Há muitos caminhos para chegar ao mesmo lugar.
Velho
ditado Apache
Há muito tempo
ouvimos a expressão “Indústria das Multas” no país. Sempre que radares fixos
são instalados ou radares móveis ficam escondidos nas ruas e estradas
brasileiras, muitos dos motoristas que passam pelos locais lembram-se desta
frase acima.
O certo é que
em São Paulo todas as avenidas possuem radares fixos pendurados em postes
específicos ao longo de seus trajetos. A velocidade máxima permitida aos poucos
foi sendo reduzida para 50 km/h em boa parte das avenidas.
Isso para
induzir o motorista a erro e não para buscar mais segurança como preconizam os
agentes do trânsito e o prefeito. Os valores arrecadados que a maioria da
população desconhece são exorbitantes.
Depois de
muitos anos com esta montanha de dinheiro das multas correndo solto pelos
cofres da prefeitura paulistana o Ministério Público – MP resolveu abrir um
inquérito a fim de apurar para onde está indo este dinheiro das multas de
trânsito em SP.
Somente no
primeiro semestre deste ano em curso a Prefeitura arrecadou algo em torno de R$
500 milhões de reais. Aplicando mais de seis milhões de multas somente na
Capital paulistana.
Embora a Prefeitura jamais vá afirmar
textualmente, os empregados da CET possuem metas para aplicação de multas
mensais. Seus superiores cobram pela execução das metas como se eles fossem
vendedores de uma grande rede de magazines. Inclusive alguns empregados
disseram a reportagem de uma emissora de televisão em off que são cobrados para
autuarem e guincharem cada dia mais veículos para poderem completar a meta do
departamento.
Os valores
arrecadados e a indiscrição dos empregados provam e não deixam dúvidas quanto à
função principal das multas na indústria da CET paulistana. Havia a dúvida
quanto à correta destinação dos valores milionários obtidos através das multas,
algo que o MP resolveu apurar.
A meta
extraoficial da CET é de realizar 120 guinchamentos por dia com seus trinta
caminhões guinchos. As chefias fazem verdadeiro terrorismo com os agentes para
que eles cumpram as “metas” da CET.
Do valor de
mais de R$ 1 bilhão de reais arrecadados por ano em SP, o MP terá de apurar se
estes valores estão sendo utilizados de forma correta e se a lei está sendo
cumprida no que tange aos percentuais que devem ser destinados para Educação e
Treinamento no Trânsito. Algo muito difícil de acreditar a princípio.
No Brasil só
não inventaram radares para pegar corruptos, no mais existem radares
“inteligentes” que verificam se o proprietário do veículo está devendo
licenciamento, IPVA, multas, etc. Tem radares nos semáforos para verificar se os
motoristas cruzam o mesmo antes do sinal estar verde. Enfim, tem radar para
tudo no trânsito brasileiro.
As empresas de
instalação de radares estão ficando ricas com este filão milionário que as
prefeituras adotam nas cidades brasileiras. Justificam usando a máxima da
segurança do trânsito. O que na verdade é uma grande mentira, se não houver
investimentos em educação desde o ensino infantil para formarmos motoristas
conscientes e que venham a dirigir de forma segura e prudente, sempre teremos
acidentes nas nossas cidades e estradas.
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