Seguidores

13 de fevereiro de 2024

Até quando os brasileiros se deixarão ser enganados com tanta facilidade?

 

Impressionante que, ao chegarmos no 24º ano do Século XXI, ainda tenhamos tanta gente sendo ludibriada por políticos neste país. Nem mesmo na década de 60, onde não haviam celulares, internet e tanta tecnologia, as pessoas eram enganadas como são hoje pelos políticos.

Hoje, qualquer mensagem de Fake News ilude pessoas com uma facilidade que não tem parâmetro. Aliado a isso, percebemos que as pessoas não usam as mesmas ferramentas para pesquisa e confirmação das informações que recebem, ficando reféns dos que cometem crimes de desinformação.

Em anos eleitorais, a situação se agrava ainda mais, com políticos e seus aliados esparramando mentiras sem nenhum medo de serem presos. Os que recebem, na maior parte acreditam e reenviam aos seus contatos, fazendo com que as mentiras que interessam apenas e tão somente aos candidatos e partidos, proliferem pelas redes sociais e internet.

Os criminosos criam canais no YouTube, fazem vídeos e lives levando apenas e tão somente mensagens contendo ódio, mentiras e enganação. Os atingidos são, na maioria das vezes, os adversários destes candidatos de partidos de direita. Por que? Simples: não possuem legado, não fazem nada se eventualmente chegam ao poder, portanto, a fake news é terreno fértil para que eles tentem chegar ou se manter no poder.

Existem dezenas de canais que o cidadão pode pesquisar e confirmar se aquela mensagem que recebeu na rede social ou nos aplicativos de comunicação (WhatsApp ou Telegram) são reais e podem ser reenviadas aos seus contatos.

Ignorância, preconceito e ódio são algumas das explicações para que possamos entender o comportamento das pessoas desta forma no país. Preguiça de fazer o certo, pesquisar, avaliar aquilo que está sendo repassado em seu celular ou computador, também é fator preponderante.

As pessoas não podem continuar acreditando que quem é de centro esquerda seja comunista, uma vez que não existe comunismo no planeta como sistema de governo. O Brasil nunca foi comunista, até porque ele preconiza a ausência do Estado e do governo na forma como conhecemos.

Não se pode acreditar em mentiras tão farsescas como “Ele vai fechar Igrejas evangélicas” ou “Ele vai instalar banheiros unissex nas escolas”. Ao se deparar com esse tipo de mensagens, delete e, se possível, corte contato com quem as enviou para você, porque não é pessoa confiável, ou por falta de inteligência ou porque acredita em quem não presta.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABL, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: