Seguidores

1 de agosto de 2022

Negociação e respeito aos servidores evitariam greve!

Antes de divulgar o aumento do vale refeição dos servidores municipais com recursos públicos, a prefeita de Bauru deveria ter tomado o cuidado de antever que os empregados da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) iriam pleitear a equiparação do benefício.  Afinal de contas, se do ponto de vista legal, a empresa é uma autarquia, sua ligação umbilical com a Prefeitura não deixa dúvidas quanto ao fato de que na prática suas decisões estão interligadas.

A negociação munida de transparência teria evitado o desgaste e a greve iniciada pelos coletores de lixo da Emdurb. Depois de alguns dias em que nada foi feito, a prefeita resolve contratar com dinheiro do povo uma empresa particular para recolher o lixo das ruas. A decisão atende a limpeza das ruas da cidade repletas de sacos de lixo, porém, agrava ainda mais o conflito com os empregados.

Falta habilidade, falta conhecimento, falta gestão no trato com a coisas pública e humanidade no relacionamento com todos os envolvidos. Mas como exigir isso de uma política recém empossada que nunca esteve preocupada com os servidores e a sociedade? Sua fixação por redes sociais e por sua religião a mantém equidistante do olho do furacão.

Não fosse por este motivo e o fato de que suas atenções estão voltadas para a candidatura de sua mãe Lucia Rosim a deputada estadual, talvez tivesse tido tempo para evitar essa situação desagradável ao município.

Se é para recorrer a caminhões particulares de empresas privadas, imaginamos que em outras situações de conflitos entre o Poder Executivo e outras categorias de servidores teremos sempre a contratação e serviços particulares a peso de ouro para tentar minimizar os efeitos da falta de aptidão para o cargo.

Quem dera a sociedade pudesse contratar um Prefeito terceirizado para substituir alguém que demonstrou incapacidade para a gestão da cidade? Quem dera fosse fácil assim...

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: