Seguidores

9 de junho de 2019

Quando as profecias fracassam!

“Loucos são apenas os significados não compartilhados.
A loucura não é loucura quando compartilhada”.
Zygmunt Bauman!

No final do verão de 1954, um jovem psicólogo brilhante estava lendo o jornal quando deparou com uma estranha manchete na última página:
Profecia do Planeta Clarion.
Alerta à cidade: Fujam da inundação.
Enchente virá em 21 de dezembro.
Diz mensagem do espaço a uma suburbana.
Com sua curiosidade atiçada, o psicólogo, que se chamava Leon Festinger, continuou a ler. “Lake City será destruída por uma inundação do grande Lago antes do amanhecer em 21 de dezembro”. A mensagem veio de uma dona de casa de um subúrbio de Chicago, que a havia recebido, segundo ela, de seres superiores de outro planeta: “Esses seres têm visitado a Terra”. Diz ela, “no que chamamos de discos voadores”.
Era precisamente o que Festinger esperava. Essa era a sua chance de poder investigar uma simples, mas espinhosa questão que o intrigava havia anos: o que acontece quando as pessoas vivem uma grave crise de suas convicções? Como essa dona de casa reagiria quando não aparecesse nenhum disco voador para salvá-la? O que sentiria quando a grande inundação não se materializasse? Ao fuçar Maísa um pouco a história, Festinger descobriu que a mulher, chamada Dorothy Martin, não era a única convencida de que o mundo iria acabar em 21 de dezembro de 1954. Cerca de uma dúzia de seus seguidores – todos americanos inteligentes e honestos – haviam pedido demissão de seus empregos, vendido tudo ou abandonado seus cônjuges, tal era a foca de sua convicção.
Na noite de 21 de dezembro de 1954, nada aconteceu, nenhuma chuva ocorreu. A Srª Martin alegou ter recebido uma mensagem de Deus, que segundo ela havia decidido “poupar” a Terra.
Conto essa estória por que em pleno Século XXI, no ano de 2019, no Brasil estamos convivendo com várias situações parecidas com a vivida pelo psicólogo em Chicago – EUA. Temos nas redes sociais e no WhatsApp muitas Doroty’s espalhando que a Terra é plana e não redonda como sempre foi fotografada, filmada e atestada por cientistas e astronautas das agências espaciais americanas, chinesas e russas. Que o nazismo é de esquerda, os que estudaram sabem que foi o comunismo da URSS à época que ajudou a derrubar Hitler e seu exército na Europa. Os judeus que foram vitimas de Adolf Hitler sabem a origem do nazismo e nunca em toda sua existência espalharam uma tese tão tosca e esdrúxula como essa de Bolsonaro e Andre Araújo (Ministro das Relações Exteriores).
Ainda estamos no começo da gestão para a qual foram eleitos, logo, podemos pressupor que muitas outras teses vão surgir no cenário brasileiro e da América do Sul. Resta rezar... 

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: