Seguidores

1 de março de 2024

Eva Blay, tire o véu dos olhos!

  

Em 7 de dezembro de 2017, o jovem palestino Fawzi al-Junaidi, foi preso em Hebron, na Cisjordânia, um dia após Trump declarar Jerusalém capital de Israel. O rapaz franzino foi acusado de lançar pedras e levado de olhos vendados por 20 soldados. Alessia Pelonzia, designer italiana, a partir da foto mostrando a brutalidade dos soldados israelenses contra o jovem, fez este desenho que publicou no Twitter. Em entrevista à agência Anadolu, da Turquia, Alessia disse que a imagem a impressionou muito: “Eu decidi quase imediatamente desenhar algo. Você pode ver a bandeira palestina no desenho de qualquer maneira. É algo que não pode ser silenciado. Não se pode varrer a identidade de um povo debaixo do tapete. A liberdade é um dos princípios básicos da arte. Nós, artistas, não podemos nem devemos permanecer indiferentes à questão palestina. A solidariedade é a coisa mais importante nestes tempos obscuros, e acredito que uma das armas mais poderosas contra a injustiça’’. Fonte: Esquerdaonline.

Eva Alterman Blay escreveu um artigo – postado no Jornal da USP e republicado no site A Terra é Redonda – afirmando que parte da esquerda odeia os judeus e que “ao se alinhar ao grupo terrorista Hamas, a esquerda abdicou de seus valores morais e intelectuais”.

Convenhamos, não é exatamente uma argumentação honesta acusar a esquerda de ter se alinhado ao Hamas. Falar em “parte da esquerda” é um recurso para evitar conflitos com alguns setores da esquerda. Mas a acusação é genérica, cabe para qualquer um que condene o governo de Israel de genocida.

Tecendo um conjunto de citações diversas de fatos e declarações que mostram o profundo conflito que envolve o Oriente Médio e repercutem mundo afora, Blay considera que as declarações de ministros do governo de Israel chamando os palestinos de animais e algumas propondo a limpeza de Gaza são “frases infelizes de um membro do Gabinete israelense”.

No entanto, aponta o dedo para políticos de esquerda de fazerem acusações e propostas “com frases que lembram a Inquisição e o nazismo”. Ou seja, as frases dos ministros de Israel são infelizes; a dos políticos de esquerda lembram o nazismo. Quantos pesos e quantas medidas estão nesse texto?

É preciso tirar a venda dos olhos.

A Torá e o Holocausto não passam de um véu posto pelos atuais governantes de Israel.

São usados através de uma leitura desonesta e instrumental para encobrir sua verdadeira razão de ser na contemporaneidade: Israel é uma base avançada militar atômica – não declarada – no Oriente Médio do império financeiro, industrial e militar norte-americano para preservar o acesso dos EUA ao petróleo e gás, elementos decisivos para manter o dólar como moeda universal e poderio econômico dos EUA.

Sem meias palavras, num arroubo de sinceridade, Robert Kennedy Jr., candidato independente a presidente dos EUA, declarou que “Israel é a nossa fortaleza. É quase como ter um porta-aviões no Oriente Médio. (…) Se Israel desaparecer, os BRICS vão controlar 90% do petróleo do mundo e isso seria uma catástrofe para nossos interesses”.

A Torá e o Alcorão também são instrumentalizados pelos sucessivos governos israelenses.

Os pedidos de paz vindos de sionistas, mesmo daqueles que se pretendem bem intencionados, têm se mostrado tão somente mecanismos para ganhar tempo na implantação de mais colônias ilegais, mais violência contra o povo palestino, que há 75 anos ouve falar de paz vivendo sob um inferno. Não há santos na região. Nem o Hamas é santo, nem o governo de Israel é santo.

Santos são os homens, mulheres e crianças palestinos e judeus vítimas dos seguidos massacres decorrentes de o Estado sionista querer dominar a região na sua totalidade. Tanto é verdade que essas são as reais causas do conflito que alguns dos países de tradição islâmica não se alinham necessariamente e de fato ao Hamas ou à causa palestina.

Ao contrário, em 2020, Israel normalizou as suas relações com os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, e reforçou os laços com o Marrocos e o Sudão. De outro lado, a Arábia Saudita estava em vias de se alinhar a Israel para estabelecer cooperação em matéria de segurança e obter apoio para o seu programa nuclear. Estes é um dos possíveis motivos que levaram o Hamas à ação terrorista do 7 de outubro, entre outros como as décadas de infâmia contra os palestinos. Seguidores oportunistas do Alcorão e da Torá estão juntos quando está em questão o poderio econômico global. Têm razão os judeus que acusam Benjamin Netanyahu de usar a Torá para seus fins políticos.

O governo de Israel está conduzindo os judeus de Israel para um caldeirão de ódio cego com o objetivo nítido de expandir sua base territorial e ter uma força militar altamente treinada e permanentemente mobilizada à disposição do império para garantir seu poderio na região.

Fora o governo genocida de Benjamin Netanyahu!

Autor: Artur Scavone é jornalista e mestre em filosofia pela USP. Publicado no Site Viomundo.

Nenhum comentário: