Seguidores

11 de dezembro de 2024

A necessária reformulação completa da Polícia Militar no país!

 

Os seguidos problemas graves no Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e em diversos outros Estados, mostram claramente que existe a necessidade premente de se fazer uma completa reformulação na Polícia Militar em todo país.

Os crimes cometidos por membros da corporação, atitudes que nos fazem lembrar atuações na época da ditadura militar (1964-1985), mostram que é preciso redirecionar os comandos destas corporações.

Se faz necessário urgentemente trazer o modus operandis para o século XXI, com novos treinamentos e abordagens, fazendo uma reciclagem completa com a consequente demissão daqueles que não agem em nome da ordem e do ato de servir a população no combate à criminalidade mantendo a sociedade em paz.

É imperativo realizar novas contratações, visto que, muito governadores deixaram um déficit imenso nas corporações que tem o dever de manter. Em SP o déficit é de cerca de 37 mil no efetivo das polícias militar, civil e rodoviária.

A tecnologia precisa ser incorporada para auxiliar nos trabalhos dos policiais, dando a eles condições de atuação com rapidez e muita segurança. Além de fazer com que o policiamento entre a polícia militar e a civil possam interagir favorecendo a captura de criminosos e o combate as organizações criminosas no país.

Não se pode conceber que organizações como Comando Vermelho, Primeiro Comando da Capital e Milicianos dominem áreas, empresas, instituições e atrapalhe o ir e vir das populações das nossas grandes cidades.

A postura omissa do governador Cláudio Castro no RJ, a postura beligerante e agressiva de Tarcísio de Freitas em SP ou do petista Jeronimo Rodrigues na Bahia, não podem mais sobrepor a necessidade de transformar a Polícia Militar de seus estados em corporações eficientes, ativas e que defendam o povo acima de tudo e de qualquer coisa.

A força policial precisa ser reformulada, manter bons salários, ter seguro de vida para as mães e cônjuges, armas para confrontar organizações criminosas, treinamento e o aperfeiçoamento das relações com a sociedade.

O que não podemos tolerar é o aparelhamento da força policial se imiscuindo com religião e política partidária. Basta!

Em contrapartida é fundamental que haja a contratação de milhares de policiais em todo país, o déficit é gigantesco, a criminalidade cresce, se aperfeiçoa, se arma até os dentes e não há condições de combatê-los com tanto déficit nas corporações dos estados.

 

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Acadêmico da ABLetras, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.

Nenhum comentário: