem rumo definido?
O cientista político João Batista Domingues Filho, professor na Universidade Federal de Uberlândia costuma dizer que “toda loucura tem método”. Parece ser verdade. Logo, o capitão-mito pode sonhar com uma ditadura como a que Hugo Chaves instituiu na Venezuela, mas dificilmente este sonho será concretizado no Brasil.
Esta semana poderá ser agitada, mas as Forças Armadas continuam a merecer a confiança do povo brasileiro como suportes da democracia.

Autor: Ivan Santos – Jornalista, Escritor e dono do Blog Uberlândia Hoje.

Nenhum comentário: