Seguidores

21 de dezembro de 2018

A democracia virou um Fla X Flu nas redes sociais!

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua,
já que nunca pensaremos todos da mesma maneira,
já que nunca veremos senão uma parte da verdade
e sob ângulos diversos. Mahatma Gandhi

Bons tempos em que algumas discussões sobre política e a nossa democracia se limitavam a encontros de amigos em residências, bares e restaurantes. A tecnologia expandiu essas discussões para a internet. Hoje as redes sociais se transformaram em Fórum Oficial para discussões sobre a vida política do país. Para a democracia isso é muito bom, pois garante o direito a discussão e a informação. Porém, essa liberdade de expressão veio acompanhada de notícias falsas, mentiras, impropérios, brigas e discussões desnecessárias.
A maior parte das brigas envolve um partido que é odiado por milhões e seguido por outro tanto de pessoas de diferentes classes sociais. Quem segue e vota no partido dos trabalhadores não aceita que falem nada referente aos membros do partido, mesmo que seja verdade. Por outro lado, os que odeiam às vezes exageram e confundem o militante com o eleitor e até mesmo o político do partido.
Nestas discussões muito se fala de corrupção, porém, apenas aquela que envolve o PT, pois, as mesmas pessoas não denunciam, criticam ou postam algo sobre a corrupção que envolve os demais políticos de outros partidos. Estes em tese podem roubar a vontade que não serão importunados nas redes sociais ao menos.
Este clima de arquibancada de estádio de futebol em tarde de Fla X Flu, como dizia o eterno dramaturgo Nelson Rodrigues - “O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E aí então as multidões despertaram”.
Enquanto não estava no poder, o PT e aqueles que se diziam petistas, incomodaram muito os que eram adeptos de outros partidos e até os que eram completamente neutros na política partidária. Foram alguns anos em que diziam que tudo iria mudar somente quando o partido dos trabalhadores chegasse ao poder. Isso então aconteceu na eleição de outubro de 2002.
A partir de janeiro de 2003, o PT tomaria posse do governo federal e ficaria neste poder até agosto de 2016, quando aconteceu o final do processo de Impeachment de Dilma Rousseff. Quando surgiram as primeiras denúncias de corrupção envolvendo figuras proeminentes do partido, os antipetistas surgiram e começaram a se multiplicar.
 A verdade é que a partir das eleições de 2014 com a presença das redes sociais e do aplicativo de celulares WhatsApp, as discussões e o clima aumentou de tom e intensidade. O chamado Fla X Flu estava restrito no campo político a disputa entre o PT e o PSDB. Foram quatro eleições durante doze anos com candidatos dos dois partidos, com a agressividade aumentando a cada novo pleito. O termômetro entre os eleitores foi crescendo e passando da internet para as redes sociais e depois para o WhatsApp com uma intensidade sem igual.
Até que em 2018, quando se esperava uma eleição tranquila, visto que Lula estava preso e não poderia participar do pleito, as coisas pioraram e muito. Todos que foram enganados por Aécio Neves e sua suposta honestidade de fachada se uniram com os céticos, os neutros e começaram a apoiar o candidato do PSL – Jair Bolsonaro. As discussões aumentaram em relação ao embate anterior entre PT e PSDB, levando a mais brigas e discussões.
O que a maioria não enxerga, é que, precisamos exercer nossa cidadania de uma forma mais efetiva e produtiva. Fiscalizando os eleitos, cobrando os governantes e os vereadores de nossa cidade, deputados e senadores de nossos Estados. Procurando o MP quando tivermos denúncias a fazer contra órgãos públicos em qualquer instância.
Votar é um momento importante da democracia, porém, não é nem de longe o mais significativo. Ficar ofendendo quem não pensa como você ou vota em outro partido ou candidato, não é motivo para desgastes e brigas. Postar inverdades é sorrateiro, antiético e não leva a lugar algum. Sejamos cidadãos de primeira linha, atuemos em defesa da pátria, das leis e da ordem com exemplos e atitude, não com postagens mentirosas e difamadoras.
Autor: Escritor, Blogger e Gestor Público

Nenhum comentário: