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12 de março de 2025

Obra para a Copa do Mundo de 2014 ainda não inaugurada em SP!

  

Foto: Divulgação.

O projeto foi lançado em 2012, durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), com início das obras em 2013. A inauguração que deveria ser para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, foi sofrendo vários adiamentos, o primeiro deles para o maio de 2015. Desde então, a data foi prorrogada diversas vezes.

A Estação fica na região da avenida Paulo Guilguer Reimberg. O lançamento faz parte do projeto de expansão da linha 9 - Esmeralda, que liga Osasco, na região metropolitana, ao Grajaú, no extremo sul da capital paulista. Sem contar com a nova estação, a linha 9 tem 37,3 km de extensão.

O partido de Geraldo Alckmin à época ficou 28 anos no poder, sem conseguir inaugurar essa e outras tantas obras importantes para o Estado de São Paulo e a sua capital. Três copas do mundo já foram realizadas sem que o Monotrilho tenha sido inaugurado. Uma vergonha para o nosso Estado.

O atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP), assumiu o compromisso de inaugurar a obra no ano eleitoral de 2026. Mera coincidência, claro, e será preciso verificar à época se a inauguração será completa ou apenas mais uma obra eleitoreira no país.

A mesma situação ocorreu em Cuiabá, onde a obra prevista para estar em funcionamento na Copa do Mundo de 2014, o VLT (veículo leve sobre trilhos) que ligaria Cuiabá à vizinha Várzea Grande começou a ser desmontado pelo governo de Mato Grosso. Seis quilômetros de trilhos que já estavam instalados foram arrancados. Um dos maiores escândalos entre obras públicas não entregues no país, a construção custou até agora R$ 1,066 bilhão, tudo em verbas federais. Os trens que deveriam estar transportando passageiros hoje dividem espaço com montanhas de concreto, vergalhões e borracha. Só de trilhos, são 24 quilômetros de aço importado da Polônia.

 

Perceba que os escândalos, desvios, obras paradas ou não concluídas são mais comuns do que podemos imaginar em todo país. Os governantes terminam o mandato, outros se elegem e reelegem sem, no entanto, dar destinação aos recursos milionários investidos nestas obras.

Imaginem quantos recursos foram desperdiçados nesta obra de São Paulo? Uma obra que além do tempo em que ficou parada, do prejuízo financeiro, ainda causa transtorno diários para os paulistanos que usam aquelas vias.

Se você contar para alguém do chamado primeiro mundo ou para um engenheiro chinês que uma obra de construção de um Monotrilho em São Paulo levou 13 anos e ainda não foi inaugurada, ele com certeza irá duvidar.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

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