Seguidores

13 de fevereiro de 2014

Dicionário de prazos para estrangeiros no Brasil!


DICIONÁRIO BRASILEIRO DE PRAZOS (Um guia para estrangeiros no Brasil)

Para evitar que estrangeiros fiquem “pegando injustamente no nosso pé”, está-se compilando o “Dicionário Brasileiro de Prazos”, que já deveria estar pronto, mas atrasou. No entanto, conseguimos ter acesso a alguns termos que podem ser de grande ajuda:

DEPENDE: Envolve a conjunção de vários fatores, todos desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar "SIM", embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer "NÃO".

JÁ, JÁ: Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que "JÁ". Engano; é muito mais lento. Faço já significa “passou a ser minha primeira prioridade”, enquanto “faço já, já” quer dizer apenas “assim que eu terminar de ler meu jornal prometo que vou pensar a respeito.”.

LOGO: Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos. LOGO chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase “Mas logo eu?”, que quer dizer “tô fora!”.

MÊS QUE VEM: Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são mês que vêm!

NO MÁXIMO: Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR: Traduz-se como: NUNCA.

POR VOLTA: Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das cinco horas quer dizer a partir das cinco horas.

SEM FALTA: É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer “fique tranquilo que amanhã eu entrego”. E depois do segundo atraso, “relaxa, amanhã estará em sua mesa”. Só aí é que vem o “amanhã, sem falta”.

UM MINUTINHO: É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

TÁ SAINDO: Ou seja: vai demorar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo.

VEJA BEM: É o Day after do "depende". Significa: “viu como pressionar não adianta?” É utilizado da seguinte maneira: “Mas você não prometeu os cálculos para hoje?” Resposta: “Veja bem…”.

Xiiiiiii: Se após a frase seguinte dita pelo chefe estrangeiro "Não vou mais tolerar atrasos", você ouvir este som (Xiiii) entenda que ele exprime dó e piedade por tamanha ignorância do gringo sobre nossa cultura.

ZÁS-TRÁS: Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. “Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário”.

O dicionário será editado em vários idiomas e LOGO, LOGO estará nas livrarias.

PS: Texto de autor desconhecido que está rodando a internet.

Nenhum comentário: