Seguidores

29 de outubro de 2018

Números finais que precisam ser analisados!

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua,
já que nunca pensaremos todos da mesma maneira,
já que nunca veremos senão uma parte da
verdade e sob ângulos diversos. Mahatma Gandhi

A eleição para escolha do presidente da república pelo período de 2019 a 2022 terminou neste dia 28 de outubro de 2018, com o seguinte resultado final: Jair Bolsonaro – PSL com 57.796.986 votos (55,13%) e Fernando Haddad – PT com 47.038.963 (44,87%).
Entretanto, somando-se os votos nulos 7,43% - 8.608.088, brancos 2,14% - 2.486.591 e as abstenções 21,30% - 31.341.417, chegamos a um total de aproximadamente 42.466.096 (Quarenta e dois milhões quatrocentos e sessenta e seis mil e noventa e seis) eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos no segundo turno.
Esses números além de demonstrar que as escolhas feitas no primeiro turno não eram aquelas desejadas, denotam o afastamento gigantesco de uma parcela considerável da população brasileira da política partidária em nosso país. Isso é muito ruim, preocupante e digno de análise não somente pelos partidos, mas por todo contexto da nação.
Na prática, o candidato eleito foi ungido ao cargo por apenas 39% (trinta e nove por cento) dos eleitores aptos a exercerem o direito de votar no Brasil. Se levarmos em consideração a população do país de aproximadamente 210 milhões, esse percentual cai para 28% (vinte e oito por cento).
O país não está dividido nas urnas e nas ruas entre quem é favorável a Bolsonaro ou ao PT, mas a conta certa é a seguinte:
39% - Bolsonaro (PSL) - 32% - Haddad (PT) - 29% - Ausentes ou descrentes (Branco e Nulo).
Se somados os votos dados ao PT e aqueles que anularam, deixaram em branco ou se abstiveram de votar chegamos a 61% do eleitorado do país. O que não é pouco, mas sim, uma parcela considerável de quase dois terços do eleitorado.
Entre as tarefas do novo presidente além de recuperar a economia, o pleno emprego, conduzir as reformas estruturais necessárias (Fiscal e Tributária, Previdenciária e Política), enxugar a máquina federal e o Estado brasileiro, estimular e combater a corrupção, retomar o crescimento dando segurança, educação de qualidade e saúde pública decente, estará a reconstrução da credibilidade perdida na classe política pelo povo brasileiro ao longo dos últimos 33 anos, incentivando o Congresso Nacional a reduzir o número obsceno de partidos políticos.
Não são tarefas fáceis para nenhum presidente, seja um gestor público experiente ou um ex-deputado acostumado a ser pedra e não vidraça. Palavras daqui para frente pouco ou nada importam, medidas e exemplos serão ou não seguidas e aceitas dependendo da sua abrangência.
Ao partido que perdeu as eleições resta apenas uma única saída, a reconstrução sob uma nova base, sob novos conceitos pragmáticos e de novas lideranças menos rejeitadas, mais pró ativas e com menos laivos de traços de passado, olhando para o futuro e pensando nos erros cometidos para nunca mais os cometê-los. Isso obviamente serve para os demais partidos que perderam nestas eleições no primeiro turno.
O Brasil jamais será o mesmo após o resultado destas eleições, caberá agora mais do que nunca que os brasileiros exerçam na plenitude seus direitos de cidadão e fiscalizem, cobrem e acima de tudo acompanhem aquilo que estará sendo discutido e realizado no país.
O tempo de submissão e acompanhamento à distância ajudou a produzir aquilo que não queremos na vida pública, portanto, vamos alternar a nossa forma de olhar para a política e cuidemos da nossa democracia. O momento é agora!
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/11/brancos-e-nulos-crescem-em-90-das-cidades.shtml

Autor: Rafael Moia Filho - Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: