Seguidores

22 de novembro de 2017

Viver é uma arte cada dia mais complicada!

Os problemas significativos que
enfrentamos não podem ser
resolvidos no mesmo nível de pensamento
em que estávamos quando os criamos.
Albert Einstein
O mundo mudou e continua mudando a cada dia, independente de percebermos ou não essas mudanças que podem ser climáticas, tecnológicas ou culturais. Fato é que, se viver está mais fácil do ponto de vista dos avanços da medicina e da farmacêutica, porém, muito mais complicado se pensarmos apenas nas alterações que vivenciamos na humanidade ao nosso redor.
A intolerância religiosa, bem como a incompreensão para as questões que envolvem a questão sexual se proliferam aos quatro cantos, nem sempre no campo do diálogo, da compreensão e do respeito. Na maioria das vezes acompanhada pela violência, pela intransigência, pelo bullying, pela verborragia que agride nas redes sociais, um verdadeiro esconderijo para quem não tem coragem de expor opiniões inteligentes e sensatas.
Some-se a isso no Brasil a intolerância política, onde as pessoas muitas vezes não podem exercer seu direito sagrado de expor suas opiniões sem ser rotulado, taxado e até agredido verbalmente nas ruas, na internet ou nas redes sociais. Foi-se o tempo em que podíamos ser de direita, esquerda, centro ou nada disso, sendo respeitados da mesma forma.
Os crimes cometidos por integrantes do PT, PMDB, PSDB, DEM, não foram praticados por quem neles votou democraticamente. Taxá-los de esquerdopatas, reacionários, direita ou tucanalha não vai acrescentar nada ao diálogo e as tão sonhadas mudanças que almejamos.
Vivemos tempos em que pseudos religiosos tomam dinheiro dos incautos em templos cobertos de ouro, quebram imagens religiosas, agridem aqueles que seguem outras religiões que não as suas, pregando justamente o contrário do mesmo Cristo que tanto dizem venerar.
Aliás, muito já se falou sobre o que pensaria Jesus ao pisar na Terra nos dias atuais e ver com seus olhos a destruição do homem, aA ganância desvairada do ser humano, os crimes contra o meio ambiente e a fauna e a flora que seu Pai celestial concebeu com tanto amor e zelo.
Se ao voltar por engano ou propositadamente viesse ao Brasil, creio que Jesus teria um momento de extrema dor e tristeza em seu coração ao ver tanta miséria de espírito, tanta ausência de comiseração, tantos oprimidos vivendo na escuridão da plenitude da ignorância.
Às vezes temos a impressão exata que a humanidade não evoluiu, mas, de que está andando para trás como se quisesse voltar à idade média. Filhos se voltando contra os pais, crimes de ódio contra a mulher, crianças, idosos e meio ambiente, pessoas brigando, se agredindo e matando por dez reais.
O ódio está em todos os lugares, o amor, parece que apenas nos corações de alguns. É preciso inverter isso e fazer com que nossa passagem pela Terra seja muito maior do que alguns estão supondo em vão.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: