Seguidores

2 de junho de 2020

Discursos vazios!

“Pessoas que são boas em arranjar desculpas
raramente são boas em qualquer outra coisa.”
Benjamin Franklin

Ao ler ou ouvir os discursos enfadonhos de Donald Trump, Jair Bolsonaro, Stefan Lofven (Suécia) e Viktor Orbán (Hungria), todos eleitos por segmentos de direita em seus respectivos países, percebemos algumas coisas em comum: Falta de argumentação e a insistência em culpar a esquerda pelos problemas que eles não conseguem resolver em seus próprios países em suas respectivas administrações.
Donald Trump tratou a pandemia nos EUA em fevereiro/20, como se fosse um simples surto de gripe, isso acabou produzindo mais de cem mil americanos mortos e uma crise sanitária sem precedentes naquele país. Para piorar ainda mais sua situação, um policial branco na cidade de Minneapolis no Estado americano de Minnesota matou um negro inocente sufocando-o com o joelho.
Nem o risco da pandemia segurou o povo americano que saiu as ruas para protestar contra o racismo, a violência dos policiais brancos contra os negros e acabou transformando o ato isolado em uma grande manifestação contra o governo americano de Trump.
Em seu discurso, Trump finge que nada está acontecendo e culpa a esquerda, fala sobre mortes no comunismo, desanda a falar bobagens sobre o socialismo, de forma enfadonha e sem sentido, diante de cem mil mortos por absoluta falta de sua liderança frente a pandemia do Coronavírus.
Aqui no Brasil, sofremos com a verborragia inútil, chula e sem argumentação decente de Jair Bolsonaro, um inculto que usa da estratégia de culpar a esquerda que não está no poder há vários anos, ou eleger inimigos nos outros dois poderes da república – Judiciários e Legislativo, para atenuar sua incompetência à frente do país.
O povo em ambos os casos está farto dessa discussão ideológica rasteira que não leva ao desenvolvimento dos países, não promove a volta do emprego, não resolve problemas da saúde ou educação. Uma conversa enfadonha que até pode ser aceita na campanha eleitoral, porém, jamais no cotidiano de uma administração de um país.
Jair Bolsonaro é muito pior do que os citados políticos de direita, que ao menos tem experiência, formação universitária e conteúdo político. Sua obsessão em salvaguardar os filhos dos crimes cometidos, de proteger aliados que sonegam impostos, falsificam e deturpam informações com Fake News é notória, chegando ao ponto de interferir na Polícia Federal para poder obter informações privilegiadas que possam dar vantagens a defesa ou aos advogados de seus filhos, amigos e demais familiares investigados.
O país, que já estava estagnado desde as eleições de 2014, patinando nestes seis anos, com desemprego altíssimo, saúde pública e educação precárias afunda ainda mais com os efeitos da pandemia da covid-19.

Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: