Seguidores

1 de agosto de 2020

Buscando culpados para a própria incompetência!

"Todo governo que não age na base
do princípio da república, isto é, que
não faz da 'res pública' o seu objetivo
completo e único, não é um governo bom."
Thomas Paine.

Desde sua posse em janeiro de 2019, o presidente não faz outra coisa a não ser buscar inimigos imaginários para tentar justificar a fraqueza de sua gestão. Sua incompetência salta aos olhos de qualquer leigo, desde que não seja um dos seus 300 seguidores ou um Xiita daqueles que possuem políticos de estimação.
Ao longo deste período de um ano e meio os principais inimigos do presidente e por conseguinte do bolsonarismo raiz são Rodrigo Maia – Presidente da Câmara Federal, David Alcolumbre – Presidente do Senado e os Ministros do STF.
Será que estas pessoas públicas e suas instituições são culpadas por:
Bolsonaro ter nomeado três ministros para a educação, sendo um que não era brasileiro (colombiano Ricardo Velez), outro que era apenas semialfabetizado por completo (Weintraub) e um terceiro que era um fanfarrão adulterador de currículo?
Bolsonaro ter demitido dois médicos que estavam ocupando o cargo de Ministros da Saúde num espaço de um mês, colocando um general no lugar deles, sem que este seja médico, entenda de medicina ou de saúde pública?
Pela ausência de projetos de governo que busquem o desenvolvimento sustentável, a retomada dos empregos com carteira assinada, obras de infraestrutura que possam duplicar estradas, construir portos e aeroportos para escoamento de grãos ou ainda, levar saneamento básico ao nosso povo?
Pela ausência de diálogo do governo para com o Congresso e os demais órgãos ou instituições democráticas?
Pela indicação e manutenção de um ministro que permite a destruição com queimadas e invasões de áreas ambientais. A matança de lideranças indígenas dentro de seus territórios. Sendo este ministro um conhecido da Justiça, onde possui processo em andamento por corrupção e outros ilícitos?
Pela indicação e manutenção do Ministro do Turismo apesar dos indícios claros e evidentes de participação no Esquema das Candidaturas de laranjas na sua própria campanha eleitoral?
Seus filhos Eduardo, Flávio e Carlos terem sempre a participação nociva, agressiva e destrutiva no ambiente da republica, criando um ambiente tenso, desfavorável e de muita animosidade com políticos que tem opinião divergente de seu pai?
Pelo fato de o Ministro Paulo Guedes olhar a economia apenas pelo viés do mercado financeiro? Desprovido de um Plano Econômico que pudesse alavancar a economia do país?
Pelo negacionismo do presidente em relação a ciência, a medicina e organismos mundiais como a ONU e a OMS?
Enfim, seriam eles culpados pela conduta irresponsável de Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus, que já matou até ontem mais de 87 mil brasileiros?
Em todos os tempos, durante vários governos os ocupantes destes cargos com raras exceções nunca foram tão execrados por simpatizantes do presidente eleito, nem nos tempos de Sarney, Collor ou Dilma.
A verdade é que falta ao presidente aquilo que seus eleitores (38% dos votos válidos na eleição de 2018) fingiram não ver, sua incapacidade gritante demonstrada ao longo de vinte e oito anos em que esteve na Câmara como deputado federal. Aliás, desde sua passagem pelo Exército, onde foi expulso, nunca teve destaque por sua inteligência ou capacidade de aglutinar pessoas, liderar e conduzir processo de gestão pública.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: