Seguidores

14 de janeiro de 2018

Desmistificando - Parte II - Teorias das Conspirações!

“Se você planta a tragédia,
você colhe o fracasso”.
“Se você planta o positivo,
você colhe o sonho realizado”.
Jaime Lerner

No Brasil, toda vez que algo ocorre (Acidente, Morte, Suicídio, etc.) e envolve alguma personalidade, político influente, artista ou esportista, aparecem num passe de mágica diversas teorias de conspiração para explicar o que muitas vezes já possui explicação.
A morte de Getúlio Vargas, confirmada como um ato de suicídio. O acidente aéreo que vitimou Ulisses Guimarães, sua esposa e o senador Severo Gomes com sua esposa. O acidente aéreo que vitimou Teori Zavaski teve várias teorias ligando o mero acidente com sabotagens e outras bobagens.
O prudente seria esperar as notícias, analisá-las com bom senso, aguardar ao menos as primeiras notas de quem compete investigar os fatos e só depois manifestar sua opinião baseada em fatos concretos.
Entretanto, antes mesmo do final do dia em que o fato aconteceu, as redes sociais já estão inundadas por notícias falsas, suposições maliciosas, incriminações e divagações meramente desnecessárias.
Quanto mais famoso ou poderoso for o envolvido no fato em questão maior a repercussão as teorias a serem divulgadas à exaustão. Se Elvis Presley vivesse no Brasil, com certeza não só estaria vivo, como dizem seus fãs espalhados pelo mundo como certamente seria vitima de inúmeras teorias absurdas em nossas redes sociais.
Alguns humoristas dizem e não deixam de ter razão para isso, que o povo brasileiro precisa ser estudado. Esse estudo deveria ser profundo e demorado para tentar entender certas peculiaridades da nossa gente.
Freud seria ainda melhor se pudesse ter vivenciado a sociedade brasileira, com certeza sua obra seria ainda mais rica e famosa. Embora, tenha certas coisas que nem o gênio da psicanálise conseguiria explicar facilmente em se tratando da nossa brava gente brasileira.
Um dia, há muito tempo atrás recebi uma mensagem que continha uma foto de uma suposta Fazenda chamada Fortaleza. A mensagem dizia que esta pertenceria à família Lula, e ficava no interior de SP. A cidade cujo nome não me recordo, mas que na ocasião pesquisei junto ao Cartório de Registro de Imóveis onde confirmei a sua inexistência. A foto era da ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP em Piracicaba.
Quantos incautos não acreditaram e distribuíram a mesma mensagem certos de que estava prestando um enorme serviço aos amigos? Quantos ainda nesta data fazem o mesmo com tantas mensagens mentirosas e sem conteúdo verdadeiro?
Sempre que receber posts nas redes sociais, e-mail ou WhattApp procure verificar a autenticidade daquilo que está sendo repassado a você. Se necessário pesquise rapidamente e verifique a autenticidade antes de repassar aos seus amigos e seguidores.
Autor: Rafael Moia Filho - Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: