Sempre ouvi pessoas sem argumentos e sem conhecimento da história e da política nacional vociferarem absurdos sem terem provas ou argumentação consistentes para referendar aquilo que diziam em tom solene.
Uma dessas frases repetidas à exaustão é a seguinte: “A esquerda acabou com o Brasil”, ou ainda, “A corrupção começou com o PT”. São afirmações mentirosas e sem nenhum lastro na história do nosso país.
Senão vejamos no quadro abaixo:
1500-1822 – Direita 1823-1889 – Direita 1890-1946 Direita
1947 a 1960 – Direita 1961-1964 – Esquerda 1964-1985 Direita
1986 a 2002 – Direita 2003-2016 – Esquerda 2016-2022 Direita
2023 a 2026 – Esquerda.
Fica difícil supor que durante quinhentos e cinco anos da existência do Brasil, governados por alguém de direita, não houve corrupção sistemática, não tivemos inflação, escravidão, atraso da participação da mulher na vida política nacional, privatizações danosas a economia, desmontes e déficit escolar. Porém, insistem que nos vinte e um anos em que alguém de esquerda esteve no poder, conseguiu destruir o país, arruinar a economia, sem deixar nenhum legado positivo para a população?
Os políticos de partidos de direita e extrema direita sabem que não possuem legado em seus munícipios, estados e no país quando governados por políticos de direita. Certa ocasião um economista, numa rádio de Bauru, me perguntou sobre Tarcísio de Freitas, então candidato ao governo de SP. Respondi que o candidato não possuía legado algum, não havia realizado nada pelo país nem por seu próprio estado (RJ). O economista ficou nervoso e prontamente o defendeu dizendo que: “Mas ele privatizou portos e aeroportos”.
Sim, na cabeça dos conservadores, dos políticos de direita e do empresariado, privatização é mais importante do que a construção de Hospitais, Universidades, Rodovias, Ferrovias, Escolas, Creches, etc. Querem pelo simples motivo de que a privatização rende muito dinheiro, enquanto nas mãos do Estado eles não podem intervir.
Infelizmente, o brasileiro comum, em especial, os eleitores deveriam saber diferenciar os políticos que trabalham em prol deles daqueles que nada fazem enquanto estão no poder. Se os brasileiros elegessem bons vereadores, deputados e senadores, com toda certeza, os partidos políticos iriam melhorar a qualidade dos seus candidatos, elevando o nível daqueles que terão, caso eleitos, o dever de legislar, fiscalizar o executivo e representar o povo brasileiro.
Enquanto tivermos eleitores acreditando em Fake News ou dizendo que não querem o “comunismo” de volta, um sistema de governo que nunca existiu no país, não teremos chance alguma de evolução e desenvolvimento para o Brasil. Quando pensar sobre isso, recorde os anos de 2016-2022, pesquise neste período o que foi realizado no Brasil. Simples assim!
Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário:
Postar um comentário