“Numa nação corrompida,
muitas são as leis que se fazem”.
Tácito
Paguei
há duas semanas uma conta na farmácia com cheque do Banco do Brasil no valor de
R$ 50,00. Esclarecendo
que a Farmácia só aceitou meu cheque porque sou cliente há mais de 15 anos.
Eles trocaram o cheque num outro ponto comercial do bairro e o comerciante
depositou meu cheque sem problema algum. Havia saldo, cheque preenchido de
forma correta e muito legível.
Eis que na
tarde de ontem o empregado da farmácia vem à minha casa e pede para que eu
troque o cheque, pois o mesmo foi devolvido pelo banco.
Atrás do
cheque aparecia a mensagem: “Devolvido em razão de Código 39”. O que é código
39? No cheque não havia nenhuma explicação para o comerciante nem para o dono
do cheque. Estranho, muito estranho.
Liguei então
para minha agência e conversei com a gerente de minha conta que num primeiro
momento hesitou em relação ao que seria o motivo da devolução. Perguntou para
alguns colegas e então confirmou o motivo. Tratava-se de um erro ocorrido no
momento da digitalização do cheque.
A pergunta que
eu fiz foi a seguinte:
_ Se o erro
foi do processo de digitalização por que não o fizeram novamente e optaram por
devolver o cheque do cliente, causando constrangimento e dissabor ao comerciante
e ao consumidor?
Do outro lado
da linha um breve silencio constrangedor. Não há resposta, é o sistema
bancário. A culpa sempre é dos outros, nunca a instituição assume seus erros e
corrige-os sem que o consumidor e o recebedor do cheque fiquem sabendo. Seria o
modo mais correto e decente.
Ao consumidor
cabe preencher o cheque corretamente, assiná-lo e ter certeza de possuir fundos
suficientes para o débito em sua conta corrente. Ao recebedor do cheque cabe
conferir, saber da procedência do mesmo e depositar em sua conta corrente. Ao
Banco cabe processar esse cheque e debitar um creditando o outro, parece uma
operação simples.
Hoje com tanta
tecnologia a disposição, o sistema bancário ainda enfrenta situações ridículas
como essa do código 39. Quantos códigos existem?
Os banqueiros
na verdade não estão preocupados com a comodidade e a segurança dos seus
clientes. Quer me parecer que isso seja algo apenas das propagandas de
televisão, onde o cliente é guindado a um patamar muito acima da dura realidade
dos códigos 39 da vida.
Um comentário:
Será que já cobraram a multa e a taxa de devolução. Caso afirmativo o cliente do banco já perdeu mais uns 30% do valor em referencia
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