Seguidores

23 de outubro de 2013

Uma tarde para celebrar a cidadania!

Seria uma atitude muito ingênua esperar
que as classes dominantes desenvolvessem
uma forma de educação que permitisse
aos menos favorecidos perceberem
as injustiças sociais de forma critica.
Paulo Freire
A Batra realizou na tarde de sábado 19 de outubro de 2013, no auditório da ITE - Instituto Toledo de Ensino em Bauru o I Torneio Inter Escolar uma competição utilizando como tema o Livro da Batra “Cidadania Consciente num regime democrático”.

As quatro escolas estaduais do ensino médio público finalistas do torneio lotaram o auditório da ITE e deram um show de alegria, educação, participação democrática, com muita vibração durante o transcorrer do evento.

Ao final a grande vencedora foi a Escola Estadual Sueli Aparecida Sé Rosa de Bauru, cujo aluno Jefferson Henrique de Oliveira já havia vencido o concurso de redação escolar no dia 05/10/13. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Prof.º Durval Guedes de Azevedo também da cidade de Bauru. Em terceiro lugar ficou a Escola Estadual Prof.º Carlos Correa Vianna da cidade de Reginópolis.

Cada equipe vencedora (Cinco alunos e o Professor orientador) receberão prêmios como Notebooks, Ipods e as escolas que ficaram em 1º e 2º lugar vai ganhar um aparelho Datashow. Mas nenhum prêmio por melhor que possa ser, substitui a alegria de presenciarmos centenas de jovens estudando, discutindo e participando de um Quis sobre cidadania, ética, sistema eleitoral, sistema tributário num clima de respeito, alegria e muita torcida.

A Batra através de todos os envolvidos no processo de elaboração, concepção e organização do Torneio está de parabéns. Uma menção especial cabe aos voluntários Silvio M. Maximino e Luciano Olavo da Silva, pois foram os idealizadores, os autores do livro e aqueles que mais incentivaram os demais membros pela realização do evento.

Alguns parceiros foram muito importantes ao longo do caminho árduo até chegar o dia da grande final do Torneio. Entre eles destaco Jornal da Cidade, ITE, USC, Agência Somma, Bebidas Fernandes, Receita Federal, Centro Espírita Amor e Caridade.

Neste momento em que escrevo não me importa as dificuldades que a direção teve no decorrer da organização do evento, a ausência de uma participação mais efetiva de alguns setores da sociedade, a distância de boa parte da mídia para com um evento que versa sobre tema tão importante à sociedade bauruense.

Mesmo com a pequena adesão de escolas, que poderiam ter lotado ainda mais o espaço generoso da ITE. Nada disso tem valor quando olhamos o resultado final, quando percebemos que cada jovem presente respirou cidadania, ética, senso de competitividade, humildade e deu valor para aquilo que mais importa que é: “O estudo é a única solução para qualquer sociedade que quer ver seus jovens triunfar”.

Nenhum comentário: