7 de novembro de 2014

Entrevista concedida pelo autor para o Portal do Escritor

Entrevista com Rafael Moia Filho - Autor de: O HUMOR NO TRABALHO


Rafael Moia Filho

O autor trabalhou na Cesp em São Paulo, prestou serviço à Fundação CESP entre 1977 e 1995. Em 1996, fixou residência em Bauru, SP, por onde se aposentou em 2011, depois de 38 anos de atividade.
Este trabalho é fruto da sua observação e de muitos colegas que com ela colaboraram, era aguardado ansiosamente por aqueles que participaram dessa época profissional citada neste livro. O Humor no Trabalho retrata um período de prosperidade, crescimento profissional, onde o humor convivia diariamente com todos os aspectos da administração moderna e das normas vigentes.
O autor lançou em 2012 sua primeira obra O Tempo na Varanda. Há tempos escreve semanalmente para dois sites, é colaborador do Jornal da Cidade de Bauru e Vice-Presidente da ONG Batra - Bauru Transparente, entidade que combate a corrupção e trabalha com projetos de cidadania.

Conheça mais sobre o Rafael acessando seu Blog, falandoummonte.blogspot.com.br ou pelo twitter @rafamfilho

O Humor no Trabalho

Ao longo dos últimos anos sempre relutei em começar a escrever um pedaço importante de minha trajetória profissional em uma grande empresa. Entretanto incentivado pelos amigos que vivenciaram boa parte das estórias que contarei a seguir, e também pela crença de que o humor no trabalho é algo que me faz acreditar numa relação direta com a produtividade e o crescimento profissional e pessoal, tanto dos indivíduos como das organizações, resolvi tornar público alguns desses momentos de muito bom humor e descontração.
São momentos mágicos aliados a uma fase muito interessante do desenvolvimento da própria empresa, que começou com vinte e poucos empregados em 1969 e que em 1.994 possuía aproximadamente 1.300 profissionais em seu quadro de pessoal, na maioria jovens talentos promissores admitidos no mercado de trabalho paulista.
As estórias são engraçadas, mas muitas vezes difíceis de acreditar que tenham ocorrido numa empresa minimamente séria. Mas ocorreram e foram testemunhadas por muitos empregados, que por seu quadro de pessoal passaram ao longo de pelo menos dezoito anos.
O humor não tem sexo, religião, nem cor e pode ser praticado de forma democrática desde o Office Boy até o Presidente sem quaisquer problemas de ordem hierárquica. Na verdade essas brincadeiras jamais prejudicaram a realização de quaisquer tarefas ou impediram o crescimento acelerado da empresa nos dezoito anos em que por lá estivemos. 
Boa leitura e bom humor em sua vida, seja no trabalho ou em qualquer outra atividade que esteja desempenhando.
Olá Rafael.  É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro procura relatar histórias de humor acontecidas num determinado período profissional do autor. Elas mostram que o humor é essencial para o crescimento profissional e o alto desempenho das pessoas e da empresa quando bem canalizados.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
O Humor no trabalho é meu segundo trabalho literário, o primeiro foi O tempo na varanda, uma coletânea de poesias. Com isso completei o caminho de plantar árvores, ter filhos e escrever livros. Espero continuar trilhando esse caminho literário com mais trabalhos e se possível na Editora Scortecci.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Um verdadeiro sacerdócio, custa caro editar um livro, muito difícil tê-lo nas bancas das grandes livrarias, difícil negociar e vender literatura no país. Espero que isso mude com o passar do tempo.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Procurei pela internet após ouvir relatos de amigos que me falaram super bem da Editora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Num mundo tão estressante em que vivemos nunca é demais rir, ler e relaxar com histórias engraçadas da vida cotidiana de um grupo de amigos que levavam a sérios suas profissões, porém, aprontavam situações engraçadas que marcaram uma época em nossas vidas.

Obrigado pela sua participação.


Nenhum comentário: