Seguidores

30 de junho de 2015

Algumas coisas que nos irritam e começam com "P" no Brasil!

Não há nada como regressar
a um lugar que está igual para
descobrir o quanto a gente mudou.

Outro dia o Júlio, um rapaz que faz a limpeza e manutenção da piscina em tom de brincadeira disse:
_ Todas as profissões que começam com “P” dão trabalho. Completou dizendo que listaria alguns exemplos enquanto ria: Piscineiro, Pedreiro, Pintor e Político.
Claro que, ao longo da vida de qualquer pessoa uma vez ao menos ela teve problemas com estas e outras tantas profissões que são ocupadas por seres humanos, portanto, passíveis de falhas.
Pensei então em escrever algo sobre o assunto, abordando, porém não somente as profissões, mas algumas coisas que irritam e muito os brasileiros em geral e começam com a letra “P”.
Com certeza se eu parasse aqui neste pequeno trecho a maioria dos leitores iriam lembrar-se deles, os indefectíveis e sempre regulares Políticos, eles mantém a regularidade na mediocridade de suas atuações e não deixam a peteca cair jamais, são imbatíveis quando analisamos qualquer coisa que nos irritem no país.
Junto com os políticos não tem como dissociar o que os abriga, os mantém vivos que são os seus Partidos Políticos, um mal necessário a toda democracia, mas que no Brasil são criados por finalidades diversas daquelas conhecidas em boa parte do mundo. Aqui se procriam como Gremlins ou Ratos no submundo da vida nacional. Quando você menos espera surge na TV uma nova sigla.
Com os Políticos e seus Partidos surge outra palavra que tem causado asco e muita revolta à população brasileira que assiste atônita ao desenrolar das investigações sobre Propinas no Brasil. Nunca se soube de tantas contas no exterior e tanto dinheiro recebido em troca de favores em Estatais, processos licitatórios e todos os tipos de falcatruas e favorecimentos.
Quando isso acontece aparece outra palavra que começa com “P” no cenário nacional. São as Peças Publicitárias pagas com nosso dinheiro para tentar nos enganar com relação às empresas, governos e pessoas envolvidas nos escândalos acima citados propiciados pelas Propinas recebidas.
Assim nós, brasileiros continuamos nossa jornada nesta passagem pela vida, sentindo-nos como se fôssemos verdadeiros palhaços da corte de governantes medíocres, corruptos e ladrões da esperança de uma Nação.
A imagem é forte, seus dizeres são contundentes, assim como é cruel assistirmos a cada nova eleição os mesmos corruptos serem guindados a novos cargos no legislativo ou executivo.
Para concluir, vamos esperar que esses sujeitos possam um dia, quem sabe, distante ou não, irem para um lugar que também começa com a letra “P” e façam dele a sua morada por muitos e muitos anos... Presídios.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: