Antes de mais nada, a dialética hegeliana é uma teoria filosófica desenvolvida por Georg Wilhelm Friedrich Hegel no século XIX. A dialética é um método que busca compreender a evolução histórica e o desenvolvimento do pensamento a partir do conflito e da contradição entre ideias opostas.
Segundo Hegel, a dialética consiste em três momentos: a tese, a antítese e a síntese. A tese é uma ideia ou conceito inicial, a antítese é a negação ou contradição dessa ideia, e a síntese é a superação das contradições entre tese e antítese em um novo conceito, mais completo e abrangente.
Hegel aplicou a dialética à história, argumentando que a evolução da sociedade e do pensamento humano ocorre através de um processo dialético de conflito e síntese entre ideias opostas. Para Hegel, o objetivo final da história é o surgimento do Estado racional, no qual o indivíduo é reconhecido em sua liberdade e subjetividade.
A dialética hegeliana teve grande influência na filosofia, na política e nas ciências sociais, e influenciou outros pensadores importantes, como Karl Marx e Friedrich Engels.
Ela serve ou pode tentar explicar porque milhões de pessoas no Brasil, mesmo vivendo num regime de democracia pluralista, com direito sagrado ao voto para a escolha de seus representantes de repente sai às ruas pedindo Intervenção ou Golpe Militar, que na verdade representam a adoção do regime de ditadura militar.
Esse movimento comandado pela extrema direita, usando um ou mais políticos, servem para criar um problema e esse problema cria uma reação. Se houver medo e histeria suficiente, as pessoas não só aceitarão a solução que limita seus direitos e suas liberdades, mas também vão acabar implorando por isso.
O uso das redes sociais e aplicativos de mensagens rápidas é o caminho ideal para que esses líderes espalhem o medo, a mentira, a discórdia e a desinformação entre as pessoas. Ex: fake news que estão sendo enviadas às pessoas com desinformações no caso dos ataques às escolas.
Os políticos nefastos de direita, normalmente ligados a núcleos religiosos evangélicos e de grupos empresariais, são os únicos interessados em manipular as pessoas até que estas implorem por uma ditadura militar. Foi assim em 1964 e quase aconteceu novamente em 2022.
Crédito: IFunny
Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário