31 de agosto de 2015

Empreendorismo é alternativa para quem deseja começar o próprio negócio

BRASIL POSSUI MAIS DE 45 MILHÕES DE EMPREENDEDORES

POR MARINA MOIA

Entre os diversos motivos que incentivam as pessoas a se tornarem empresárias de seus próprios negócios, pequenos ou grandes, estão a necessidade de fugir da crise econômica, a vontade de realizar um sonho ou até a liberdade de ser seu próprio chefe.

Segundo a pesquisa de 2014 da Global Entrepreunership Monitor (GEM), a região sudeste conta com uma taxa total de empreendedores (TTE) de 33,6%, como percentual da população entre 18 e 64 anos. Já a média nacional é de 34,5%.
Em termos de atividade empreendedora inicial, homens e mulheres são igualmente ativos e os indivíduos com idades entre 25 e 34 anos se destacam entre as faixas etárias pesquisadas. Já em termos de atividade empreendedora estabelecida, os homens são mais ativos do que as mulheres e a faixa etária que se destaca é a de 45 a 54 anos.

Lady Nail Esmalteria&Bar


Com apenas 19 anos, Joyce Lima administra a Lady Nail Esmalteria&Bar, negócio que abriu com a ajuda de seu pai. A ideia inicial era abrir uma franquia da Esmalteria Nacional, mas pouco antes de fechar o contrato, Joyce e seu pai perceberam que a melhor saída para eles seria abrir a própria loja. Um ano e meio após a inauguração da Lady Nail, Joyce conta que realmente foi a melhor escolha para seu empreendimento.

A esmalteria&bar conta com serviços de manicure, pedicure e design de sobrancelhas, além da venda de esmaltes, cosméticos e acessórios. Para Joyce, o diferencial do seu negócio é a qualidade do atendimento. “O máximo que as clientes esperam é dez minutos. Eu trabalho também, às vezes vou adiantando e ajudando as manicures. O atendimento aqui é a maior diferença. Tem cliente que já me contou que ficou esperando 40 minutos em outros lugares”, conta. Além disso, as clientes tem à disposição bebidas como cervejas, vinhos, refrigerantes e água.

JOYCE LIMA, PROPRIETÁRIA DA LADY NAIL ESMALTERIA&BAR – FOTO: MARINA MOIA
Sobre as dificuldades de abrir um primeiro negócio, Joyce conta que “nesse mundo de empreendedor é cada um por si. As pessoas querem mais é que você se dê mal pro negócio delas superar o seu. Então ninguém te ajuda ou te indica lojas. A gente já passou por muita coisa, como comprar mercadoria errada que não deveria ter comprado, problemas com manicure, não saber colocar regras”. Porém, hoje a Lady Nail está mais estruturada, com três funcionárias e uma estagiária, além de ter Joyce não só como administradora, mas também como manicure e designer de sobrancelhas.

Sobre planos futuros, a empreendedora conta que pretende mudar a loja de lugar para algum bairro em que o fluxo de pedestres seja maior. Mas a mudança não será repentina. “Estamos engatinhando ainda, esperando engatar pra gente poder mudar pra outro lugar ou mudar a loja. Porque a mudança sai muito cara. Pra sair daqui, levar a loja pra outro lugar, conquistar novas clientes é meio difícil”, explica.
Menu do Brigadeiro
A Menu do Brigadeiro começou em abril deste ano, mas já colhe muitos frutos apesar de ser tão nova. As empreendedoras Juliana Moreira e Paula Retz são as responsáveis pelo negócio, que trabalha com brigadeiros de diversos sabores e coberturas. Com o carrinho, elas conseguem levar os produtos em eventos variados, como casamentos, inaugurações de lojas e aniversários.

“Tem sido tudo muito rápido e a aceitação é muito boa” conta Juliana Moreira. Elas trabalhavam em outras empresas, mas queriam algo que fosse mais sossegado para ambas e que pudessem trabalhar em casa, já que possuem famílias. “É bom ter seu próprio negócio porque você tem uma flexibilidade muito maior”, conta Paula Retz.


PAULA RETZ E JULIANA MOREIRA, PROPRIETÁRIAS DA MENU DO BRIGADEIRO – FOTO: MARINA MOIA 
O empreendimento funciona da seguinte maneira: o cliente escolhe dois tipos de massa de brigadeiro e seis opções detoppings, que são as coberturas, e avisa a quantidade de convidados que terão no evento. A partir do número de pessoas, as empresárias calculam o número de colheres que levarão. Elas ficam até quatro horas no evento, com um funcionário free-lancer uniformizado para servir.

Juliana e Paula já estão expandindo a Menu do Brigadeiro, com a Menu do Gelato, um carrinho que conta com paletas mexicanas e picolés orgânicos e que começou em agosto deste ano. O esquema de vendas é o mesmo, mas o produto é terceirizado, ao contrário do brigadeiro, que é feito 100% pelas empresárias. Além de Bauru, a Menu do Brigadeiro também atende cidades da região como Ourinhos, Lençóis Paulista, Piratininga, Agudos.

Segundo a pesquisa da GEM 2014 e dados mais recentes sobre a população brasileira, estima-se que o número de empreendedores no Brasil é de 45 milhões de indivíduos, divididos em 22,9 milhões de empreendedores iniciais e 22,9 milhões de empreendedores estabelecidos.
Serviço:
Lady Nail:
https://www.facebook.com/Ladynailesmalteria
http://instagram.com/ladynailesmalteria
ladynailesmalteria@gmail.com | (14) 3214-4552 e (14) 32144247

Menu do Brigadeiro:

menudobrigadeiro@gmail.com | (14) 99103 5288

Nenhum comentário: