Seguidores

4 de outubro de 2017

Dados e fatos a relação suspeita entre poderes em SP!

"Todo governo que não age na base
do princípio da república, isto é,
que não faz da 'res publica' o seu
objetivo completo e único,
não é um governo bom." Thomas Paine.

Desde janeiro de 1995 o Estado de SP é reduto do PSDB, são seis eleições consecutivas com vitórias de Mario Covas (1994/98), Geraldo Alckmin (2002) José Serra (2006) e Geraldo Alckmin (2010/14). Neste longo período aos poucos temos percebido que as relações institucionais entre Poder Executivo e Defensoria Pública, Ministério Público e o Tribunal de Justiça são muito mais próximas do que deveriam.
Isso explica talvez, porque em todos estes anos de mandatos seguidos o MP nunca tenha tido êxito em processos como o Cartel dos Trens (Caro raro onde as empresas estrangeiras foram acusadas de efetivar o cartel, sem a devida correspondência de políticos ou membros do Estado). Caso estranho como o Caso dos desvios da Merenda escolar, que também tinham centenas de evidências e não se reproduziram em condenações de políticos ou servidores do Estado.
Para exemplificar didaticamente vou me valer de uma entrevista concedida ao Blog Justificando do blogueiro Breno da Advogada Luciana Zaffalon quando esta discorre sobre sua pesquisa de tese de doutorado. A pesquisa avalia justamente essa “estranha” relação entre governos tucanos e os poderes da Justiça, Defensoria e MP em SP.
A entrevista tem aproximadamente 58 minutos onde a pesquisadora de forma clara e didática demonstra através de dados, fatos e muita clareza o que ocorre no maior Estado da Nação. Vale a pena ouvir essa entrevista para conhecer e entender um pouco das vantagens que o Estado obtém na Justiça paulista.

https://www.youtube.com/watch?v=U3yzhHdwCsQ&t=28s
https://www.youtube.com/watch?v=U3yzhHdwCsQ

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Gestor Público.



Nenhum comentário: