Seguidores

16 de outubro de 2018

Uma terra fértil para a fake news e as mentiras!

“A mente de um fanático é como a pupila do olho:
quanto mais luz incide sobre ela, mais se irá contrair”.
Oliver Wendell Holmes.

Nunca imaginei que a tecnologia nos trouxesse até a era da comunicação rápida, com imagens instantâneas de qualquer parte do planeta em questão de segundos. Com celulares ultramodernos captando sons, cores e todos os tipos de mensagens em tempo real.
Conviver com tanta modernidade trinta anos depois de vivenciar a escassez de linhas telefônicas fixas e a dificuldade gigante para conseguir se comunicar até 1990, é algo fantástico.
De bônus, junto com toda esta tecnologia de ponta, esta modernidade incrível, veio à internet, as redes sociais, o contato aproximado com o mundo ao nosso redor num piscar de olhos, no celular ou em várias outras plataformas digitais. As fronteiras foram alteradas e tudo ficou próximo num mundo globalizado, onde a informação está disponível para todo, sem exceção ,em tempo recorde.
Entretanto, nós brasileiros precisamos conviver com a mentira propagada pelas fake news. Fatos distorcidos, imagens arranhadas e muitas bobagens disseminadas por quem deveria primar pela inteligência, usando as informações para levar conhecimento ao maior número de pessoas.
Virou moda entre os incultos, os iletrados espalharem mentiras eletrônicas pelas redes sociais e pelo WhattApp. O terreno fértil da ignorância ajuda na divulgação, pois muitos replicam as mentiras sem se preocupar em checar a veracidade das mesmas. Ninguém tem “tempo” para fazer o certo nos dias atuais, correm com os dedos no seu celular repassando bobagens, mentiras, acusações levianas para um numero cada vez maior de pessoas.
Antes, durante e depois das eleições o que mais li no Twitter foram às mentiras baseadas em fotos falsas, imagens inexistentes e teorias conspiratórias sem nexo. Pessoas com prazer em divulgar coisas sem fundamento para atingir partidos, candidatos ou pessoas de vários segmentos, ou ainda, para enaltecerem seus personagens queridos, como se estes precisassem de proteção.
E não só no campo político, extrapolando para o esporte, o cinema, televisão, enfim, posts falsos distorcem verdades, enaltecem criminosos e desvirtuam o conhecimento através de informações falsas e maliciosas. O trote agora é virtual e traz consigo o ódio, o preconceito, a mentira, a desfaçatez de uma gente sem pudor, sem conteúdo e que deveriam ser banidas do nosso convívio.
É verdade que está havendo uma reação da mídia, de algumas autoridades, porém, ela é lenta e não consegue evitar em tempo real nem minimizar o estrago que estas inverdades causam no nosso cotidiano.
Precisamos muito de educação de qualidade, informação e principalmente de pessoas com ética que deixem de lado partidos, clubes, religiões e passem a respeitar o próximo como gostariam de ser respeitados, seguindo o ensinamento de quem não mentiu e viveu por nós aqui nesta mesma Terra há dois mil anos atrás.
Autor: Rafael Moia Filho - Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: