Seguidores

17 de dezembro de 2021

Mandatos coletivos são formalizados pelo TSE para as próximas eleições!

Apesar de existirem há duas eleições, os mandatos coletivos ainda não possuíam regras formais e nem estavam previstos na lei.

               O ministro do STF, Edson Fachin - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Dessa maneira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (16) uma resolução que permite incluir nas urnas eletrônicas o nome do representante e do coletivo.

Com isso, o TSE estabeleceu que o nome do candidato continuará a aparecer na urna, mas deverá ser acompanhado do nome do coletivo que o apoia.

Por exemplo, o candidato “X” pertence ao coletivo “Y” então, o nome de “X” deverá estar acompanhado do nome de “Y” na urna: “X” do coletivo “Y”.

Segundo o TSE, o nome do coletivo não pode substituir o nome do candidato.

“No caso de candidaturas promovidas coletivamente, a candidata ou o candidato poderá, na composição de seu nome para a urna, apor ao nome pelo qual se identifica individualmente a designação do grupo ou coletivo social que apoia sua candidatura, respeitado o limite máximo de caracteres”.

No entanto, o TSE reforça que continua vedado o registro de nome de urna do coletivo ou grupo social, ou seja, a candidatura continua sendo individual.

A matéria ficou sob relatoria do ministro Edson Fachin que afirmou que o TSE “concretiza diretriz de democratização da participação política, que não colide com nenhuma regra legal, uma vez que a candidatura continua a ser individualizada”.

Por fim, o ministro Fachin declarou que o regramento estabelecido visa não confundir o eleitor, mas sim “esclarecer sobre o perfil da candidata ou do candidato”.

Autor: Marcelo Hailer - Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Publicado na Revista Fórum.

 

Se ainda ficou em dúvida sobre esse assunto, consulte: https://blog.mackenzie.br/vestibular/atualidades/o-que-sao-mandatos-coletivos/

Nenhum comentário: