Seguidores

1 de maio de 2024

Prefeita tranca pauta, progresso e saneamento!

 

Na Umbanda e em outras religiões afro-brasileiras, Tranca Rua (ou Tranca Ruas) se refere a uma entidade espiritual ou falange de entidades com diversas funções relacionadas à proteção, limpeza energética e abertura de caminhos.

Na vida bauruense, temos uma prefeita que mandou trancar a pauta da Câmara Municipal enquanto não fosse levado ao plenário e votado o projeto do executivo, que pretende torrar bilhões a longo prazo e promete soluções que provocaram inúmeras dúvidas aos vereadores de oposição e a uma parcela enorme da sociedade.

Por que não há garantia de que o projeto será executado, visto que ele contém implicitamente a cessão do Departamento de Água e Esgoto – DAE do município e não demonstra ser a solução para os problemas de enchentes e para o término da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, uma obra que começou em 2015, já tem nove anos e foi paralisada na gestão atual da prefeita Suéllen Rosim.

Agora, ela quer tirar a bola do jogo, levar para casa e não deixar que os garotos e garotas continuem a jogar o jogo democrático da boa política. A prefeita entrou com duas ações junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, impedindo que os servidores públicos compareçam as audiências ou convocações da Câmara.

Isso tudo demonstra aos bons entendedores que o projeto, embora contestado por arquitetos, engenheiros, urbanistas e advogados, tem muito valor sentimental para a prefeita de Bauru. Visto que ela não aceita nada que não seja sua aprovação a toque de caixa...

Ela conta com a reeleição, embora caso os eleitores tenham consciência, vão perceber que ela em quatro anos nada fez para resolver os problemas das enchentes de décadas na Nações Unidas, paralisou obra com recursos a fundo perdido + a cobrança da CPMF bauruense - Fundo de Tratamento de Esgotos (FTE), não efetuou troca da iluminação pública por Led, não dotou a cidade de videomonitoramento para dar mais segurança a todos, manteve a cidade constantemente sem água em diversos bairros, transporte coletivo imundo e caro.

Portanto, se em outubro a avaliação dos eleitores for em cima da gestão que está terminando este ano, a prefeita terá dificuldade em se reeleger. Talvez o Tranca Pauta não seja suficiente, nem os carguinhos que alguns vereadores costumam usufruir nas gestões em Bauru.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: