Seguidores

1 de abril de 2024

2024 - A eleição importante e vital para todos!

 

"Se quiser pôr à prova o caráter de um

homem, dê-lhe poder" Abraham Lincoln

 

 Em outubro deste ano, serão realizadas as eleições municipais no Brasil. Momento em que estaremos novamente exercitando nossa cidadania através do saudável exercício do voto. Estaremos mais uma vez escolhendo os mais importantes personagens políticos de nossa vida cotidiana.

Prefeitos e vereadores de 5.570 municípios brasileiros, que legislam, administram, projetam nossas cidades, podem melhorar e muito nossas vidas e também alçar uma luz intensa sobre nosso futuro ou nos deixar nas trevas da escuridão e da corrupção.

Mais do que governadores, presidente ou qualquer outro cargo eletivo, estes dois personagens da democracia brasileira estarão ao nosso lado por quatro anos trabalhando por aquilo que realmente nos interessa em nossas cidades, evidenciando ainda mais a sua importância na hora das nossas escolhas.

No momento do voto, não importam tanto as questões nacionais, nem tampouco ideologia rasteira ou a opinião de terceiros em igrejas, grupos de aplicativos, etc. A eleição é local e não estadual ou nacional como alguns sempre tentam transformá-la. Ela é o palanque dos nossos mais concretos interesses enquanto cidadãos e tem o dom de decidir nosso futuro pelos próximos quatro anos.

O prefeito não pode se esconder assim como muitas vezes um governador ou presidente o fazem, aparecendo raramente em nossas cidades. O prefeito e os vereadores eleitos estarão vivendo na mesma cidade, andando por nossas ruas e trabalhando em endereços por demais conhecidos de todos.

As cobranças podem ser feitas pessoalmente em alguns casos, por escrito, WhatsApp ou até por telefone, diferentemente dos demais cargos que ficam em posições inatingíveis do povo comum de nossa terra. Nosso dever é votar com consciência, lisura, atenção, não brincando nesta hora, levando a sério seu voto. Isso faz com que você esteja respeitando a si mesmo, seus familiares e sua cidade.

Aqui é a hora, aqui é a nossa realidade, não faça piada do que não tem graça, seja o mais rigoroso possível. E lembre-se que a eleição não finda no dia do voto quando os resultados são anunciados à noite, ao contrário, elas terminam somente em outubro de 2028, quando o eleitor estará novamente votando nestes mesmos cargos.

Em todas as cidades, são várias as opções para os eleitores escolherem um candidato que irá administrar sua cidade de janeiro de 2025 a dezembro de 2028. Não existe candidato perfeito, mas precisam existir eleitores perfeitos, éticos e cientes de suas responsabilidades.

São centenas de candidatos concorrendo ao cargo de vereadores e destes elegeremos aqueles que vão legislar, fiscalizar o poder público municipal e nos representar frente aos mais importantes interesses da nossa vida na cidade em que vivemos.

Estejam atentos! Opções não faltam, existem bons candidatos e também péssimas opções, porém só você fará a diferença. Faça o certo e não esqueça para quem votou pelos próximos quatro anos, exigindo dele lisura, trabalho e honestidade no cumprimento de suas promessas eleitorais, fiscalizando-o e cobrando como se empregado seu ele fosse, pois na verdade... Ele vai trabalhar para todos nós, que pagamos seus salários, caro Eleitor.

 

Em Bauru, a atual prefeita tentará se reeleger, portanto, lembre-se dos quatro anos da gestão que está no seu final. Pense no péssimo, sujo e caro transporte coletivo, na questão crucial da falta d’água nas suas torneiras, na paralisação da construção da Usina de Tratamento de Esgotos de Bauru, na falta de iluminação pública de LED, nas ruas do seu bairro sem asfalto ou em condições intransitáveis, na coleta de lixo irregular e nas coisas que foram prometidas e não foram realizadas durante a gestão. Lembre-se ainda das suspeitas desapropriações de casas para a Secretaria da Educação e da contratação por mais de cinco milhões do Projeto “Palavra Cantada”, que foi investigado em vários municípios. A pergunta é simples: Você está satisfeito com o que viu nestes quatro anos? 

 

Não esqueça de votar em vereadores que não venham a ser capachos do prefeito eleito, afinal no atual mandato isso ficou claramente demonstrado a todos, de forma escancarada na Câmara, onde cerca de 9 a 11 vereadores não honraram seu voto, mas sim, votaram pelos carguinhos e poder que lhes foram repassados pelo Poder Executivo.

 

Chega de “Lives”! Queremos desenvolvimento, geração de empregos e saúde pública com disponibilidade de leitos hospitalares e de UTI.

 

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: