Seguidores

24 de julho de 2010

Tudo errado, local, pessoas e os fatos

O assassinato do garoto Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães num túnel da cidade do Rio de Janeiro que estava interditado mostra as várias faces de um só problema que a sociedade tem enfrentado quase sempre, com maior ou menor intensidade.

O local havia sido interditado para manutenção, que obviamente não estava sendo realizada, visto que os rapazes puderam praticar skate livremente pela própria pista. Não havia máquinas, nem trabalhadores nem nada que lembrasse uma interdição para manutenção.

As pessoas que estavam praticando skate, Rafael e mais dois amigos, estavam fazendo isso no início da madrugada numa cidade muito violenta, com seguidos casos de assalto, violência contra transeuntes e com diversos tiroteios e suas mortais balas perdidas.

Os rapazes tinham o direito de praticar skate no local, mas foi uma atitude impensada, pois numa terra sem leis ou ao menos onde elas não são cumpridas à risca, sempre é bom se resguardar e buscar alternativas a luz do dia ou em locais apropriados para a prática do esporte.

O atropelamento e a morte do rapaz aconteceram também por uma série de fatores simultâneos. Se a pista estava fechada para manutenção de quem é a responsabilidade pela entrada de dois carros tirando um racha na mesma?

Os motoristas tinham multas por excesso de velocidade e mesmo assim transitavam livremente pelas ruas cariocas, ou seja, aquela estória de 20 pontos, cassação temporária da CNH, tudo é coisa para gente honesta e simples, alguns mortais não sabem o que é isso, certo?

Agora neste episódio triste o pior ainda estava por vir, e só foi levado ao conhecimento público provavelmente pela dimensão que o caso tomou sendo o rapaz filho de alguém com fama e empregado da Rede Globo.

Os policiais que estavam na extremidade do túnel abordaram os veículos que tiravam racha inclusive o assassino de Rafael. Ao invés de guincharem o veículo ao pátio do CIRETRAN e submeterem os motoristas ao rigor da lei, os bons policiais resolverem extorquir os motoristas. Eles viram como o carro do assassino estava destruído pela pancada, sabiam que algo havia acontecido e era grave.

Em seguida entra em cena o pai do motorista assassino, esse põe a prova toda sua competência como pai severo e preocupado com a ética e a honestidade, concordando em subornar os policiais e correndo para uma funilaria para maquiar o veículo afim de que seu pobre menino pudesse enganar a todos e sair ileso do episódio.

Um belo exemplo que tivemos da administração da cidade do RJ, da Polícia Militar, dos cidadãos que dirigiam em altíssima velocidade em local proibido e de um pai de família que prefere corroborar com tiras corruptos para salvar a pele do filho do que ficar ao lado dele e assumir sua parcela de culpa na morte de um inocente.

Fica a dor para a família, em particular para a mãe do Rafael, dor que nem as leis, nem a prisão, nem desculpas, nem nada neste mundo poderá aliviar seu coração que ainda sangra e muito.

Fica por fim o exemplo para que os responsáveis pela cidade e as autoridades policiais façam uma reflexão profunda sobre o que estão fazendo e como estão fazendo seus trabalhos no comando de uma cidade que em muito breve será sede da Copa do Mundo de Futebol e de uma Olimpíada.

Copa no Brasil 2014 - Duas visões

O governo brasileiro se comprometeu perante o mundo com a realização da próxima Copa do Mundo de futebol a ser realizada em Junho/2014. Essa decisão custará aos cofres do nosso país o equivalente a R$ 17 bilhões. Esse valor foi orçado preliminarmente pela Comissão responsável pela realização do evento.

Alguém dúvida que esse orçamento não será cumprido e que o custo real ao final da copa será de aproximadamente R$ 35 a R$ 50 bilhões? Alguém dúvida? Basta lembrarmos o Pan Americano RJ/2007 cujo orçamento inicial era de R$ 600 milhões e cujo gasto final atingiu perto de R$ 10 bilhões. Ou seja, 1.566% a mais do que o previsto.

Então teremos a partir de agora com o encerramento da Copa da África de enfrentar uma situação de dualidade muito grande. Sendo assim teremos duas possibilidades, duas visões que podem ser vistas para os próximos quatro anos até junho de 2014.

A primeira visão é a otimista:

O Brasil não cumpre o cronograma rígido da FIFA, que não é acostumada ao jeitinho brasileiro e perde a concessão para a realização do grandioso evento. Um país de primeiro mundo assume a responsabilidade.

As conseqüências são aparentemente ruins, somos ridicularizados perante o planeta bola, o nosso povão vai chiar, vai chorar, sem entender o que está se passando. A oposição que sempre é ridícula vai deitar falação, sem saber o que fala vai usar da incoerência para criticar o fato.

A imprensa esportiva vai malhar o governo federal e o clima vai pegar para os lados do Planalto Central. Por sorte, a memória é fraca e em pouco tempo outros escândalos darão cobertura e o esquecimento será total em alguns meses. O Brasil ganha a Copa em outro país e a lua de mel é restabelecida.

A segunda visão é pessimista:

O Brasil cumpre à risca o cronograma, as obras são entregues e o mundial será realizado. Não bastasse isso o país realiza em 2013 a Copa das Confederações e passa no teste imposto pela FIFA. A Copa será um sucesso para o Brasil e a FIFA.

Essa visão é pessimista, pois o custo dela será arcado pela sociedade, goste ela de futebol e vuvuzelas ou não, isso não importa. A nossa economia não vai suportar dois eventos praticamente seguidos (Copa de Futebol/2014 e Olimpíadas/2016), sem que esse esbanjamento não seja repassado ao bolso do povo.

Vejam os países europeus que estão em crise desde a queda da economia na Grécia no ano passado. Os gregos gastaram os tubos para realizarem a Olimpíada do ano 2000, agora pagam o preço da fanfarronice.

A Espanha, Itália, Portugal, Alemanha estão passando apuros em suas economias. Convivendo com greves setoriais e muito desemprego. Coincidência ou não esses países sediaram Copas do Mundo, Eurocopas e outras grandes festas do esporte, agora pagam o preço anos depois.

Fica o alerta para a população brasileira, quem viver verá.

7 de julho de 2010

A Faxina tem de começar pelo andar de cima da CBF

Sempre após um fracasso de nossa seleção de futebol em uma disputa de Copa do Mundo, cogita-se e muitas vezes trocam-se o treinador. Não foi diferente após a patética participação do Brasil com a seleção do Dunga na Copa da África.

Foi assim desde sempre, exceção feita em 1982 e 1986, quando mestre Tele Santana mesmo perdendo a Copa da Espanha foi chamado novamente para dirigir nosso selecionado na Copa do México. Bons, tempos, bons técnicos, bons jogadores e a manutenção do estilo de jogar esse esporte mantido fielmente por mestre Tele.

A queda de Dunga e o fracasso desta seleção era questão apenas de tempo, ou melhor, do nosso time enfrentar um bom selecionado pela frente. Bastou jogar contra a boa equipe da Holanda e pronto, nosso time demonstrou toda inaptidão de seu treinador, toda incoerência e a falta absoluta de tranqüilidade de um elenco milionário, estrelar que joga em grandes clubes da Europa.

Mas infelizmente, cai a comissão técnica e permanecerá o dono da CBF, o Senhor Ricardo Teixeira que está no poder a míseros 21 anos, devendo completar em 2014 na Copa a ser realizada no Brasil suas bodas de prata a frente da CBF.

Ou seja, nas mãos de um só homem está a administração do futebol brasileiro, milhões em jogo, dezenas de contratos milionários, a venda dos direitos televisivos dos jogos da seleção, a organização de quatro divisões do Campeonato Brasileiro de Clubes, da Copa do Brasil, das liberações e aceites de negociações multimilionárias de jogadores.

Esse homem que se reelege sem oposição a cada nova eleição, com uma facilidade ímpar, deixando sérias dúvidas sobre os verdadeiros motivos que levam esse senhor que nunca foi um desportista a ser guindado a esse magnífico cargo na CBF.

O governo federal através de seu Ministro dos Esportes vive viajando e se reunindo com Ricardo Teixeira. Ninguém sabe a quem caberia investigar os números, os contratos e enfim a administração dessa entidade. O certo é que essa confederação não sofre uma auditoria desde há muito tempo.

São milhões de reais transacionados anualmente, recentemente a entidade comprou um avião a jato no exterior por aproximadamente R$ 56 milhões. E ninguém fala nada, ninguém se insurge, ninguém desconfia e a aceitação é unanime.

Para mim isso é muito estranho, muito mais do que vê-lo nomear um inepto para ser técnico da seleção, muito mais do que assistir jogos da seleção de futebol do país apenas na Rede Globo ou na Band com liberação da primeira. Nem os canais da Rede Cultura podem transmitir o nosso selecionado.

Dunga caiu, mas se vivêssemos num país sério quem deveria ter caído há muito tempo seria o senhor dos anéis e não o carregador de bolas.

11 de junho de 2010

Breves comentários sobre as coisas do Brasil!

DIVISÃO DOS ROYALTIES

A decisão do Congresso Nacional de dividir todos os contratos de royalties advindos da extração do petróleo no mar e da futura extração do chamado Pré Sal não tem vencedores. Ao dividir toda a verba milionária por entre os vinte e sete Estados da União ao invés de permitir que essa verba seja dividida apenas e tão somente entre os Estados produtores o Congresso jogou fora uma grande oportunidade de decidir tecnicamente e não fisiologicamente uma questão tão séria. O dinheiro será na maioria dos Estados gasto em coisas que passarão longe, muito longe das reais necessidades básicas do povo.

NOS TRILHOS OUTRA VEZ

Os Estados de SP e MG comandados por coincidência pelo PSDB há 16 anos acabam de anunciar investimentos da ordem de R$ 15 bilhões no setor ferroviário para a construção de Metrô, Trens de Carga e passageiros e no sistema VLT – Trem de Alta Velocidade. É estranho que o PSDB que privatizou o sistema ferroviário e com isso tenha provocado o sucateamento do sistema ferroviário brasileiro venha agora 16 anos depois mudar seu foco e sua opinião quanto à eficácia desse sistema. Assumiram o erro ou esqueceram o que fizeram no verão passado?


ONDE ESTÃO OS RÉUS?

Por onde anda os processos do assassino e réu confesso Jornalista Pimenta? Aquele que matou covardemente sua namorada e que vem obtendo através de recursos vários a sua permanência fora da prisão. E a Dona da Daslú que foi presa, julgada e desapareceu alegando um câncer onde está cumprindo pena? Em Londres? E aquela proprietária de uma grife famosa dos Shoppings de luxo de SP? A justiça do andar de cima do Brasil anda sempre numa velocidade conivente com seus acusados, geralmente demora tanto que acaba deixando prescrever o processo. Vide Maluf e tantos outros. Agora quando a coisa é no andar de baixo, a justiça acusa, julga e cumpre.


ACABANDO COM O CRAC (QUE)

O presidente Lula acaba de discursar com veemência dizendo que vai acabar de uma vez por todas ou ao menos combater com todas as suas forças o CRAC, droga que vem destruindo milhares de jovens pelas ruas das periferias das grandes cidades. Claro que isso é só um discurso, o governo federal não garante nada, não faz nada e isso é apenas mais um discursinho demagogo em ano de eleições. Agora Lula já pode se orgulhar de um brasileiro que levou a sério seu discurso trata-se de Dunga, ele não levou Crac (que) para a Copa da África, deixando-os todos de fora de sua seleção.

VIDA BOA DAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL

Os editais de concessão de serviços públicos brasileiros impingiam uma série de obrigações às empresas que viessem a adquirir os direitos de concessão de serviços de Telefonia, Energia Elétrica, etc. Entretanto, desconheço alguma fiscalização ou ação do Governo Federal ou Estadual que vise cobrar dessas empresas a execução de suas metas pré-estabelecidas em Editais.

Por exemplo: As empresas de concessão de Energia Elétrica não deveriam oferecer um aumento na oferta de energia em 15%? Quem está cumprindo ou já cumpriu essa meta em SP, por exemplo? Com a palavra o Ministério Público e as concessionárias...Me engana que eu gosto!

Nova fonte de energia alternativa

O mundo procura alternativas viáveis de energia renováveis para substituir as energias advindas do petróleo, hídrica e demais alternativas existentes que prejudicam o meio ambiente. A energia Eólica já está sendo utilizada em larga escala em alguns países da Europa como a Dinamarca, por exemplo, com muito sucesso. Na Espanha utiliza-se com eficácia na região de Sevilha a energia solar.

Essas alternativas jamais foram utilizadas em larga escala no nosso país, aqui consumimos energia advinda de grande Usinas Hidrelétricas, cuja fonte é limpa, porém a sua construção demanda um estrago sem precedentes na natureza para a formação dos lagos gigantescos.

Ter energia limpa oriunda de fontes renováveis é o sonho do mundo moderno, onde a dependência do petróleo precisa cada vez mais ser reduzida. Até por que o petróleo polui e um dia vai acabar, deixando o mundo industrializado sem saída. Para isso, são necessário pesquisas científicas e grandes investimentos em processos alternativos na busca por energia limpa.

Aqui no Brasil temos uma alternativa que está sendo pesquisada em laboratórios secretos do governo federal e que poderá ser a salvação do Brasil no futuro. Ainda em fase de testes, mas quando for desenvolvida vai trazer divisas e tranqüilidade ao país.

Trata-se da energia desenvolvida a partir da Corrupção, um poderoso motor que alavanca o país há pelo menos quinhentos anos. Sua origem é suja, mas depois que é processada torna-se limpa com as sucessivas “lavagens” que recebe no decorrer do processo.

Sua maior vantagem está na sua fonte inesgotável que brota em todo país de norte a sul, se renovando automaticamente e sem que seja bloqueada em quaisquer instâncias.

Os cientistas deram ao processo o nome de ELGOLPIEnergia Limpa Gerada Ostensivamente com Lucro no País Inteiro. Como é uma energia que não para de aparecer naturalmente pode ser utilizada nos meios de transporte, na industria, no comércio, nas residências, enfim, pode iluminar e energizar o país inteiro.

Os cientistas pensam até em exportar Elgolpi para o Mercosul e depois para outros continentes que sofrem com a escassez de energia. O vento pode cessar, o sol pode se esconder, a água pode acabar, o petróleo acabará um dia, mas a corrupção jamais acaba no Brasil, a Justiça cuida para que ninguém do meio político e empresarial seja efetivamente punido, o que faz com a corrupção seja perene no nosso território.

3 de junho de 2010

Começou a Copa da gastança 2014

A Secretária de Esportes, Turismo e Lazer do Estado do RJ acaba de anunciar que as obras da segunda fase de remodelação do Estádio do Maracanã visando a Copa de 2014, terão o custo de R$ 720 milhões e serão executados com nosso dinheiro, ou seja, recursos públicos.
Muitas questões poderiam ser levantadas e a secretária Márcia Lins deveria responder ao conjunto da sociedade algumas perguntas que passam pela cabeça de milhões de brasileiros que infelizmente não podem ou não sabem como fazê-la, em nome delas vou formular essas questões a seguir:
1. Por que a remodelação do Maracanã consumirá R$ 720 milhões, se no ano de 2007 o mesmo estádio abrigou os jogos Pan Americanos e foi reformado por completo para aquela ocasião?
2. Por que a construção de um novo e moderno estádio para a Copa do Mundo pode custar menos que a remodelação de um estádio que acabou de ser reformado para o Pan Americano, três anos atrás?
3. Um estádio que foi construído e reza a lenda abrigou 200 mil torcedores em 1950 na final da Copa do Mundo e teve público registrado de até 169.000 torcedores em jogos da Seleção do Brasil agora se prepara para encolher e abrigar apenas 76 mil pessoas?
4. A simples colocação de cadeiras reduz o número de torcedores, isso é sabido, entretanto como podemos entender que um Estádio perca mais de 100 mil lugares com essa remodelação e modernização?
5. Alguém do governo do Rio de Janeiro poderia explicar ao povo brasileiro cada detalhe da tal obra de remodelação, detalhando aonde serão torrados tanto dinheiro público?
6. Não seria mais fácil se fizéssemos como alguns países do primeiro mundo como a Inglaterra que derrubou seu lendário estádio de Wembley em Londres e construiu outro mais moderno e seguro?
7. Não é estranho que a Associação Ferroviária de Esportes da cidade de Araraquara – SP tenha construído uma Arena para 25 mil pessoas confortavelmente sentadas ao custo de R$ 56 milhões, fazendo com que um leigo possa depreender que se gastássemos três vez mais poderíamos remodelar o Maracanã que terá 75 mil lugares e já está pronto?
8. Quem fez o estudo que determinou esses preços fora do mercado para definir a licitação?
9. Por que gastar dinheiro que poderia ser utilizado na construção de centenas de escolas, hospitais se após a Copa do Mundo a idéia deste governo é terceirizar o Estádio? Gastaremos o dinheiro do povo e depois daremos o estádio para particulares usufruírem a sua estrutura?
Muitas outras perguntas poderiam ser feitas a nobre Secretária do RJ, entretanto a febre que toma conta dos governantes envolvidos nestes projetos de Copa e Olimpíadas impede que nos respondam, porém caberia aos deputados do Estado do RJ, argüirem essa gente e questionarem tanto gasto público.
Somos um país pobre metido a novo rico, queremos fazer aquilo que não devemos e nem precisamos na verdade, afinal de contas não somos potencia olímpica, não temos sequer algum projeto em funcionamento para que nossas escolas públicas tenham uma quadra de esportes em condições de uso, não temos centros de excelência para formação de nadadores, praticantes de atletismo, basquete, vôlei, canoagem, etc. Mas queremos torrar bilhões num projeto megalomaníaco que trará poucas medalhas, alguns turistas e muito, mas muito prejuízo ao erário.
Esse valor divulgado para nova reforma do Maracanã mereceria uma CPI especial no Congresso Nacional, pois com certeza muita areia, está escapando por entre os dedos de muitas mãos...As mesmas mãos que estão no logo da Copa 2014, um dos mais perfeitos logos já idealizados no Brasil. Muitas mãos metendo a mão na taça.

O que os Governantes se recusam a fazer?

Não me recordo de um governo sequer em nosso país seja na esfera Estadual ou Federal que tenha tido a coragem e a inteligência de realizar uma profunda reestruturação administrativa durante suas gestões.
Gastam sem saber o porquê, torram dinheiro com vultosas folhas de pagamento e não sabem quem estão pagando, onde os funcionários estão alocados e quais são as deficiências e os pontos de gargalos de seus governos.
Enquanto incham a máquina administrativa com empregados através de concursos públicos e com assessores sem concursos, fica evidente a falta de critério e capacidade da nossa classe política. Não planejam, não priorizam ações pró-ativas, não pensam, apenas gastam nosso dinheiro como se fosse nosso, por que se fosse deles não o fariam com certeza.
Assumem o poder pensando na reeleição deles próprios ou de seus aliados, nunca pensam no real objetivo para o qual foram eleitos, aliás, deletam tudo que falaram, ouviram e pensaram entre o último dia antes das eleições e o dia da posse.
A outra parte do dinheiro que é para eles sagrada chama-se verba para propagandas em todas as mídias disponíveis no mercado. Torram milhões todos os anos e nunca cortam um centavo dessa verba, haja a crise que houver, cortam da Educação, Saúde, Programas Sociais, mas nunca da propaganda.
No âmbito federal nem Sarney, nem Collor, nem Itamar, nem FHC e muito menos Lula, fizeram algo que pudesse ao menos se assemelhar com uma pequena reforma na obesa máquina de triturar dinheiro conhecida como estrutura do governo federal. Não podem nem querem demitir ninguém por mais ocioso que possam estar em suas funções.
Também não realocam ninguém mesmo sabendo que isso evitaria ociosidade, desperdício e a existência de áreas carentes de mão de obra qualificada, principalmente nas atividades de fiscalização. Se fizéssemos um Raio-X imenso do funcionalismo público federal ficaríamos estarrecidos com a quantidade de empregados ociosos, usufruindo licenças intermináveis, fora de suas atividades profissionais e sem quaisquer necessidades.
Em compensação iríamos descobrir muitos buracos negros, onde faltam empregados, sobram problemas e não existe qualquer iniciativa do governo para saná-las. Tem professor na área de saúde, profissionais qualificados totalmente fora das atividades para as quais foram concursados. Engenheiros fora de sua área de atividade, técnicos agrícolas na previdência e assim por diante.
Uma torre de babel que ocorre pela falta absoluta de comprometimento dos mesmos políticos que ficam durante anos desperdiçando tempo e dinheiro de uma sociedade que carece urgente de um Estado forte, soberano e eficiente.

Lá fora punições, aqui abrandamento de penas

No Brasil pouca gente é punida pelas leis que estão em vigor, raramente alguém que é condenado cumpre sua pena até o final determinado. A maioria sai em liberdade quer seja pelo uso da Progressão de Pena, ou por fuga, enfim, raros detentos cumprem pena até o final.
Crimes menores, que nos países desenvolvidos são passíveis de penas alternativas cujo rigor é o mesmo dos crimes hediondos aqui nem são levados em consideração, multas ou aquela estória já conhecida de todos, onde a Justiça finge que aplica uma punição em forma de serviços comunitários, cestas básicas e o infrator condenado finge ainda mais que cumpre.
Nos EUA uma atriz e misto de cantora deliquente, resolveu dirigir embriagada, algo normal em nossas ruas e estradas, entretanto como em todos os países desenvolvidos existe fiscalização constante, a deliquente Lidsay Lohan foi presa, julgada e condenada por dirigir alcoolizada.
Aqui o motorista pagaria a multa obrigatória de quase R$ 1 mil reais e sairia livre para voltar a dirigir embriagado ou não por nossas ruas, independente de ter causado acidentes ou provocado a morte de terceiros. No Brasil pagou a multa está de bom tamanho para os nossos governantes e nossa Justiça.
Nos EUA, a deliquente além de não poder dirigir, terá de usar um aparelho no seu tornozelo que detecta o nível de álcool no sangue. O que impossibilita a moça de ter quaisquer recaídas mesmo dentro de sua residência.
Aqui no terceiro mundo ainda discutimos a aplicação de leis e discordamos da eficácia delas, principalmente daquelas que cerceiam o ir e vir de menores pelas ruas após as 23:00 em algumas cidades. Querem liberdade para todos e não percebem que leis foram feitas para serem cumpridas e não para ficarmos brincando de primeiro mundo ao colocarmos em vigor estatutos que não condizem com nossa realidade.
Além de usar um aparelho delator no tornozelo ainda têm a obrigação de frequentar diariamente reuniões de reabilitação determinadas pela corte americana.
Nossos menores infratores matam, roubam, ingerem drogas a luz do dia e ainda contam com a superproteção de organizações que não lutam contra os governos, mas querem que o restante do conjunto da sociedade aceitem essa permissividade.
O menor carente deve ser amparado pela sociedade, devemos cobrar os governantes para que usem a montanha de dinheiro oriunda de nossos impostos em prol de uma sociedade justa, entretanto, devemos nos espelhar nos países de primeiro mundo e verificarmos como eles punem aqueles que não andam em consonância com as leis, sejam eles pobres, ricos, famosos, obscuros etc.

21 de maio de 2010

O fator político previdenciário

Se havia alguma dúvida quanto aos verdadeiros motivos para que FHC e o PSDB tivessem criado o monstro chamado Fator Previdenciário em 1998 eles se dissiparam durante as votações no Congresso Nacional para a extinção ou não do mesmo.

Quando o PSDB estava no poder, foram divulgadas muitas noticias dando conta de um déficit na Previdência que seria irrecuperável, algo tinha de ser feito segundo os gênios de plantão. Muito medo, muitas noticias mentirosas foram então espalhadas para que em seguida o PSDB e sua base aliada implantassem essa vergonha chamada Fator Previdenciário em detrimento do suado dinheiro do trabalhador justamente no momento de se aposentar.

Não eliminaram nenhuma aberração, não efetuaram nenhuma grande auditoria no INSS, não fizeram nenhuma reorganização profunda naquele órgão e apenas e tão somente roubaram o dinheiro de quem de lá para cá se aposentou de forma honesta.

Na ocasião Lula e o PT criticaram demais essa implantação do Fator pelo PSDB, sendo que após assumirem o poder em 2002, nada fizeram para extirpar esse entulho nas gestões de FHC entre 1995 e 2001.

A emenda do Senador Paulo Paim então cai como uma luva no colo dos congressistas para que pudessem apreciar enfim, esse assunto tão relevante para quem já se aposentou e para os que estão no mercado de trabalho com carteira assinada.

Depois de demoradas e exaustivas discussões o projeto chega a sua reta final de votação e a maioria vota pela extinção do abjeto Fator sem maiores delongas.

Nesse momento percebemos que não houve empenho algum do governo e sua base aliada para votar a favor ou contra, com certeza por que confiam e receberam ordem emanado pelo Cacique Lula para deixar a pelota com ele, ou seja, caberá a ele Lula, vetar o projeto.

Isso então nos leva a seguinte reflexão:

1. Os parlamentares do PSDB, DEM, PP que votaram a favor do projeto mostraram o quanto ele era absurdo, medíocre e sem propósito, pois esses mesmos partidos foram quem criaram esse monstro em 1998. Mudaram agora por quê? O que mudou? Não tem mais déficit na Previdência? Ou FHC estava brincando com o dinheiro dos aposentados na ocasião, aqueles aos quais ele denominava como vagabundos?

2. O intrépido viajante Lula e seu partido que tanto criticaram a implantação do Fator, agora podem conviver com o veto de Lula? Mesmo em que pese muitos senadores coerentes do PT terem votado pela eliminação do mesmo e a emenda ser de autoria de um petista. Lula não vê mais problemas ou também passou a achar que os aposentados são vagabundos?

Esse episódio prova definitivamente que todos os políticos, todos os partidos são mentirosos e não estão preocupados com o povo, nem com a previdência e muito menos com algo que diga respeito à nossa Nação. Quando estão na oposição gritam feito porcos atrás de lavagem, após assumirem o poder passam a ser urubus em busca de qualquer carne podre que estiver ao alcance deles.

Se vetar essa emenda o Presidente Lula estará rasgando de forma oficial sua trajetória, sua história política, sua carteirinha de sindicalista pelego e sua foto passará a figurar entre os muitos presidentes inúteis que tivemos no Brasil. Por falar em sindicatos, onde estão a CUT, a Força Sindical e os demais sanguessugas dos trabalhadores brasileiros neste momento tão importante?

Uma seleção que não é a do povo

Que saudade de Didi, Nilton Santos, Zito, Belini, Garrincha, Pelé, Gérson, Clodoaldo, Rivelino, Tostão, que além de gênios do futebol foram craques fora de campo também, muito ao contrário da selecinha que via a Copa da África daqui a um mês para disputar mais um mundial de futebol.

Que saudade de Paulo Machado de Carvalho que comandou a Seleção em seus mínimos detalhes em 1958 e 1962, homem forte, caráter e ética a toda prova, generoso e firme com os atletas e a comissão técnica, um vitorioso.

Que saudade de João Saldanha, repórter sem medo da ditadura e de falar a verdade sempre, doesse a quem quer que fosse, sua língua afiada era temida pelos hipócritas e seu conhecimento do verdadeiro futebol brasileiro incomodavam tanto que os militares barraram sua presença à frente da seleção brasileira preferindo colocar um cordeiro chamado Zagallo para entrar para a história do futebol mundial.

Que saudade de Mestre Telê Santana, absoluto, conhecedor profundo do futebol, dos desejos dos atletas e das necessidades de um time campeão, sabia como poucos treinar a exaustão e transformar jogadores medianos em craques. Era íntegro, era honesto, avesso a conchavos, ético e com moral acima da média. Formou um dos mais incríveis esquadrões de futebol de todas as Copas, seu time não venceu, assim como o da Hungria em 1954 e o da Holanda em 1974.

Ao ver a convocação da nossa seleção que vai a copa da África, senti náuseas, senti nojo, a seleção não é mais do povo brasileiro, a seleção que só tem três jogadores que atuam no Brasil é da Rede Globo que detém absurda exclusividade e faz dela o que bem entende. A seleção é de Ricardo Teixeira, que vai completar em 2014, vinte e cinco anos à frente da CBF. Ele sim é o verdadeiro “Imperador”, não o bagaço do Adriano do morro.

A seleção é do Dunga, que nunca dirigiu nenhum clube antes, mas que agora dirige o time mais recheado de estrelas do futebol mundial graças a critérios que o povão desconhece, mas desconfia quais sejam. Sua convocação é um equivoco, não pelos eventuais bons jogadores que não foram sequer relacionados alguma vez nas centenas de jogos que a seleção fez desde 2006. Como Elias, Pierre, Neymar, Ganso, André, Arouca, Fred, Caio e tantos outros bons jogadores.

O grande problema está na relação de jogadores que são da confiança do técnico por motivos meramente sentimentais – tipo – “Ele deixou seu clube e veio jogar um amistoso contra Bangladesh e eu devo esse reconhecimento a ele”. Vai se catar Dunga, seleção é o lugar dos melhores jogadores na hora da convocação. Ponto final.

Ele está levando jogadores que não atravessam boa fase, outros que nunca atravessaram esse patamar, são reservas em suas equipes na Europa, não estão jogando por deficiência técnica, caso de Josué, Ramires, Elano, Michel, Felipe Melo (Que horror) entre outros. O atacante Grafite é a sua maior incoerência, pois jogou 79 minutos em um amistoso. Qual a diferença para um jogador que é craque, mas que não tenha jogado antes na seleção? 79 minutos?

É obvio que a seleção dele pode se sagrar campeão mundial, mas com certeza jamais irá se consagrar perante a torcida brasileira. Será no máximo, com muita benevolência uma versão melhorada da seleção do Rei do Pragmatismo Parreira de 1994.

Não terá a minha torcida, não sou obrigado a torcer por ela, assim como não sou obrigado a votar em Serra ou Dilma. Tenho a opção e vou fazer uso dela, que me desculpem os que pensam ao contrário.

Pensão e prêmio para alguns jogadores de futebol

O presidente Lula assinou ontem (12/Maio/10) em Brasília um projeto de Lei que concede auxílio a ex-jogadores de futebol que serviram a seleção brasileira nas copas do mundo de 1958, 1962 e 1970. Pelo projeto cada jogador receberá um prêmio de R$ 100.000,00 (cem mil reais) pagos de uma só vez e mais uma pensão que será calculada entre o que o jogador recebe do INSS até o teto de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Ou seja, se o jogador estiver recebendo a miséria que todos os não jogadores recebem, ou seja, um salário mínimo ele terá mais R$ 2.440,00 (dois mil quatrocentos e quarenta reais) mensais. Os que jogaram a Copa de 1966 como não a venceram não terão direito a nada. “Isso se chama rigor na Lei”.

Não tenho nada contra os jogadores de futebol, admiro boa parte deles e o esforço que fazem durante suas carreiras profissionais. Entretanto acho essa uma das maiores imoralidades que o governo brasileiro já perpetuou contra a sociedade.

Um operário que trabalha durante trinta e cinco anos ou um professor, um policial, um comerciário, um bancário, um gari, enfim, um trabalhador qualquer é lesado descaradamente pelos cálculos absurdos do INSS. Passa a receber no máximo o teto estabelecido sob regras discutíveis e totalmente prejudiciais aos trabalhadores, a maioria não recebe mais do que um salário mínimo por mês e tem de arcar com alimentação, vestuário, aluguel, medicamentos e o governo não dá nada em troca.

Agora usar nosso dinheiro para fazer média com quem viajou para o exterior, jogou bola, arrumou filhos pelo mundo afora como Garrincha, por exemplo, bebeu, caiu na noite e ao final da vida recebe módicos cem mil reais para compensar sua boa vida de playboy.

Concordar com isso é assumir nossa poção maior de incredulidade, nossa fragilidade frente a governantes que não tem pudor, não tem a mínima preocupação com a classe mais desfavorecida. Um pobre coitado sofre para conseguir se aposentar e tem dificuldade em provar tempos em que não tinha carteira assinada e ainda é humilhado, tem sua pensão ou aposentadoria maculada enquanto os ex-jogadores podem fazer uma última grande jogada.

Quando os parlamentares concedem um índice miserável de aumento aos aposentados a imprensa repercute lembrando sempre do rombo que aquele percentual concedido vai causar aos cofres combalidos da previdência. Agora quando um presidente quer fazer média, quer aparecer usando os nossos recursos ninguém tem coragem de gritar e espernear contra a medida.

Na hora que o INSS recebe pedidos de aposentadorias de quem trabalha a vida inteira em regime especial (químicos, professores, etc.) o pedido é engavetado ou negado de imediato e o trabalhador tem de recorrer a nossa (in) justiça e aguardar dezenas de anos para poder ter seu pedido julgado. Já os jogadores da seleção vão receber cem mil reais na conta...

Repito que nada tenho contra alguns jogadores serem ajudados, mas não dessa forma e com nosso dinheiro. Se o Lula queria ajudar alguém que o fizesse com seu dinheiro ou usando a CBF, aquela entidade que recentemente comprou um avião no exterior e torrou mais de cinqüenta milhões de reais. A CBF sim teria a obrigação de ajudar alguém que no passado recente trouxe divisas e glórias para o esporte nacional.

Ficha limpa num sistema sujo não adianta

O belíssimo projeto enviado pela população através de várias entidades ao Congresso Nacional será aprovado com algumas pequenas inserções, acertos e concessões que irão por certo descaracterizá-lo da idéia inicial como foi brilhantemente concebido. Isso não é novidade, sozinhos eles jamais teriam capacidade, discernimento e honestidade para fazer algo em prol da ética política. Ao receberem o projeto tentam de todas as formas alterá-lo e não concebê-lo.

O projeto ficha limpa precisaria ser precedido de uma grande reforma política como jamais foi feita naquela casa do povo. Mas como consegui-la se os baluartes que detém o poder e as canetas são justamente os que não querem em hipóteses alguma mudar o que lhes é favorável sempre?

O poder no Brasil é na verdade penso, ele pende apenas para o lado de quem legisla e de quem executa as leis e decretos. Ao povo restam pequenas migalhas que sempre estão em perigo nos corredores do Congresso, seja para diminuir, eliminar ou reduzi-las.

Não é viável um país cujos deputados legislam sobre o seu próprio aumento salarial à revelia do conjunto da sociedade. Os salários devem ser fixados e ter o salário mínimo como referência e ponto final, em cascata isso atingiria os demais políticos do pais.

Um partido político não pode ficar sem lançar candidatos aos cargos majoritários, prerrogativa básica de poder, o contrário leva ao que existe hoje no país, onde os maiores partidos querem apenas se agarrar como ostras nos cascos dos navios que disputam cargos (PT e PSDB).

Coligações deveriam ser terminantemente proibidas no primeiro turno das eleições, sendo possíveis nos segundos turnos, impedindo que os partidos deixem de disputar eleições e mostrarem suas propostas, projetos e a sua cara ao eleitor.

Reeleição nunca mais, quatro anos é mais do que suficiente para fazer o que fazem nossos governantes, ou seja, nada. Isso deveria ser estendido aos cargos de Senadores, Deputados e Vereadores que não poderiam mais se reeleger livremente por décadas.

Tudo tem limite na vida do trabalhador, logo dois mandatos para senadores e três mandatos para Deputados e Vereadores estaria de bom tamanho, independente de serem consecutivos ou alternados.

O Brasil não precisa de tantos partidos como temos hoje, partidos medíocres com nomes pomposos e ações pífias. Partidos sem ideologia, sem conteúdo verdadeiro e programático que possa servir para alguma coisa na democracia, além de fazer número e ter custo elevado para a sociedade. Dois partidos de direita, dois de esquerda e dois de centro e nada mais.

Assim, com certeza conseguiríamos trazer para a vida pública e política homens e mulheres com a ficha limpa, pois com tempo pré-determinado de mandatos, com salários corrigidos pelo salário mínimo e partidos em número menor e com mais austeridade com certeza afastaria um pouco dessa escória que hoje habita o planeta demagogia.

Governantes só lembram do povo na hora de pagar a conta

O mundo globalizado vem proporcionando algumas situações interessantes na economia mundial. Já tivemos a crise da Coréia, crise do Japão, crise dos EUA, crise nos países emergentes, enfim, crise é o que não falta na economia mundial de tempos em tempos.

Atualmente o mundo assiste atônito a queda das bolsas de valores e ao pânico geral em relação a mais uma crise num país europeu, dessa vez o problema afeta aos gregos. Helenas choram em Atenas e o governo grego se afundou numa das maiores derrocadas dos últimos tempos.

O déficit público superou as expectativas e começou a derrubar o governo grego aos poucos, a gastança desenfreada levou a economia grega á bancarrota. Nocaute!

Para sair dessa situação incomoda e desastrosa, a alta cúpula grega resolveu agir como qualquer republiqueta do terceiro mundo. Buscou um empréstimo vultoso com a Alemanha/Franca e o FMI. Esses exigiram como sempre o fazem alguns ajustes na economia grega.

Não precisa ser nenhum gênio para imaginar que as medidas foram todas nas costas do povão, dos trabalhadores, dos que pagam impostos, dos que nunca tiveram nada a ver com a crise econômica daquele pais.

Redução de salários, corte do décimo terceiro e do décimo quarto salário (Isso existe lá fora, aqui no Brasil só os Marajás tem direito), redução das aposentadorias e uma série de cortes drásticos que afetam diretamente a sociedade grega.

Aqui já vivemos isso várias vezes, com o Plano Collor confiscando até as poupanças, o tresloucado e ineficiente plano Sarney, enfim, plano é o que não falta na recente história da economia brasileira, todos sem exceção sempre ferrando o povo e os trabalhadores, nunca os marajás, os proprietários de grandes fortunas, o pessoal do andar de cima enfim.

Na Grécia, porém, uma grande diferença em relação ao Brasil aconteceu nas ruas e avenidas limpas e bem cuidadas. O povo grego reagiu, parou em greve geral, não aceitou a principio as medidas impostas por quem enquanto gastava nunca se preocupou em perguntar a sociedade civil se estava de acordo.

Por mera coincidência em 2000, os gregos realizaram as Olimpíadas da virada do milênio, torraram milhões de euros e depois foram sucumbindo ano após ano até chegaram ao estágio atual de sua economia combalida e fraca.

Que sirva de exemplo para governantes fanfarrões que chegam ao orgasmos quando consegue trazer para nosso pais a realização de onerosas competições internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Imaginem o que será gasto dentro da lei e por baixo dos panos com esses dois eventos?

O povo precisa ficar esperto e atento, pois tanto na Grécia como aqui em Brasília, tanto faz como tanto fez, se a maionese desandar quem vai pagar o prato quebrado serão os brasileiros do andar de baixo cm certeza.

7 de maio de 2010

Continuísmo dissimulado! PSDB = PT = PSDB...

As propostas podem não ser exatamente iguais, o discurso pode diferir em alguns pontos, mas o que se vê no próximo embate eleitoral para o cargo de presidente da república são dois candidatos monopolizando todos os demais partidos, exceção ao PV – Partido Verde, em troca de apoio para vencer as eleições.
O PMDB maior partido brasileiro não lança candidato desde 1989 se não me engano, prefere estar atrelado ao partido que julga ter o melhor casco para poder abrigar-se feito ostras no fundo da escuridão do poder republicano. Em troca de apoio de sua combalida legenda recebe cargos em ministérios, secretarias, diretorias de autarquias e estatais.
O DEM está agrupado com o PSDB desde sempre, não se dá ao trabalho de lançar candidatos próprios pelo mesmo motivo do PMDB. Está na oposição em Brasília no governo federal, mas sobra em muitos Estados com a ajuda do irmão tucano. Entre seus quadros está Arruda, Kassab, etc.
O PSDB governou de 1985 a 2001, o PT está no governo desde então, ou seja, dezesseis anos de continuísmo velado, dissimulado e com a desfaçatez característica em seus discursos nos palanques arrumados antes e durante as suas gestões. Vejamos alguns exemplos:
  • A carga tributária apenas cresceu, mas sempre foi injusta e nunca obteve apoio para uma ampla reforma em todo país. Jamais enquanto estiveram no poder tucanos ou petistas levaram alguma proposta com seriedade para diminuir o peso da cangalha que esta sob as costas da classe média brasileira.

  • A política econômica é a mesma desde 1994, nada mudou, nada foi acrescentado ou inovado depois que FHC saiu do poder, Lula que tinha tantas criticas ao estilo tucano de gerir suas finanças, após subir a rampa do planalto sofreu um forte ataque de amnésia que nunca mais o largou. Juros altos, política que favorece banqueiros e usineiros, dando as costas ao conjunto da sociedade.

  • A Saúde pública é tão idêntica que recentemente foi denunciado na imprensa que um projeto começado no governo FHC em 1.999 até hoje jamais foi implantado e o gasto já ultrapassa a casa dos R$ 419 milhões de reais. O mote foi à implantação do cartão eletrônico para os usuários do SUS- Sistema único de Saúde. Notem que nesta notícia percebemos que a incompetência e a corrupção são as mesmas nos dois partidos, pois até 2010 o tal cartão magnético não foi implantado em nenhum lugar.

  • O trabalhador paga em seus holerites IR durante doze meses, não tem a tabela de recolhimento de IR alterada, ficando a mesma congelada, recolhe um carro por ano a Receita Federal.
Enquanto isso o IGF – Imposto sobre Grandes Fortunas está parado no Congresso Nacional desde 1988, ou seja, nem PSDB nem PT nunca quiseram lutar para diminuir o imposto de renda do trabalhador assalariado, nem tão pouco cobrar dos milionários o que se deve e que está na nossa carta magna.
Nem PSDB nem muito menos o PT, jamais fizeram movimentos no sentido de implantar uma profunda reforma política no Brasil, apesar de sempre contarem com maioria absoluta durante suas gestões. Covardia? Medo? Defesa de interesses próprios? Ou o simples desejo da manutenção das regras espúrias que permitem que o jogo seja jogado assim como estamos assistindo há dezesseis anos?
Portanto ao chegar à frente da urna eletrônica esqueça o que leu e o que ouviu do PSDB e do PT e lembre-se que os dois candidatos Dilma e Serra pertencem ao mesmo útero, são irmãos siameses que se separaram para apenas e tão somente brigarem por si próprios. Nenhum deles vai reduzir as desigualdades que enfrentamos no nosso cotidiano, nenhum deles via reduzir o preço dos combustíveis e dos pedágios, nenhum deles vai diminuir ministérios ou reduzir a divida interna, nenhum deles vai ao menos rever o que está errado há mais de cem anos.

Voto - Uma escolha difícil

Ao longo das duas gestões do Lula percebi que a classe média não o tolera, alguns tem preconceito, outros tem criticas ácidas ao seus modos, muitos criticam a permissividade de seu governo para com a corrupção. Estão certos, porém nunca agiram assim em relação a Maluf, Quércia, Pitta, Kassab e tantos outros que já estiveram no poder.

O PT incomodou a todos com sua mania de querer ser perfeccionista, de achar que jamais cometeria erros, de que jamais iriam ver seus lideres envolvidos com as mesmas falcatruas que tanto criticou. Achavam que nunca iriam ver seus lideres com as mãos sujas da pior lama existente no solo de Brasília, o lodo da corrupção. Essa intransigência de parte dos petistas, quase uma soberba irritou durante anos os incautos, os apolíticos, os ateus, enfim, eles passavam a impressão de que quem não era petista era ladrão, era fraco, era imoral, era de direita e isso persistiu até que Lula foi ungido pelas urnas em 2001.

Poucos criticam suas gestão do ponto de vista prático, ou seja, partindo da premissa básica de que prometeu muito e pouco cumpriu; de que não fez nada para reduzir a carga tributária obscena que inviabiliza o crescimento ainda maior do país; da redução drástica da incidência de impostos sobre o "trabalho", o trabalhador com registro em carteira custa caro ao empregador, Lula não corrigiu essa distorção, como também não fez nada para que a distribuição de renda fosse menos injusta no país.

Lula não construiu e nem reformou estradas, portos, aeroportos em oito anos de mandato. Sua gestão em muito se assemelha às gestões de FHC, muita propaganda, planos com nomes pomposos para marketing, centenas de viagens e nada mais.

A economia mantida em patamares estáveis, dólar na faixa de desejo dos exportadores e a garantia de que os investidores fossem tratados melhor que o povo brasileiro em geral. Mas em que o governo FHC foi diferente, em nada, vendeu empresas, privatizou serviços e concedeu aos empresários negócios altamente lucrativos em troca de exploração de serviços que deveriam estar nas mãos do Estado.

Não fez nada e agora lança Serra para tentar impedir o avanço de Dilma, uma mulher que está longe de ter o escopo de uma petista tradicional, tem tanta experiência administrativa quanto FHC, tem menos estudo talvez.

Mas em nome da ojeriza à Lula, a Internet está inundada de mensagens que chegam a ponto de começar a defender o indefensável movimento que levou o pais a uma ditadura militar nojenta, movimento apoiado pelos americanos e que se baseou na ruptura da liberdade de imprensa, da não investigação dos atos daqueles que estavam no poder, vide Artur da Costa e Silva.

Uma ditadura que matou inocentes estabeleceu a censura para a cultura em geral. Fechou o congresso nacional e em seguida criou um bi-partidarismo com um partido de direita e outro de centro direita, ou seja, Arena e MDB.

Agora leio mensagens de defesa a essa mesma ditadura no afã de incriminar Dilma que foi uma das muitas pessoas que ajudaram a combater esse regime nefasto.

Incrível que Serra, FHC, Covas e muitos outros sempre se vangloriaram por terem sido expulsos do país por essa mesma ditadura, agora seus aliados ajudam a difamar a Dilma por ela ter sido mais "homem" que esses oportunistas que saíram em exílio, estudaram em universidades caríssimas, ganharam dinheiro e notoriedade à custa do regime militar.

Eu não voto em Dilma por vários motivos, mas nenhum deles passa próximo pelo fato dela ter tido coragem de lutar contra um bando de militares corruptos que se apoderaram de dinheiro, prestígio e governaram esse país com arrogância e crueldade.

Os mais novos é claro não se lembram desse período negro da história do país, das mortes de operários, estudantes e donas de casa que por qualquer motivo eram presos, torturados e assassinados nos porões fétidos do DOI-CODI em SP.

O episódio dantesco ocorrido no Rio de Janeiro com a explosão de uma bomba no colo de uma coronel do exército, artefato esse que ele iria soltar no Rio Centro, local de eventos e que estava lotado é uma das facetas nojentas dessa escória.

Essa mesma ditadura que criou e apoiou Maluf, ACM e tantos políticos nefastos.

Reitero que não votarei em Dilma, entretanto não posso votar no PSDB, uma partido que está a dezesseis anos no poder e não conseguiu formular um projeto educacional inteligente, não implantou um programa sequer para a saúde pública e olha que o tal Serra foi ministro da pasta da saúde.

O PSDB vendeu dezenas de empresas públicas, arrecadaram bilhões e esse dinheiro jamais teve uma explicação para sua aplicação. Não pagam precatórios, não reajustam salários de empregados de estatais e nem funcionários públicos, que, aliás, eles odeiam. Adoram publicidade, odeiam investir em segurança e habitação, se possível fosse fariam acordos até com o PCC, mas não conseguem fazer uma acordo que seja com os dirigentes e sindicalistas da Educação e Saúde em SP.

Diante disso prefiro anular meu voto, não somos obrigados a votar, mas sim comparecer as urnas, entre as opções estão o voto nos candidatos, o voto em branco e o voto nulo, aquele que serve para demonstrar ao poder estabelecido que as alternativas são fracas, muito aquém do que imaginamos capazes de dirigir o nosso Município, Estado ou País.

Desde a ditadura o TSE vem fazendo campanhas pagas para incutir na cabeça do povo que o voto é um grande avanço da democracia. Faz uma verdadeira lavagem cerebral, mas não explica por que então não retiram a alternativa "Nulo" da urna eletrônica? Se ela existe, devemos considerá-la como um a das opções, então por que votar em Serra ou Dilma?

Precisamos de mudanças estruturais, mudanças de atitude, de comportamento. Uma gente nova que venha para fazer uma revolução ética e rasgar tudo que favorece grupos corruptos que se aproveitam de tudo neste país de tantas riquezas, onde milhões ainda são analfabetos, outros milhões não têm água potável, nem esgoto tratado e vivem de forma miserável, são vitimas desses candidatos que ai estão. Enganados ainda votam com esperança nessa escória que depois de eleitos irão sumir e enriquecer cada vez mais.

26 de abril de 2010

Apenas mais uma coisa que deveríamos erradicar

A Progressão da Pena criada pela Lei nº 7.210/1984 é uma entre as muitas aberrações que são cometidas contra a sociedade brasileira em nome de algo que a própria sociedade não teve o direito de votar se queria ou não. Elegemos os políticos que depois de eleitos não nos perguntam (via plebiscito) qual a nossa opinião sobre determinados assuntos.
Elaboram leis e acham que estão fazendo algo em prol de alguém, por certo, sempre estão, mas raramente legislam em prol do povo brasileiro. No caso em questão, essa lei beneficia apenas e tão somente os criminosos e os administradores dos sistemas penitenciários.
A rigor a sociedade quer ver os réus presos, pagando por seus crimes atrás das grades, preferencialmente sem indultos, sem visitas íntimas, sem benefícios que tornem minimamente atraente a prisão. Hoje no Brasil temos um verdadeiro paraíso nas penitenciárias, onde os criminosos usam celulares, possuem acesso a TV de LCD e outras tantas regalias inaceitáveis que afrontam aos cidadãos que estão do lado de fora pagando toda essa aberração.
As penitenciárias são administradas por gente sem a necessária qualificação e competência, normalmente indicadas por governadores que não estão preocupados com essa questão tão séria. Lá fora muitos países adotaram a postura de privatizar as penitenciárias, aqui os governantes preferem dar aos empresários negócios melhores como Bancos, Ferrovias, Setor Elétrico, etc.
A redução das penas começou na Grã Bretanha, mais uma vez nossos políticos e os membros do judiciário preferiram agradar os seguidores dos direitos humanos, sem levar em conta que a Grã Bretanha vive uma realidade de primeiro mundo. Preferem dar chance ao criminoso para que ele se comporte bem na cadeia, em detrimento a sociedade que tem de conviver com o facínora mais rápido do que pretendia.
Isso facilita a vida dos administradores de presídios com certeza, mas faz com que o crime seja um pouco mais sedutor aos bandidos que não são poucos nas ruas. Isso sem contar que nas ruas estão também os que não foram presos, os que aguardam julgamento e os fugitivos do nosso sistema pena falido.
Em muitos países da Europa a pena é cumprida até o fim sem dó nem piedade. Nos EUA não existem redutores de penas e ainda tem a prisão perpétua e a pena de morte em alguns Estados. Nos países sérios do, não existe a necessidade de devolver estupradores, seqüestradores e homicidas ao convívio com a sociedade rapidamente, eles precisam antes pagar com rigor a divida contraída para com a sociedade.

Alguns brasileiros merecem os nossos políticos!

A maioria da população brasileira definitivamente não merece os políticos que temos, pois são honestos, trabalham, encontram tempo para prestar serviços voluntários, prezam a ética e cumprem com seus deveres de cidadãos em sua plenitude. Essa parte da população trabalha, gera empregos, geram divisas, riquezas e possuem hábitos saudáveis de modo de vida dentro de uma sociedade minimamente organizada. Podem ser assalariados, comerciantes, industriais, profissionais liberais, etc.

Entretanto, para cada brasileiro acima citado existem pelo menos três que são o oposto, vivem de forma desregrada, cometem atos ilícitos a cada novo dia em suas vidas. São muitos e estão devidamente espalhados por nosso imenso território.

Cometem vários tipos de pequenos delitos, contravenções, erros e tem como missão de vida levar vantagem para ganhar dinheiro da forma mais fácil possível, obter cargos, postos de serviço, poder, lugares nas filas, vantagens no bairro, no trânsito, nas escolas, enfim, são o avesso do avesso daquilo que é necessário para se catalogar como cidadão de bem.

Sempre os percebemos nas tragédias, nos momentos difíceis, nos acidentes, no caos eles emergem e se deixam conhecer do público em geral, embora nem sempre seja possível identificá-los formalmente. Pode ser um gerente de lotérica que não faz o jogo e engana centenas de pessoas ou um simples golpista.
No trânsito circulam sem CNH - Carteira Nacional de Habilitação, quase sempre causam graves acidentes, matam e ferem nas ruas e estradas impunemente, mas não desistem, somente param quando são interpelados em raras batidas policiais.

Nos pátios abarrotados de carros acidentados existem milhares de veículos que pertenciam a essa escória que envergonham e agem fora da lei. Na maioria esses veículos ficarão nos pátios para sempre aguardando decisões de juízes para serem destruídos e ou leiloados. Ainda nas estradas convivemos com os motoristas de caminhão, uma boa parte dirige conscientemente, respeitando os demais usuários e a si próprio.

Mas os demais são párias que aceitam das transportadoras covardemente horários e percursos inadmissíveis, para cumpri-los como cordeiros, se transformam em “bestas” animais e se drogam com comprimidos e outros narcóticos para então agüentarem firmes e cumprirem as ordens pré-determinadas. São os maiores causadores de grandes acidentes e mortes nas estradas, não raramente dormem e matam inocentes.

Existem os brasileiros que se deixam corromper, achando que sempre levam vantagem, com isso acabam alimentando uma cadeia genética de corruptos que ceifam vidas, progresso e desenvolvimento. Aceitam facilmente dinheiro ou postos de trabalho para em troca facilitar as coisas para os corruptos.
Uma parcela considerável não tem coragem de enfrentar alguém em posto de poder, seja governante ou um chefe de autarquia, mas gritam a vontade com seus subordinados, com sua funcionária (doméstica), gritam com caixas de supermercados e são arrogantes que se acham donos do universo. Para não se alongar muito vou apenas citar sem arrastar demais os dedos no teclado.

São todos que faltam com a verdade na frente dos tribunais, que maltratam animais, que colocam ou mandam atear fogo em terrenos, matas ou qualquer local que tenha vida, aqueles que cruzam semáforos no vermelho em plena luz do dia, aqueles que ficam na direita nas avenidas e estradas e impedem até ambulâncias de ultrapassarem-nos, aqueles que se acovardam nos escritórios e empresas em benefício próprio, enfim, todos os brasileiros que acreditam na Lei de Gerson. Vocês merecem os políticos que estão nos governando. Nós, por outro lado não merecemos nem vocês muito menos “eles”.

13 de abril de 2010

Uma ilha chamada Bauru

A cidade de Bauru continua sofrendo com a falta absoluta de iniciativa do Prefeito eleito e seus comandados, problema crônico que assola a administração da cidade desde há muitos anos. Falta criatividade, vontade de arregaçar as mangas e muito esforço no sentido de buscar as tais verbas federais prometidas por sua vice e pelo próprio prefeito. Falta buscar junto ao Governo estadual mais obras, mais desenvolvimento e menos conversa fiada.
O governo do Estado, aliás, cercou a região ao entorno de Bauru com muitos presídios, em seguida os transformou em regime semi-aberto. Isso vem causando muitos problemas para a já difícil segurança pública. Falta ao Prefeito exigir, sim, exigir do Governador que defina um novo comando da polícia militar para nossa cidade.
A zona sul vem sendo atacada a luz do dia e sem a luz da CPFL, que a rigor é péssima, pagamos taxa de iluminação, mas recebemos luz de lampião desta que já foi uma das melhores empresas do setor elétrico nacional. Hoje é um arremedo, minha rua está aqui para provar isso antes que algum “aspone” da companhia venha tentar defender o indefensável nesta tribuna.
Faltam policiais, faltam equipamentos em quantidade superiores a necessidade advinda da nova demanda em razão dos presídios e também do deslocamento de familiares e amigos dos presos que acabam ficando na nossa cidade esperando o momento para “trabalhar”.
A policia militar da cidade sempre teve um excelente resultado frente às situações em que foram exigidas de suas tropas, entretanto, passou da hora do Prefeito, da Vice- Prefeita e do representante da assembléia legislativa da região somarem esforços junto aos seus lideres e partidos para que a situação seja revertida. Não sei sinceramente o que estão esperando.
Durante muito tempo a cidade viveu distante das praças de pedágios, exceto para aqueles que rumavam para São Paulo com seus veículos. Agora estão sentindo na pele o custo abusivo dos pedágios tucanos espalhados pelas estradas paulistas. No Estado são exatamente 227 praças de pedágios que transformam o quilometro rodado no nosso Estado como o mais caro do Brasil e do mundo. São R$ 126 mil por segundo arrecadado nas praças de pedágio.
Algumas estradas estavam prontas como, por exemplo, as Rodovias Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera, etc. Outras como a Bauru – Ipaussu ainda não estava pronta e foi transferida para concessionárias que instalaram rapidamente as praças de pedágios para depois de cinco ou seis anos duplicarem a estrada. No caso das grandes estradas que já estavam duplicadas com dinheiro publico o lucro é imediato.
O percurso entre a cidade de Lins (cem quilômetros de Bauru) até Botucatu (94 km de Bauru) ficou mais caro do que a viagem entre SP – Belo Horizonte (578 km’s). Ou seja, andar 200 quilômetros dentro do nosso Estado é mais dispendioso do que andar quase seiscentos numa rodovia federal igualmente duplicada e com concessão.
Dentro de Bauru temos falta de segurança, trânsito caótica, sujeira nas ruas e logradouros públicos, falta de desenvolvimento sustentado e toda sorte de problemas não resolvidos há décadas. Ao redor de Bauru temos presídios e pedágios escorchantes colocados graças ao Governo do Estado. Fugir para onde? Manter as estradas em ordem sempre foi desde sempre responsabilidade total do Estado, portanto dizer que pagamos pedágio, mas temos as melhores estradas é querer chamar o cidadão de otário. Pois quem construiu as grandes rodovias paulistas não foram aqueles que as encheram de pedágios. Sem contar que ainda pagamos IPVA e licenciamento.

Assassino mata com a ajuda indireta da Justiça e da Policia Civil

Primeiro um jovem desapareceu da cidade de Luziânia – GO, a mãe deu parte do desaparecimento à polícia civil e nada. Em seguida mais cinco jovens desapareceram e seus familiares fizeram o mesmo trajeto até a delegacia e receberam respostas absurdas daqueles que deveriam proteger e trabalhar em prol do povo daquela cidade.
- Calma senhora, seu filho deve estar na casa de algum parente.
- Calma senhora, será que ele não fugiu de sua casa?
O caso ganhou manchetes nacionais, as mães descontroladas foram até Brasília pedir ajuda ao Congresso Nacional inutilmente como já era esperado, em seguida pediram ajuda ao governo, nova perda de tempo, foram então a polícia federal.
Neste ínterim a polícia local consegue uma pista e percebe que estava sendo precipitada ao pré-julgar os jovens perante seus pais, eles não haviam se envolvido com drogas, não haviam fugido de casa, estavam mortos.
Foram cruelmente assassinado Diego Alves, 13 anos, Paulo Victor de 16 anos, George Rabelo de 17 anos, Divino Luiz de 16 anos, Flávio Augusto de 14 anos e por fim Márcio Luiz de 19 anos. Todos executados a pauladas e enterrados em cova rasa nas proximidades de Luziânia.
O facínora que cometeu esses crimes bárbaros estava solto graças à justiça brasileira que permite que criminosos sejam libertados sem a mínima condição de convivência social. Em 23 de dezembro o monstro foi libertado da Cadeia de Papuda em Brasília após avaliação do Juizado de Instrução Penal.
Esse monstro havia sido preso por abuso de criança e após quatro aninhos a justiça ficou com piedade e soltou o criminoso para que ele acaba-se com a vida de seis jovens e de todas as seis famílias. Somente no Brasil um psicopata desses consegue sair da prisão sem que sejam realizados laudos rigorosos e baseados em estudos sérios.
A pressa de devolver os monstros assassinos para o seio da sociedade é tanto e depois ainda ficamos à mercê de uma polícia fraca, mal equipada, mal remunerada e sem vontade alguma de prestar os serviços para os quais foram contratados.
É preciso que a nossa sociedade acorde, chega de direitos humanos para criminosos, chega de leis brandas, chega de obscenidades como essa ridícula progressão penal, chega de indultos. O sistema brasileiro que ser de primeiro mundo aplicado num país de terceiro mundo com políticos de quinto mundo.
Essa estória de querer recuperar criminosos e monstros irrecuperáveis já passou da hora de ser revista. Todos são iguais perante as leis, a partir do momento que o cidadão mata, seqüestra, estupra e comete crimes hediondos, sua conduta deve levá-lo a julgamento e se condenado a cumprir pena em regime ultrafechado, sem direito a nenhuma mordomia.
Os defensores dos direitos humanos e do atual sistema penitenciário que façam uma visita às famílias dos seis jovens inocentes que foram massacrados a pauladas e digam a elas que defendem o imoral sistema jurídico brasileiro.
Admar de Jesus é o nome do monstro que alguns burocratas da Cadeia da Papuda no Distrito Federal soltaram para tirar a vida de seis jovens menos de um mês depois em Luziânia – GO. Esses membros do Juizado de Instrução Penal são parte integrante dessa indecência que temos de aturar nesse país medíocre, onde quem comete crimes hediondos têm mais liberdade e direitos do que quem sustenta toda essa corja com impostos.

O descaso oficial de Angra á Niterói

Mudam as cidades, o Estado é o mesmo, os prefeitos são diferentes, mas o povo será tratado sempre da mesma forma, ou seja, com desprezo absoluto. A cada nova tragédia e elas se multiplicam nas páginas dos jornais e nos telejornais noturnos, são centenas de mortos, milhares de desabrigados e milhões atingidos a cada nova desgraça.
O Presidente da República diz que o problema é da natureza, e também das invasões desordenadas, mas alerta a todos, haverá Copa do Mundo e Olimpíadas no RJ. Ufá, que bom saber que continuaremos vendo o sofrimento dos cariocas sem perder os eventos tão importantes e imprescindíveis para a sociedade.
O Governador Cabral que outro dia estava em prantos por conta da diminuição da montanha de dinheiro a entrar relativo aos Royalties no seu Estado, jamais derrubou uma lágrima para os familiares das vitimas de Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Niterói.
Quanto às tragédias o governador manteve a mesma opinião com relação aos “culpados”, São Pedro foi eleito como o grande vilão do Rio de Janeiro. Claro que, os políticos sempre esquecem que por maiores que sejam os seus volumes pluviométricos que desabem sobre a cidade jamais vão matar tanto se obras de infra-estrutura tivessem sido realizadas com o dinheiro de impostos e royalties inclusive.
O prefeito fanfarrão da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paez, igualmente culpou a natureza e as invasões desordenadas aos morros pelo povo. Engraçado esse fulano, quem durante esses anos todos arrecadou impostos como o IPTU, por exemplo, e permitiu as invasões? Foi a Prefeitura Municipal ou ela não sabia que deveria fiscalizar e punir os invasores ao longo deste tempo todo?
Os três amigos (Lula, Cabral e Paes) são amigos entre si, mas não gostam muito de resolver as coisas do povo. Os projetos habitacionais existem nas propagandas e nas promessas eleitoreiras de ambos, porém quando a chuva cai e o morro desaba, eles dizem que os invasores são os únicos culpados ao lado de São Pedro.
Quando então esses clones de políticos vão agir e dotar a cidade de habitações com saneamento básico, energia elétrica, coleta de lixo, transporte e escolas? Quando? Eu sei, nunca...
Nem na Copa do Mundo de 2014, se houver, pois nenhuma obra começou e o tempo corre contra os incompetentes também. Nem nas Olimpíadas em 2016, pois o superfaturamento de obras tomará o tempo dessa escória envolvida neste projeto megalomaníaco.
O lixão que explodiu no morro do Bumba em Niterói deveria estar cheio de resíduos de prefeitos anteriores e do atual que na verdade é meio perpétuo naquela cidade. Está no poder desde 1989 e nunca fez nada por ninguém de sua cidade. Um verdadeiro lixão de políticos que cheira mal e pode matar.
Ou seja, não foi à primeira nem a última tragédia que se abateram sobre os cariocas, infelizmente outras enchentes, deslizamentos ocorrerão e as desculpas serão as mesmas, pode mudar as moscas, mas o estrume será o mesmo.