Seguidores

7 de março de 2009

Mulheres - Um longo caminho até a igualdade de direitos

"Quase sempre as mulheres fingem desprezar
o que mais vivamente desejam."

William Shakespeare.
Neste dia 08 de março as mulheres estão comemorando o dia internacional dedicado a elas, embora na verdade e na prática todos os dias são os dias das mulheres. A mulher que é jovem, a mulher esposa, a mulher companheira, a mãe zelosa e a mulher madura e consciente de se papel primordial na nossa sociedade.
Entretanto, em que pese o avanço de suas conquistas em pleno território machista e de difícil acesso, a mulher ainda encontra barreiras enormes principalmente no campo profissional. Neste aspecto vem conquistando seu espaço, está ocupando cargos e está tendo destaque em áreas onde até alguns anos eram exclusividade masculina.
Porém, elas ainda têm muito a conquistar, pois está claro que, recebem, em média, salários bem abaixo do que os correspondentes ao homem. Segundo pesquisas recentes realizadas num universo de 20 países, o Brasil está com o pior índice de diferença salarial entre homens e mulheres. Para se ter uma idéia, na Índia a diferença entre a média dos salários pagos aos homens em relação às mulheres é de 6,3%, enquanto no Brasil o percentual é de 34%.
O problema é ainda pior quanto maior o cargo, o que revela um preconceito absurdo, visto que a formação adequada não é suficiente para que os vencimentos sejam idênticos, prevalecendo sim, o preconceito.
Não existe a princípio justificativas inteligentes para que um homem tenha um salário maior que o de uma mulher que faça exatamente o mesmo serviço e tenha a mesma produtividade em sua atividade profissional. É mais um passo que a mulher tem de dar no sentido de conquistar sua igualdade tão necessária e justa na sociedade em que vivemos.
É claro, que a violência doméstica contra a mulher e outros tantos problemas são também desafios permanentes na luta pela igualdade plena de seus direitos em nossa sociedade. Algumas leis e ações do Poder Público têm de certa forma minorado essa situação, mas de forma alguma resolveram os muitos problemas e dificuldades existentes para a mulher no Brasil.
A mulher deve estar atenta e saber exigir e lutar com toda sua inteligência e coragem para que essas diferenças, sejam salariais, ou não, possam ser superadas e levem a mulher para um patamar digno de seu papel fundamental na nossa sociedade contemporânea.
É uma luta constante e assim, o dia oito de março é sempre bom como referência para uma luta que é diária, é cotidiana e deve estar atrelada aos objetivos de toda mulher brasileira. Um mulher forte, das mais lindas do mundo, sensual e presente na vida de nossa terra, como símbolo de beleza e força de um povo que nada recebeu de graça e precisa lutar muito por seus verdadeiros direitos.

Nenhum comentário: