Sacanagem segundo nossos dicionários é o “Modo de agir da pessoa sacana, brincalhona ou sem caráter. Ação de pregar uma peça em alguém; deboche, brincadeira: eu não ganhei na loteria, isso é sacanagem sua! Comentário engraçado ou maldoso sobre algo ou alguém; gozação. Ação repleta de maldade; deslealdade: ele fez uma sacanagem com o sócio, fugindo com o dinheiro da empresa. Comportamento libidinoso, devasso ou imoral; devassidão. Ação libidinosa que transgride as normas sexuais consideradas comuns”.
Vamos a vários exemplos de sacanagens que ocorrem no Brasil:
> Sacanagem é comprar o valor da pensão de um político com a pensão do INSS de uma viúva.
> Sacanagem é o cidadão ter que contribuir ao longo de mais de 35 anos para ter o direito a receber uma miséria a título de aposentadoria, enquanto deputados precisam de quatro ou oito anos, para poderem ter pensão no valor máximo acima do teto.
> Sacanagem é o que os deputados sejam os únicos trabalhadores (sic) deste país com direito a isenção de IRPF sobre 1/3 de seus vencimentos.
> Sacanagem é colocar na administração pública, milhares de assessores com salários muito acima do que o mercado paga aos técnicos qualificados com estudo e experiência comprovadas.
> Sacanagem é a enorme quantidade de dinheiro destinado aos partidos no Fundo Partidário criado e legislado por eles mesmos.
> Sacanagem é que não se exija de um político a
mínima comprovação de capacitação para exercer o cargo (e nem estou falando de
capacidade intelectual ou cultural).
>Sacanagem é o valor gasto por esta tropa de inúteis com alimentação, transporte, hospedagens, passagens aéreas, verbas de gabinete, etc.
> Sacanagem é essa mesma corja ter direito a praticamente cinco meses de férias ao ano, pois são dois meses + natal, ano novo, feriados, recessos, etc.
> Sacanagem é saber que no início e término do mandato, os parlamentares recebem um salário extra (R$ 33.700,00) para fazer frente a despesas como ajuda de custo para arcar com gastos de moradia e transporte. O político que está se reelegendo recebe o dobro, pelo final e início do mandato.
> Sacanagem é o Supremo Tribunal Federal (STF), permitir que políticos e servidores acumulem ao salário as gratificações recebidas pela participação em reuniões de conselhos de estatais, conhecidas como jetons. A remuneração que não está sujeita ao teto do funcionalismo público por ser um rendimento privado costuma ser usada pelo governo para turbinar vencimentos e até mesmo para negociações políticas. A decisão, tomada na quinta-feira, permitirá que os servidores, inclusive ministros e secretários de ministérios, possam ter supersalários.
> Sacanagem é permitir que sejam usados os meios de comunicação para mentir a sociedade sobre seus feitos e permanecerem assaltando os bolsos dos contribuintes impunemente.
> Sacanagem é saber que os eleitores não levam a sério o ato de votar e com isso contribuem decisivamente para que essa sacanagem seja mantida por décadas no nosso país. Além de exercer seu direito ao voto, é preciso acompanhar, fiscalizar e cobrar os políticos.
Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.
Texto adaptado sobre outro que corre na internet sem autoria conhecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário