A turba bolsonarista tem usado com frequência o STF como desculpas (muletas) para os fracassos do presidente Bolsonaro. Basta uma crítica à gestão do presidente ou à sua completa inaptidão para o cargo e pronto: lá vem a resposta dos bolsonaristas alegando que o pobre coitado não consegue governar porque o STF engessa sua gestão e coisas do gênero.
Estranho que essa gente não tinha a mesma opinião na época do governo Lula, Dilma ou até Temer. Não abriram a boca ou escreveram teses persecutórias durante o julgamento pelo mesmo STF do Mensalão ou do Impeachment de Dilma Rousseff.
Nunca em tempo algum se levantaram tantas teses mentirosas a respeito do STF como desde a posse de Jair Bolsonaro em 2019. Até a sua vitória nas urnas eletrônicas, nada era levantado contra aquela corte suprema da justiça brasileira.
Bastou Bolsonaro demonstrar sua incapacidade para que viesse aos seus seguidores dizer que: “Não posso fazer nada neste país, sou vítima do STF e do Congresso Nacional que querem me derrubar”. Pronto, essa foi a senha que aquela turminha com pouco tutano precisava para começar a espalhar mensagens de Fake News envolvendo ministros do STF e os presidentes da Câmara e Senado.
Ao pedir assinatura para o Impeachment de Bolsonaro no Instagram me deparei com o seguinte questionamento de um seguidor: “Me tira uma dúvida, com a secretaria de saúde presa por corrupção, R$ 8 bilhões enviados ao Estado pelo governo federal e o STF tirando o poder de decisão do presidente, fora ele, quem mais é responsável pelo que está acontecendo no Amazonas? E se há outras pessoas porque não se fala delas?”
Percebam que a mensagem contém inverdades como, por exemplo, não foram R$ 8 bilhões enviados ao Amazonas com a finalidade da Covid-19, mas sim, a Capital amazonense foi a segunda mais prejudicada com o envio de verbas para esta finalidade. A prisão do secretário de saúde não impediria nem justificaria a ausência de ações do presidente naquele Estado. Agora menção de que o STF estaria tirando poder de decisão do presidente é caluniosa, mentirosa e tenta justificar a omissão, inaptidão e covardia de um presidente fraco e sem capacidade para exercer o cargo.
O que o STF tem feito é corrigir desmandos colocados em decretos e atos de um presidente que coloca a liberação de armas e dos impostos em cima da comercialização delas acima da pandemia, da modernização da nossa indústria e da recuperação das atividades econômicas do país.
O STF também buscou punir uma atividade ligada ao bolsonarismo que é a distribuição massiva de mensagens disparadas pelo WhatsApp de Fake News, oriundas do gabinete do ódio chefiado pelo Vereador “Federal” Carlos Bolsonaro. Isso irritou os seguidores do Capitão e fez com que a ira contra o STF se transformasse em mensagens e justificativas para a letárgica gestão do presidente.
Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger e Graduado em Gestão Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário