Seguidores

18 de outubro de 2017

Congresso Nacional funciona como uma Pirâmide Financeira!

"A democracia sobrevive quando a
inteligência do sistema compensa
a mediocridade dos atores"
Daniel Inneraty
 A definição básica para o esquema conhecido nos meios policiais como Pirâmide financeira é o seguinte: É um modelo comercial previsivelmente não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.
Eles existem há pelo menos um século e atualmente podem estar mascarados com o nome de marketing de rede ou multinível. O marketing de rede opera dentro da legalidade e se confunde muito com a pirâmide.
Segundo o Ministério da Fazenda, o Brasil proíbe qualquer tipo de negócios em pirâmide. A lei 1.521 de 1951 aponta que é crime contra a economia popular, com possível punição de seis meses a dois anos de detenção, "obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve", "cadeias", "pichardismo" e quaisquer outros equivalentes)".
Ao analisar friamente o funcionamento do nosso Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado), percebemos que ele funciona com bases muito parecidas com uma imensa pirâmide financeira. Auxiliado por um “Mecanismo”, que segundo o cineasta José Padilha, está sempre onipresente e não deixa rastros. Esquema que auxilia a formação dos grupos e movimenta a ocupação dos cargos importantes, para que todos possam usufruir das propinas e benesses financeiras.
Praticamente todos ganham, claro que, assim como nas pirâmides financeiras, aqueles que estão no topo nunca perdem, recebem muito mais recursos e os distribuem da forma que bem quiserem aos seus imediatos.
O esquema é mantido por grandes grupos financeiros, empresariais e por setores que precisam da ajuda do Congresso para interferir junto ao Poder Executivo, quando da necessidade da emissão de Emendas Parlamentares, Decretos e Leis favoráveis aos seus negócios e negociatas.
Esse negócio movimenta bilhões de reais, que jamais chegam à sociedade na forma de prestação de serviços e obras, como Hospitais, Escolas, Pesquisas Científicas, Saneamento Básico ou obras de infraestrutura. Percebam que nos últimos 32 anos os ocupantes do cargo de Presidente e os ministros que ocuparam o Ministério dos Transportes não fizeram nada em prol das nossas estradas, principalmente na região Centro–Oeste, Norte e Nordeste.
Os esquemas que estão sendo apurados pela Operação Lava Jato representam um décimo do que se rouba no país em grandes esquemas de fraudes em licitações, destinação de recursos públicos desviados de suas finalidades, Caixa 2 e lavagem de dinheiro. Nossos políticos fazem parte de um grande esquema financeiro que tem apoio indireto da Justiça na figura do STF.
Por esta razão que com exceção dos envolvidos com o Mensalão do PT, ninguém mais foi investigado, julgado, condenado e preso por aquela casa de leis nos últimos anos.
A manutenção de Michel Temer e dos senadores Romero Jucá, Aécio Neves e Renan Calheiros é um sinal de que o mecanismo citado por Padilha está entranhado além do Legislativo, muito além. 

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Gestor Público.

Um comentário:

sergio luiz buchmann disse...

Bom dia! É bem por ai mesmo.Nossa politica é a maior piramide,a piramide das piramides,o jogo ilegal dentro da legalidade deles.Com 1 STF Nomeado a quem interessa esperar o que?