Seguidores

15 de março de 2024

Vivemos entre o Brasil real e o paralelo do atraso e ranço político!

 Students working in study group     

Estamos vivendo uma polarização política que atravessa os períodos eleitorais e, com isso, divide o país ao meio, com discussões inócuas, sem propostas e sem trazer avanços políticos para a sociedade.

E o pior é que ela é permeada apenas e tão somente por Fake News, disseminadas exaustivamente pelos políticos de direita, em sua maior parte bolsonaristas contra a esquerda. São milhares de mentiras que pairam no ar, enviadas pelas pessoas nos aplicativos de comunicação, como WhatsApp e Telegram. Também são espalhadas nas demais redes sociais.

Não há preocupação alguma em criminalizar esses disseminadores, não há reação da sociedade que está sendo afetada, e que, na verdade, prefere crer nas mentiras do que buscar a verdade pesquisando.

Com tudo isso, vivemos uma situação inusitada, onde temos um Brasil real, com instituições funcionando, democracia respeitada e todo sistema em pleno funcionamento. Em paralelo, existe o Brasil dos patriotários, com sua realidade deturpada por centenas de mentiras.

Deputados bolsonaristas viajaram diversas vezes para a Argentina, Israel e EUA para difamar o nosso Brasil real, mentindo sobre uma inexistente ditadura de Lula, difamando nosso sistema eleitoral e judiciário. Por que fazem isso? Precisam manter a narrativa que Bolsonaro perdeu uma eleição fraudada, que não houve tentativa de golpe de Estado e que eles são vítimas de um sistema que não existe na prática.

Esses delírios prejudicam parcialmente nosso país no exterior, atrasam o andamento do Congresso Nacional, onde esses políticos tentam impor à força medidas, Leis e até Propostas de Emendas Constitucionais (PEC) goela abaixo da sociedade.

Triste e patético é que esses políticos inexpressivos tiveram quatro anos de poder com Bolsonaro, nada foi feito, não houve legado, exceto de discursos golpistas, de volta da ditadura militar e de golpes de estado. Não houve construção de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos ou universidades. Lula acaba de entregar um projeto para criação de 100 escolas técnicas federais, com 140 mil vagas. Bolsonaro entregou zero em quatro anos.

Não tem discussão, pois não tem argumentação. Restam as mentiras, as falácias e o uso de mecanismos torpes para tentar enganar a sociedade. Até quando?

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Um comentário:

OCIMAR CASTILHO disse...

E a situação é agravada por congressistas do "centrão" que atuam sem qualquer compromisso com o país e com a população mais vulnerável.