Seguidores

18 de dezembro de 2017

Pequeno mapa do tempo ou alguns dados de Gilmar Mendes!

“Nossa geração não lamenta tanto os
crimes dos perversos quanto o
estarrecedor silêncio dos bondosos"
Martin L. King

O senhor Gilmar Ferreira Mendes (Nascido em Diamantino, em 30/12/1955) é jurista, magistrado e professor brasileiro. É ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 20 de junho de 2002, tendo presidido a corte entre 2008 e 2010. Foi indicado pelo então Presidente da RepúblicaFernando Henrique Cardoso - PSDB-SP em cujo governo exerceu o cargo de Advogado-Geral da União desde janeiro de 2000.
Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Suas posições, no entanto, têm recebido inúmeras críticas, e sua carreira tem sido alvo de diversas polêmicas. Sua verborragia compromete a isenção com a qual se espera que, comportem-se todos os magistrados da corte suprema do país.
Gilmar Mendes, casado com Guiomar Feitosa, além de Ministro do STF, Presidente do TSE, é latifundiário, pecuarista fornecedor da JBS e dono de um Instituto de Educação que recebeu patrocínio de R$ 2 milhões de Joesley Batista.
A sua esposa, além de advogada do escritório Sergio Bermudes, que defende Eike Batista, julgado por Gilmar Mendes, é natural de uma família cearense do ramo dos transportes, sendo tia e madrinha de casamento junto com Gilmar, de Francisco Feitosa Filho, casado com Beatriz Barata, neta de Jacob Barata, que é dono de 13 empresas de ônibus com contratos com o estado do Rio e Portugal, país este, onde o Instituto de Gilmar faz seminários anuais com patrocínio da FECOMERCIO-RJ, também cliente de Guiomar, e tendo como convidados FHC e João Dória do PSDB.
O irmão de Guiomar e sogro de Beatriz Barata, Francisco Feitosa, é ruralista, ex-deputado federal e filiado ao PSDB. É ele o suplente de Tasso Jereissati, Senador tucano que comprou parte das Teles privatizadas por FHC para fundar a Oi Telecomunicações, empresa da qual é dono e que recentemente entrou em processo de recuperação pedindo 65,4 bilhões de reais ao governo.
Tasso tem uma fortuna de 400 milhões de reais declarados, é Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e fervoroso defensor da reforma trabalhista proposta por Meirelles.
O atual ministro da fazenda Henrique Meirelles é ex-funcionário do grupo JBS, banqueiro e consultor financeiro, além de responsável por aprovar o aporte do Governo para salvar a empresa de Tasso, que além de tudo era Presidente interino do PSDB no lugar de Aécio.
O senador Aécio Neves é padrinho de casamento da Andreia Sadi, repórter da emissora Globo News casada com o Editor do canal em Brasília, ambos funcionários do Grupo Globo, que apoiou a candidatura do Senador em 2014, ignorando o aeroporto particular construído com recursos públicos e um helicóptero com 450 kg de cocaína do amigo Perrella, com quem Aécio dividiu a propina paga por Joesley.
Este por sua vez era o maior anunciante da Globo, que teve processo contra ela desaparecido misteriosamente na Receita Federal pela funcionária Cristina Ribeiro, que mesmo após ser condenada, foi solta pelo Ministro Gilmar Mendes, alçado a esse posto por FHC.
Em 23 de dezembro de 2009, Gilmar Mendes, na época presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus que revogava a prisão preventiva do médico Roger Abdelmassih acusado por 56 crimes sexuais. Como consequência, o médico permaneceu foragido até o ano de 2014, quando suas vítimas mobilizaram-se e conseguiram encontrá-lo no Paraguai.
Em junho de 2010, concedeu efeitos suspensivos a recurso de Heráclito Fortes (DEM-PI), condenado por um colegiado do Tribunal de Justiça do Piauí por conduta lesiva ao patrimônio público em novembro de 2009. Seu argumento foi de que o condenado tem um recurso parado na justiça.
Em matéria de 2012, a revista Carta Capital veiculou diversas denúncias contra Gilmar Mendes.  Nela, Mendes é acusado de sonegação fiscalde ter viajado em aviões cedidos pelo ex-senador Demóstenes Torresde intervir em julgamentos em favor de José Serrade nepotismo, e testemunho falso ao relatar uma chantagem do ex-presidente Lula para que adiasse o processo do Mensalão para depois das eleições municipais de 2012. A revista repercute acusações de certos movimentos sociais que indicam que ele seria o "líder da oposição", de estar destruindo o judiciário e de servir a interesses de grandes proprietários. Mendes, porém volta a afirmar não ser o líder da oposição.
Com esse currículo invejável e a presença certeira na defesa de vários políticos e empresários corruptos o magistrado é a voz que destoa no STF. Voz que está sempre ao lado dos que são denunciados ou presos pela PF, PGR ou MPF. Raramente se posiciona a favor da sociedade brasileira, preferindo sempre estar ao lado dos políticos, dos poderosos e dos corruptos que inundam o país de golpes e falcatruas. 
Autor: Rafael Moia Filho: Escritor, Blogger, Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: